O empresário Nelson Fernandes fundou a IBAP – Indústria Brasileira de Automóveis Presidente em 1961, e decidiu que ela seria em São Bernardo. Para tanto adquiriu um terreno com 1.014.719 metros quadrados, sendo 1500 metros de frente para o Km 32 da Via Anchieta e 800 metros de fundo para a Estrada Velha de Santos.
Lá fez uma construção com 300.000 m2 de área. Iniciou com 120 funcionários, que teriam participação societária na empresa e na diretoria, desconto na compra do veículo e preferência para revendedores. Fernandes queria carros modernos e 100% nacionais. Surgiu o “Democrata”, 2 ou 4 portas, carroceria de plástico e reforçado com fibra de vidro, motor italiano fornecido pela Procosautom, cabeçotes de fluxo cruzado, feitos em alumínio e montados na traseira, interior revestido de madeira jacarandá e suspensão independente. Só foram produzidos 5 protótipos e sobraram 2, restaurados com peças apreendidas pela justiça.
Um deles foi para Fernandes e outro para os restauradores, irmãos José Carlos e José Luiz Finardi. A Ibap foi processada por fraude em 1965 e encerrou atividades em 1968, sem nunca ter produzido nenhum carro.
Vinte e dois anos depois a empresa foi inocentada, mas no local só restaram ruínas. Nelson Fernandes faleceu em janeiro de 2020, aos 88 anos.
Tércio A. Nelli – integrante da Ame (Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo)
Adicione um comentário