Vereadores

Vereadores do ABC criam Frente Parlamentar de Proteção Animal

Por iniciativa da vereadora Dra. Ana Veterinária (DEM), de Santo André, vereadores eleitos e reeleitos do ABC, que defendem a causa animal, se reuniram, na segunda (18), na Câmara de Santo André, para a criação da Frente Parlamentar de Proteção e Bem-Estar Animal.

Já foi deliberada a primeira ação: um documento solicitando ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC a criação do Grupo de Trabalho (GT) exclusivo da causa animal.

Participaram do encontro os vereadores Pery Cartola (PSDB) de São Bernardo; Ubiratan Figueiredo (PSD) de São Caetano; e Alessandro Martins (PDT) de Mauá. A vereadora de Ribeirão Pires, Amanda Nabeshima PTB), não esteve presente por motivo de saúde, mas faz parte do grupo.

“As sete cidades do ABC têm, na sua grande maioria, os mesmos problemas quando o assunto é proteção animal, seja doméstico ou silvestre. Termos o Consórcio ao nosso lado nessa luta é extremamente importante, pois juntos os municípios terão mais força na busca de soluções”, disse Ana. “Até hoje a proteção animal era tratada dentro do GT Saúde, mas hoje se faz necessário um grupo específico do tema, mesmo saúde humana e saúde animal caminharem juntas”, acrescentou a vereadora.

A Frente Parlamentar pretende ainda convidar representantes das cidades de Diadema e Rio Grande da Serra, que não possuem vereadores da causa, para compor o grupo. “Vamos trabalhar a criação de estatutos municipais, de acordo com as realidades de cada cidade, e padronizar ações”, conta Pery, vereador que ocupa a Secretaria de Cidadania e da Pessoa com Deficiência e Proteção Animal de São Bernardo.

Os vereadores definiram também que as reuniões de trabalho da Frente Parlamentar acontecerão uma vez por mês, com sede rotativa. “De comum acordo a próxima será em São Caetano”, afirmou Ubiratan.

Para Martins a ideia de trabalhar políticas públicas de forma regional é uma ferramenta importante e envolver a iniciativa privada, sempre que possível, é outra ideia do grupo.

A troca de experiências vividas por cada vereador em suas cidades, que já começou durante a reunião, é outro fator determinante na futura atuação da Frente Parlamentar.