No contexto das comemorações pelos 80 anos de emancipação de São Bernardo, a AME – Associação dos Amigos da Memória, reafirmou seu compromisso com a preservação da memória e história da cidade.
O evento realizado na manhã de (30) de novembro, na Chácara Silvestre – antiga casa de veraneio de Wallace Cochrane Simonsen, líder do movimento pela emancipação e primeiro prefeito do município – contou com a parceria da Secretaria de Cultura, reuniu descendentes dos autonomistas e autoridades. Foi um tributo ao legado de perseverança daqueles que lutaram pela emancipação e às suas histórias, que continuam a moldar a identidade de São Bernardo.
Ainda em continuidade às comemorações, no período da tarde, foi realizado o V Encontro dos Memorialistas do Grande ABC, no Teatro Cacilda Becker, sob a coordenação do jornalista Ademir Medici e da senhora Hilda Breda Assumpção, presidente da AME.
Foram recebidos memorialistas e pesquisadores dos demais Municípios do Grande ABC, para Conferências realizadas com a participação do presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, professor João Tomas do Amaral, que discorreu sobre os “130 anos do IHGSP”, ressaltando a importância dos acervos documentais disponibilizados pelo IHGSP para as pesquisas históricas, com relação à formação da região do Grande ABC.
Na sequência, a conferência do Professor Jorge Pimentel Cintra, ex-presidente do IHGSP, que discorreu sobre a pesquisa “Dom Pedro passou por aqui e proclamou a Independência do Brasil”, resultado do trabalho de 30 anos, perfazendo os caminhos trilhados por Dom Pedro I da Serra do Mar até as margens do Rio Ipiranga em São Paulo, com o objetivo de restabelecer os caminhos e os traçados originais da região à época da Independência.
Finalizamos as comemorações com a apresentação da peça “Custou Mas Veio…”, encenada pelo “Grupo Cênico Regina Pacis”, que talentosamente apresentou ao público a peça na qual revivem os personagens Wallace Cochrane Simonsen e demais representantes do movimento que culminou na emancipação de São Bernardo.
As comemorações pelos 80 anos de emancipação de São Bernardo do demonstraram o profundo compromisso com a preservação da memória local e reforçaram a importância da história para a construção da identidade regional. A união entre os descendentes dos autonomistas, pesquisadores, autoridades e a comunidade evidencia como a memória coletiva é um patrimônio essencial.
Sueli Maturana Aléo – integrante da AME – integrante da Ame (Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo)
Adicione um comentário