MIRANTE

4 DE FEVEREIRO DE 2012

Modelo empresarial
A presidente Dilma Rousseff, neste segundo ano de mandato, pretende mudar o jeito de funcionar a máquina burocrática do Planalto. Assim, vai implantar um modelo empresarial na tentativa de desemperrar a máquina oficial para melhorar o atendimento ao público. Para isso, o poderoso empresário Jorge Gerdau vai ser o auxiliar de Dilma para cobrar os ministros e também fazer uma revisão na atuação dos ministérios para implantar uma consultoria privada, com a finalidade de definir metas, prazos, fiscalização em tempo real dos projetos e dos gastos públicos.

Posse
A posse de Saul Gelman na Ouvidoria da Prefeitura de Santo André, na segunda (30), reuniu medalhões da atual administração municipal. Saul, com muito trabalho, conseguiu se reeleger depois de uma acirrada votação que exigiu até segundo turno. O deputado do PT, Carlos Grana, pré-candidato a prefeito de Santo André compareceu ao evento.

Saiu
A grande surpresa da semana no Paço de Santo André foi a demissão do secretário Nilson Bonome (PMDB), que pretende ser o companheiro de chapa do prefeito Ravin (PTB) na eleição municipal deste ano. Na posse de Saul Gelman na Ouvidoria Municipal, na segunda (30), Bonome e Grana, durante o evento, cochichavam um no ouvido do outro e sorriam. Sobre esse relacionamento ainda não tem nada decidido, mas Grana, pelo jeito, está tirando proveito político da situação.

Desencontros
Os desencontros nos bastidores eleitorais de Santo André só servem para interromper os trabalhos da campanha eleitoral do prefeito Ravin. Esses problemas fazem parte de qualquer eleição. O prefeito precisa mesmo é tocar sua campanha em frente e colocar uma equipe na rua para atender os reclamos dos moradores. O resto é conversa fiada para boi dormir.

Comentários
Meios empresariais de Santo André, nos bastidores, fazem um curioso comentário sobre as eleições realizadas para a es-colha do novo presidente da Acisa. O pleito não teve problema nenhum, correu tudo bem. A curiosidade ficou por conta de um banco da capital que tinha direito a 59 votos por causa de suas agências (banco, seguro, etc.) e postos de atendimento. Realmente, é curioso uma empresa ter direito a 59 votos comprovados com 59 CNPJs. 

Na mídia
O prefeito Luiz Marinho (PT), periodicamente, marca presença na coluna política Painel da Folha de São Paulo. Desta vez, na segunda (30), o assunto abordado foi sobre a escolha do nome para o novo hospital de clínicas de São Bernardo. O novo hospital será batizado com o nome do ex-vice-presidente de Lula, José Alencar. Por sinal, o único político do ABC com presença constante nessa coluna da Folha de São Paulo é o prefeito Luiz Marinho.

Mais nomes
Também outros nomes foram ventilados na nota publicada pela referida coluna: o centro educacional do bairro Três Maria irá homenagear o ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel. Outra unidade de ensino terá o nome de Regina Rocco, mãe da ex-primeira-dama do País, Marisa Letícia da Silva.

Pronto
Dias atrás, o comentário cor-rente nos meios políticos de São Bernardo era que o ex-prefeito William Dib tinha passado por série de exames de rotina e estava tudo ok. Assim, cabe a pergunta: será que Dib está se preparando para mais uma candidatura a prefeito de São Bernardo?

Pane
O atual vice-prefeito Frank Aguiar (PTB) desistiu de sua aposentadoria política no final do atual mandato. Assim, pretende continuar na chapa do prefeito Luiz Marinho nas eleições de outubro deste ano. O diretório do PT, dias atrás, realizou uma reunião para decidir a efetivação de chapa pura (prefeito e vice do PT) para disputar o pleito. Então, como vai ficar a aposentadoria de Frank?

Hospital
Os meios políticos de São Caetano estarão presentes, neste sábado (4), a partir das 10h, na inauguração do Hospital São Caetano. O prefeito José Auricchio e seus secretários estarão recebendo os convidados para o evento. Os políticos, evidentemente, irão aproveitar o encontro para conversar sobre a próxima eleição municipal.

Definido
O prefeito Auricchio ainda não definiu oficialmente quem é o candidato a prefeito de São Caetano com apoio do Paço da Cerâmica. Mas, nos meios políticos da cidade, não há nenhuma duvida de que a secretaria Regina Maura será a candidata ungida pelo atual grupo do Paço.

Deu na mídia
O principal editorial do Estadão, no domingo (29), aborda a intenção do ex-presidente Lula de controlar o mais importante governo do País, que é São Paulo. Extraímos o seguinte texto do comentário: “a despedida de Fernando Haddad do Ministério da Educação escancarou o óbvio: o projeto de poder, com inegável competência idealizado e até agora executado por Luiz Inácio Lula da Silva, passa, necessariamente, pela imposição da hegemonia do Partido dos Trabalhadores no Estado de São Paulo, a começar pela reconquista da Prefeitura da capital. (…) A solenidade de transmissão de cargo (…) não foi convocada para uma despedida, mas para glorificar o retumbante advento de mais uma figura ungida pelo Grande Chefe, desta vez com a missão estratégica de fincar em solo bandeirante a flâmula com a estrela do PT. E ganhar a Prefeitura em outubro é apenas o primeiro passo, trampolim para a conquista inédita (…) de controlar o governo mais importante do Estado da Federação”.