O Viaduto 8 de Dezembro, construído na década de 70 para dar passagem à Rodovia Imigrantes por Diadema, ganha iluminação nova e moderna. As 60 luminárias a vapor de sódio, fixadas nas oito pilastras que sustentam o elevado, foram substituídas por luzes da tecnologia LED, sistema RGB, que permite a iluminação colorida.
Quem passa pelas duas pistas embaixo do viaduto, sentido bairro centro ou vice-versa, das avenidas Antônio Piranga e Fábio Eduardo Ramos Esquível, vai observar a iluminação rosa que banha toda a parte de fora do 8 de dezembro. O trecho envolvido é exatamente o vão suspenso da Rodovia, que permite o tráfego de veículos de quem vem de São Paulo rumo à Baixada Santista.
As novas luzes, além de deixar os baixos do viaduto mais iluminados, serão utilizadas para realizações de campanhas que valorizam a vida e que conscientizam sobre outros aspectos, entre eles, saúde, educação e cultura.
Neste mês, a cor rosa emanada das pilastras do elevado é para chamar atenção sobre a Campanha Outubro Rosa, que tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama e ressaltar a importância do autoexame e da mamografia. Depois de outubro, virão outras campanhas, entre elas: “Novembro Azul: Prevenção e Combate ao Câncer de Próstata”; “Dezembro Vermelho: Prevenção ao HIV/Aids”, e “Janeiro Branco: Saúde Mental”, sucessivamente.
O que é o sistema RGB – É um padrão utilizado para reproduzir luz e cor por meio de dispositivos eletrônicos, permitindo a programação de luzes piscantes, imagens e outros recursos em sequência e com acionamento à distância.
Via sistema semelhante, outras cidades brasileiras também iluminam seus pontos históricos importantes, como o caso do Rio de Janeiro que o deixou o Cristo Redentor com as cores do Brasil, durante a Olimpíada de Paris 2024. Em Curitiba, o Teatro Ópera de Arame e a Rua 15 de Novembro também recebem iluminações especiais em eventos importantes e no período do Natal.
Adicione um comentário