Fabio Picarelli Opinião

A magia da Convenção de Bruxas e Magos retorna a Paranapiacaba

Maio é o mês da Convenção de Bruxas e Magos de Paranapiacaba. É no final do mês, mas as informações se espalham com antecedência e o clima se transforma na vila ferroviária de característica inglesa. O fog andreense (nevoeiro ou neblina densa) dá as boas-vindas a 21ª edição, que este ano será realizado entre os dias 29 e 31.
O maior evento esotérico da América Latina é o segundo em grandeza de público na Vila, atrás somente do Festival de Inverno. A cada ano aumenta o interesse dos turistas e da imprensa.
A organização é da Associação Brasileira de Bruxaria (ABB), com apoio da Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense e da administração Gilvan Ferreira.
Todos os anos a entidade apresenta uma série de atividades com expansão de conteúdo. A abertura sempre acontece na sexta-feira (29) à noite com a Grande Procissão de Luzes. A partida será do Locobreque, às 20h. A cena retórica revela centenas de participantes caracterizados iluminando as vias da Parte Baixa com velas.
Diante da magia que aflora, as atividades começam mesmo no sábado a partir das 10h e se estendem até às 18h de domingo. Confira a programação completa no site oficial: convencaodebruxas.com.br e no Instagram @convencaodebruxasemagos.
A bruxa e promotora Tânia Gori afirma que a convenção anual é uma imersão no universo da bruxaria e o grande objetivo é levar as pessoas ao autoconhecimento.
O eixo central de 2026 é uma homenagem à mulher em todos os sentidos: “O diálogo entre as Senhoras do Saberes e as Mulheres Modernas”.
O tema associa a sabedoria ancestral com o cotidiano contemporâneo. Neste ínterim as Senhoras do Saberes representam as guardiãs ancestrais (curandeiras, sacerdotisas, parteiras e oraculistas), preservadoras dos mistérios da natureza e da espiritualidade. Já as Mulheres Modernas são representadas pela ala feminina que lidera, trabalha, empreende e busca a autonomia e o equilíbrio entre a diversidade e a agitação do cotidiano. Essa recone-xão celebra as vivências de ontem e de hoje e sustenta o futuro. O diálogo incentiva o universo feminino a definir entre o fazer e o ser.
A abertura das atividades acontece mesmo no sábado (30) a partir das 10h. As bruxas vão recepcionar o Expresso Turístico com as Bençãos da Dança Cigana, uma apresentação da Casa de Bruxa.
Vale ressaltar que algumas atividades serão apenas para quem adquirir o passaporte “By pass”, disponível no site da Convenção. Mas não faltarão atividades abertas e gratuitas. Os eventos estarão espalhados entre a sede da Associação Brasileira de Bruxaria (exposição, palestras e shows), a Biblioteca (palestras), o Locobreque (celebrações), a Pousada Shamballa (celebrações), o Espaço Multiuso (exposições e atendimento), o Viradouro (palestras), o Auditório Dr. Marun (palestras), a Antiga Padaria (palestras e atendimento), a Casa do Oráculo (oraculistas e atendimento), a Brinquedoteca (Ambulatorial), o Galpão da Bica (exposição e food) e o Cine Lyra (exposição, shows e palestras).
Os organizadores estimam mais de 60 mil pessoas nos três dias. Como a Convenção de Bruxas e Magos cresce ano a ano, recomenda-se chegar ao local de transporte coletivo ou caronas compartilhadas. De transporte coletivo é só pegar o trem de passageiros da Linha 10-Turquesa até a estação de Rio Grande da Serra e depois embarcar no ônibus intermunicipal da Next Mobilidade (Linha 424). Ou ainda utilizar a Linha 040 da mesma empresa, que sai do Terminal Metropolitano Santo André Leste.
Aguardamos a tua presença! Sejam bem-vindos!

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário