O analista Carlos Melo, cientista político e professor do Insper, no Estadão de terça (15), comentou sobre a ida do ex-presidente Lula ao ministério do governo Dilma: “a trama não se resume apenas em protegê-lo, mas a primeira leitura seria essa, a de que Lula fugiu da Justiça para deixa sua sorte nas mãos do Supremo, o que coloca uma enorme responsabilidade para a própria Corte, forçada a decidir os destinos de Lula sob enorme pressão e clamor da sociedade”.
Dilapidação
Sobre a condenação do empreiteiro Marcelo Odebrecht e de outros, o juiz federal Sérgio Moro, diante dos crimes pelos quais estão sendo punidos no escândalo do petrolão, afirmou que fazem parte de uma “prática habitual, sistemática e profissional”. As evidências nesse caso não deixam margem a nenhuma dúvida de que o assalto à Petrobras não foi algo episódico, restrito a uma ocasião que faz o ladrão, conforme o dito popular. Trata-se de um método de dilapidação do Estado.
Quem está certo?
A pesquisa sobre o número pessoas que esteve nas manifestações de domingo (13), na Avenida Paulista, está criando dificuldade para os querem saber o montante de pessoas que compareceram. A apuração dos policias revelou que compareceram 1,4 milhão de pessoas. O Datafolha, por sua vez, mostrou que 500 mil manifestantes estiveram na Avenida. Não dá para entender uma diferença de 900 mil pessoas. Alguém está errado. Porém, quem está tarimbado nessas pesquisas é a PM. O Datafolha apareceu bem depois com números menores. Quem está certo?
Odebrecht
O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou concorrência para gestão e operação da futura ETA (Estação de Tratamento de Água), no Recreio da Borda do Campo, nas proximidades da Represa Billings. A empresa que venceu foi a Odebrecht Ambiental, com verba do governo federal, a ser liberada. O Semasa está acertando um PPP (Parceria Público Privada) com a empresa que venceu a concorrência e quando for assinado o contrato a Odebrecht Ambiental (ligada à Odebrecht que teve o presidente da empresa preso pela Operação Lava Jato).
Somando
Um grupo de político, ligado ao ex-prefeito Aidan Ravin, conseguiu compor a nova composição do diretório municipal do PSDC, com apoio do presidente nacional do partido José Maria Eymael. Os novos dirigentes do PSDC fizeram parte da administração de Aidan.
Mudou
A vice-prefeita de Santo André, Oswana Famelli, deixou o PRP para o novo partido PMB, mas continua como candidata a vice-prefeita na chapa comandada pelo prefeito Carlos Grana (PT), que vai disputar a reeleição. No novo partido, Oswana pretende reforçá-lo com candidatos a vereador e também de outros políticos que querem mudar de legenda.
Mais votados
Os vereadores mais votados em Santo André na eleição de 2014 foram os seguintes: Sargento Juliano (PMDB), 8.551 votos; Luiz Zacarias (PTB), 6.330 votos; Ailton Lima (PTB), 5.746 votos; Cicote (PSB), 5.736 votos e J. Araujo (PMDB), 5.303 votos.
Pichação
Na manhã de quinta (17), a sede do PSDB de São Bernardo estava pichada com palavras que “insinuavam golpe”, de acordo com nota distribuída pela equipe do deputado estadual Orlando Morando. Sobre o assunto, o deputado Morando disse que “o PSDB é partido que representa a democracia e cumpre. Golpe nunca fez parte do pensamento do nosso partido e nunca fará”. A sede do PSDB está localizada na Rua Jose Benedetti, 319, no bairro Santa Terezinha.
OABs
Ao que tudo indica, o ex-presidente de Santo André, Fabio Picarelli (DEM), e o presidente de São Bernardo, Luís Ricardo Davanzo (PRB), entraram de vez na política. Picarelli é candidato a prefeito de Santo André, e Davanzo pode ser candidato a vice-prefeito na chapa de Alex Manente (PPS). Por sinal, o novo presidente do PRB é André Manente, irmão do deputado.
Reforço
O deputado federal Alex Manente (PPS), pré-candidato a prefeito de São Bernardo, conseguiu um reforço para a campanha eleitoral de outubro deste ano: ex-vereador Névio Carlone, que se filiou ao PMN e vai trabalhar pela eleição de Alex. Conhecido como Névio da Estância, quer reivindicar a indicação para vice-prefeito na chapa de Alex
Comemoração
O vereador Fabio Palácio (PR), São Caetano, segundo mais votado na eleição de 2012 com 2.396 votos, comemorou seus 38 anos, domingo (13), no clube AD São Caetano, nas proximidades da Prefeitura. Mais de 500 pessoas estiveram presentes com a finalidade de homenagear Fabio, que é pré-candidato a prefeito de São Caetano. Muitos dos presentes levaram seus filhos, pois o evento aconteceu na parte externa do clube, com muito espaço para a criançada brincar. Fabio mostra, com esse evento, que sua candidatura vem ganhando força junto ao eleitorado esclarecido de São Caetano. O curioso é que na entrada ao evento, os convidados eram recebidos pelo pai, mãe e esposa de Fabio, que estava localizado atrás para tirar fotos com todos os presentes.
Só um
Dias atrás, o prefeito PP de São Caetano estava participando de um evento de rua na cidade. Entrou numa padaria, onde estavam a primeira-dama e amigas para comprar uma garrafa de água. O local estava cheio e o prefeito PP não foi cumprimentado pelas pessoas que lá estavam. Recebeu cumprimento apenas do dono da padaria. Pelo jeito, sua equipe não conseguiu valorizar o prefeito, que deveria ser cumprimentado por todos.