Neste 30 de novembro São Bernardo comemora os 80 Anos de sua Emancipação Político-Administrativa. Em 1890, foi instalado o município de São Bernardo compreendendo as sete cidades do Grande ABC e a sede ficava na rua Marechal Deodoro. Mas com a construção da estrada de ferro São Paulo Railway, na região de Santo André, muitas indústrias se estabeleceram nas cercanias da estação e o poderio econômico e político cresceu naquela região.
Então, em 1939 São Bernardo foi rebaixado e se tornou distrito de Santo André. Inconformados com esta condição de ser uma “villa”, os habitantes de São Bernardo se mobilizaram para lutar pela sua autonomia. E todos se empenharam: comerciantes, empresários, funcionários públicos, operários, profissionais liberais, entre outros.
Entretanto, esse grupo não possuía prestígio político junto aos governos estadual e federal ficando assim, sem condições para recuperar a autonomia do município. Depois de algumas reuniões, chamaram para os liderar o banqueiro e empresário Wallace Cochrane Simonsen, que era proprietário da Chácara Silvestre no Bairro Nova Petrópolis.
Devido a influência política que ele possuía, inclusive com o presidente Getúlio Vargas, em 30 de novembro de 1944, São Bernardo eleva-se, novamente à categoria de município e no dia1° de janeiro de 1945, agora com o acréscimo de “do Campo”. Wallace C. Simonsen foi nomeado seu primeiro prefeito. Ele é autor da letra do Hino de São Bernardo e o maestro João Gomes criou a música. O refrão diz: “Custou Mas Veio a Justa Reparação”.
A AME e o Grupo Cênico Regina Pacis se empenharam para comemorar esta data – hoje, no Teatro Cacilda Becker, às 16h30 a apresentação do espetáculo “Custou Mas Veio…” – uma encenação para lembrar os acontecimentos que culminaram com a autonomia de São Bernardo do Campo. Grátis. Livre.
Hilda Breda integrante da AME – integrante da Ame (Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo)
Adicione um comentário