Vereadores

Eduardo Leite poderá disputar prefeitura de Santo André

O vereador de Santo André, Eduardo Leite (PT), foi apontado em recente pesquisa de intenção de votos realizada pela ABC Dados, como potencial candidato a prefeito para concorrer as eleições em 2020.

Eduardo não confirmou sua pré-candidatura. “Ainda não há nenhuma definição. Estou à disposição do partido, mas tem outros quadros que também querem a indicação. Por enquanto não há nada referente ao assunto”, afirmou. Porém, em recente entrevista à Folha do ABC, o presidente do PT em São Paulo, Luiz Marinho, afirmou que é dado como certo que Eduardo Leite será o candidato da legenda em Santo André.

Eduardo está há bastante tempo em atividade, o vereador começou na militância política aos 15 anos, dentro do Grêmio Estudantil da ETE Júlio de Mesquita, em Santo André, a frente de movimentos a favor do passe livre e da meia-entrada para estudantes. “Mais tarde, na Faculdade de Direito São Bernardo, presidi o Centro Acadêmico e liderei a criação da União Paulista dos Estudantes de Direito”, conta.

Além disso, Leite trabalhou como técnico mecânico em uma indústria de vidros e foi diretor executivo da OAB Santo André.

Já ao longo da vida pública, elaborou projetos de lei como o “RG do Idoso no Transporte Público”, o PL 47/17 que destina 2% do IPTU para investimentos no Esporte Amador e o PL 43/17 – Lei do Silêncio – que torna mais rigorosa a punição para quem produzir poluição sonora.

Dentre os seus projetos mais recentes que entrarem em vigor está a Lei 9.886/16 que isenta das despesas de funeral os familiares da pessoa que tiver doado seus órgãos para transplante médico e a Lei 9.767/16 que institui o dia 10 de outubro como Dia Municipal da Saúde Mental e Antimanicomial. “Outra lei é a 9.767/15 que institui a “Campanha Setembro Verde”, celebrado como forma de conscientização pela doação de órgãos”, diz.

O vereador também foi mentor, em trabalho conjunto com a OAB, da Lei 9.829 que instituiu o Fundo Municipal de Proteção Animal em Santo André.

Leite conta que está só o começo e que pretende continuar trabalhando para, “de alguma forma, fazer a diferença na vida das pessoas, sobretudo para os andreenses”. Segundo o vereador, seu objetivo é contribuir para que a cidade de Santo André seja cada vez mais desenvolvida, justa e inclusiva, sem esquecer, da questão ambiental. “Temos que cuidar das nossas áreas de mananciais, uma preciosidade para a região. Meu sonho é ver Santo André retomar o caminho do desenvolvimento, aumentando o potencial de investimento para que isso se traduza em melhor qualidade de educação, saúde, geração de empregos e renda”, diz.