Neste domingo (13), data há meses anunciada pelos movimentos de oposição para protestar contra ao governo e ao ex-presidente Lula. No entanto, o ex-presidente Lula e o PT, por meio de seus apoiadores CUT, UNE, MTST entre outras, resolveram partir para o ataque contra. Assim, fica a expectativa de um confronto em plena Avenida Paulista entre os dois grupos. Pode ser um dia de quebra-quebra e muito perigo.
Apoio
O governador Geraldo Alckmin desconversou (PSDB), em evento em São Paulo, na segunda (7), quando questionado sobre o apoio do deputado Paulo Maluf (PP) ter “lançado” seu nome para a disputa presidencial em 2018. Alckmin disse que “três anos na atual situação da política brasileira equivalem há “três séculos”, fica muito longe. Ninguém que é governador de São Paulo pode dizer que não é candidato a presidente”.
Apoio do PTB
O presidente estadual do PTB, deputado estadual Campos Machado, negociou o apoio do partido na candidatura a prefeito de Paulinho Serra (PSDB). Para isso, conseguiu emplacar o vereador Luiz Zacarias, que obteve 6,3 mil votos na sua eleição para vereador, sendo o segundo mais votado, e até então candidato a prefeito, como vice-prefeito na chapa de Paulinho. Assim, o apoio do PTB local, sob o comando da ex-vereadora Dinah Zekcer, fortaleceu o PSDB.
Esquema
O Ministério Público de São Paulo acusa o Bancoop (cooperativa habitacional dos bancários) e também a OAS de lesar 7.138 famílias que queriam adquirir imóvel. Isso porque foi feita a transferência ilegal dos empreendimentos da Bancoop para OAS, em 2009. O esquema causou prejuízo de R$ 186 milhões às vítimas.
Candidato
O advogado Fábio Picarelli (DEM) também é candidato a prefeito de Santo André com definição tomada em fevereiro, num café da manhã no Buffet Parmenion com mais de 100 pessoas presentes. O plano de governo do candidato Picarelli, foi apresentado na sede do diretório do DEM, em Santo André. No evento, Picarelli mostrou, aos presentes, porque “um candidato que não é do meio político precisa ser eleito”.
Precatórios
As prefeituras do ABC estiveram no Tribunal de Justiça, em São Paulo, para fazer apelo para aliviar precatórios por causa da situação econômica. Realmente, é curioso esse apelo das prefeituras, pois os precatórios há mais de 20 anos pagam uma parte pequena a cada servidor municipal e outros não tiveram a sorte de receber sua parte. Também as pessoas que tiveram seus terrenos tomados pelas prefeituras e há anos não conseguem re-ceber os pagamentos. Nessa espera de anos, apenas alguns conseguiram receber. Agora, as prefeituras vão chorar ao Tribunal de Justiça para não pagar os necessitados. Seria interessante que surgisse um juiz do tipo Sergio Moro para que milhares de servidores municipais recebessem o que é devido.
Billings
O prefeito Luiz Marinho, São Bernardo, recepcionou no salão nobre do Paço Municipal, na quarta (9) Glauco Castilho Dall´Antonia, vice-almirante da Marinha do Brasil e comandante do 8º Distrito Naval. Na ocasião, foi assinado um convênio entre a cidade e a União com objetivo de fiscalizar o tráfego de embarcações e de equipamentos náuticos que podem colocar em risco a munícipes que nadam na Represa Billings.
Candidatos
Ao que tudo indica, é provável que, neste ano, estava previsto, diante das circunstâncias, que a eleição de outubro deste ano tivesse apenas três fortes candidatos, Orlando Morando (PSDB), Tarcísio Secoli (PT) e Alex Manente (PPS). Morando e Alex tiveram excelente votação na ultima eleição para deputado e Secoli conta com o apoio do prefeito Marinho. Outros candidatos, até agora, não se manifestaram em lançar candidaturas. Na semana passada, o advogado Tunico Vieira (PMDB), secretário municipal de assuntos internacionais, onde tinha um excelente salário, decidiu participar da eleição a prefeito de São Bernardo. É bom lembrar que Tunico, na eleição passada, até o início da Convenção do PT local, era o vice-prefeito da chapa. No entanto, última hora, o cantor Frank Aguiar foi mantido como candidato a vice.
Mais votados
Na eleição passada em São Bernardo, os candidatos a vereador mais votados foram os seguintes: Tião Mateus (PT), com 6.844 votos; Marcelo Lima (PPS), 6.445 votos; Hiroyuki Minami (PSDB), 6.264 votos; Estevão Camolesi (PPS), 6.207 e José Cloves (PT), 5.602 votos. Uma curiosidade: entre os cinco mais votados, estão apenas dois petistas.
Segurança
No entroncamento das avenidas Guido Alberti e Almirante Delamare, na divisa com a capital, será construída a base 24h da Guarda Civil Municipal (GCM). A prefeitura de São Caetano assinou o contrato com a empresa Delamare na terça (8) e o contrato foi publicado nos atos oficiais na quarta (9). A construção da base 24h tem por finalidade combater ações criminosas na área, ampliando a segurança de motoristas, que vão e voltam de São Paulo, por causa das ocorrências registradas na via paulistana, sobretudo roubos.
Mais votos
Na eleição passada, os vereadores mais votados em São Caetano foram os seguintes: Beto Vidoski (PSDB), 3.026 votos; Fábio Palácio (PR), 2.396 votos; Dr. Flavio Rstom (PTB), 2.334 votos; Dr. Xavier, 2.188 votos e Sidão da Padaria (PSB), 2.051 votos.