O presidente da Câmara, Almir Cicote (PSB), estuda implantar uma série de medidas que visam à redução nos gastos e a promoção de boas práticas sustentáveis na Casa. “A crise econômica que assola o País nos desafia a procurarmos por soluções criativas, que reduzam o gasto público e que possibilitem o uso consciente dos recursos naturais”, defende.
O plano prevê ações como a restrição do uso dos carros oficiais fora do município, com impacto direto na redução da poluição, economia com combustível e manutenção dos veículos. Outras medidas são a troca de lâmpadas convencionais por LED, a instalação de secadores elétricos para as mãos – que diminuem o gasto operacional e inibem o desperdício de papéis -, além da adoção de outros padrões de caráter educativo, como o incentivo à economia de água e de descartáveis.
“O que estamos propondo é mais do que uma readequação orçamentária, mas uma mudança de cultura de consumo, com medidas aparentemente simples, porém geram um enorme impacto”, destaca Cicote.
O parlamentar planeja o lançamento de uma campanha interna intitulada “Adote uma Caneca”. A ação consiste na distribuição de canecas aos funcionários da Casa, como forma de reduzir a quantidade de copos descartáveis utilizados diariamente. O uso de copos plásticos é tema de inúmeros estudos, pelo impacto que gera ao meio ambiente, uma vez que sua decomposição leva cerca de 100 anos. O plástico é um grande gerador de lixo, além de ser derivado de petróleo, um recurso não-renovável. “Se levarmos em conta que uma pessoa usa, por dia, uma média de três copos descartáveis, em um ano terá consumido mais de 1.000 copos. Quando pensamos em 100 servidores, esse montante salta para mais de 100.000 copos por mês”, calcula o presidente da Câmara.