A instalação da primeira Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) em São Caetano foi comemorada pelo vereador Caio Funaki (PL). Ao cumprimentar o deputado estadual Thiago Auricchio (PL), que pleiteou a implementação da unidade na cidade, Caio destacou mais essa conquista para São Caetano, em especial para as mulheres: “Fico feliz em fazer parte desta gestão que tem mostrado uma atuação responsável e exemplar em prol de nossa cidade”, afirmou o vereador, sempre presente nas iniciativas e apoio às causas importantes em benefício da população. Lembrou que a existência de uma delegacia da mulher é uma reivindicação antiga do município, desde que foi inaugurado, em 2006, o Plajam (Plantão Jurídico de Assistência à Mulher, Criança e Idoso), ligado à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), então presidida pela Dra. Rosângela Maria Negrão, e desenvolvido em parceria com Prefeitura.
O próprio vereador reconheceu a excelência no atendimento à sociedade da entidade, ao protocolar em 14 de setembro de 2017 na Mesa Diretora da Câmara voto de congratulações a essa instituição de auxílio às mulheres vítimas de violência física, moral e psicológica.
O anúncio da implementação da DDM em São Caetano foi feito pelo deputado Thiago Auricchio ao lado do vice-governador Rodrigo Garcia, no encontro realizado terça (21), no Palácio dos Bandeirantes, na Capital. Segundo o parlamentar, a nova unidade será implantada no 2º DP, no Bairro Santa Maria. A previsão é que o equipamento comece a funcionar já em agosto, possivelmente 24 horas, após as obras de adaptação que serão rea-lizadas pela Prefeitura.