A primavera e o verão prometem trazer altas temperaturas para São Paulo. Então, nada melhor do que uma praia para refrescar, não é mesmo?
Cuidado na escolha! Um estudo realizado pela Sea Shepherd Brasil, uma organização de conservação marinha, e o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP) recentemente divulgaram um ranking das praias mais poluídas do litoral brasileiro. Ao todo foram analisadas 306 praias.
Duas praias paulistas lideram o ranking de mais poluídas com plásticos. Mongaguá é a primeira em microplásticos, ou fragmentos de polímeros (partículas sólidas) com medidas inferiores a 5mm. Esse tipo de material pode causar danos à célula humana, provocando reações alérgicas.
São Vicente é líder em macrorresíduos, ou seja, aqueles que despejamos de forma irregular no meio ambiente, como canudos, garrafas, embalagens, copos descartáveis, fraldas e muito mais.
De acordo com o estudo, em São Vicente a média foi de 10 resíduos plásticos por metro quadrado, enquanto em Mongaguá foram encontrados 83 fragmentos de microplástico por m².
A expedição Ondas Limpas foi a campo conferir como anda a sujeira nas praias no período de abril de 2022 a agosto de 2023. É o estudo de maior abrangência já realizado na costa brasileira. Foram percorridos 17 Estados, de Rio Grande do Sul a Amapá, uma extensão de cerca de sete mil Km.
Os dados revelam uma triste realidade, o que nos leva a uma reflexão urgente no campo ambiental de que precisamos mudar nossas atitudes se quisermos salvar o planeta. Vale ressaltar de que a degradação do plástico leva 400 anos.
Foram constatados, por exemplo, de que 100% do litoral brasileiro contêm resíduos sólidos; 97% apresentam micropartículas; 91% eram plásticos, percentual que supera a média mundial de 70%.
O estudo aponta ainda que o impacto das ondas e a areia desgastam o plástico, reduzindo a pequenas partículas que se transformam em cadeia alimentar das espécies marinhas. Ao engolirem muitos animais acabam morrendo, alguns deles em processo de extinção.
Por todas essas razões, ao freqüentar as praias, você NÃO deve deixar o lixo consumido em qualquer lugar. Recolha e leve para reciclagem. Assim estará colaborando para salvar vidas e protegendo o meio ambiente. O plástico é reutilizável.
Faça como o grupo Plantar Hoje para Colher Amanhã: Conscientize-se!
Adicione um comentário