O Procon de Santo André consolidou o balanço de atendimentos em 2021. No levantamento, foram apontados 15.467 atendimentos entre consultas, orientações, atendimentos preliminares, Cartas de Informações Preliminares e reclamações. Entre os principais reclamados lideraram o ranking os fornecedores de energia elétrica, mercado financeiro e telefonia.
“Neste Dia do Consumidor, vale lembrar o trabalho e empenho do Procon em intermediar e solucionar a demanda dos consumidores. É de extrema importância ressaltar que o número de atendimentos reflete diretamente o novo cenário imposto pela pandemia e a adaptação dos atendimentos on-line e presencial”, pontua a diretora do Procon de Santo André, Doroti Gomes Cavalini.
De acordo com o levantamento do Procon, a Enel, distribuidora de energia elétrica, portanto prestadora de um serviço essencial à população, manteve uma alta demanda de casos – por se tratar de uma concessionária de energia o consumidor não possuir meios de escolher outra empresa para prestar o serviço. Na semana passada, a Prefeitura chegou a enviar ofício para a empresa cobrando agilidade no restabelecimento de energia após fortes chuvas que atingiram a cidade.
Na sequência do ranking de reclamações vem o mercado financeiro, que apresenta problemas com cartões de crédito e empréstimo consignado.
Neste sentido nota-se que a maior parte é em relação a cobranças indevidas ou não reconhecidas pelos consumidores e às fraudes e clonagens que se tornaram cada vez mais frequentes.
Com maior demanda de atendimentos estão as empresas de telefonia Claro S.A e Vivo Telefônica Brasil S.A, prestadoras de serviços que também são considerados essenciais. As reclamações são sobre sinal, serviço não disponível, cumprimento de oferta, dentre outras.
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) passou a prestar o serviço de distribuição de água na cidade de Santo André em 2019. No ano de 2021, o Procon recebeu uma considerável demanda de reclamações devido à implantação de novo sistema pela empresa, causando transtornos como consumo elevado, não emissão de faturas e boletos para pagamento, além disso, os canais de atendimento ao consumidor da empresa não funcionaram (site e 0800).
Houve registro também sobre a empresa Faci.ly, que surgiu durante a pandemia propondo a comercialização de produtos de forma coletiva a preços muito inferiores do que a oferta de mercado. As vendas excederam a capacidade de cumprimento das ofertas, o que gerou um volume alto de reclamações. A empresa firmou compromisso com o Procon de Santo André, para atender aos consumidores com a entrega dos produtos pendentes ou o reembolso dos valores pagos em um prazo mínimo de 15 dias, após a abertura das reclamações.
Dos atendimentos realizados em 2021, 1001 geraram reclamações fundamentadas – demandas não solucionadas em fase preliminar que seguiram para uma segunda etapa de tentativa de conciliação, com o devido registro de processo administrativo no Procon de Santo André.
A porcentagem de reclamações por área registrada pelo órgão de defesa do consumidor aponta: serviços essenciais (40%), privados (16%), financeiro (16%), alimentos (13%), produtos (9%), saúde (5%) e habitação (1%).
O perfil do consumidor que aciona o Procon é 56,78% feminino e 43,22% masculino. Já a faixa etária predominante é entre 51 e 60 anos.
Serviços – A população pode tirar dúvidas, receber orientações e fazer denúncias ao Procon de Santo André por meio de atendimentos on-line, que devem ser encaminhados pelo e-mail procon@santoandre.sp.gov.br. Já os atendimentos presenciais são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, mediante agendamento pelo link www.santoandre.sp.gov.br/agendamento. Os munícipes podem entrar em contato ainda pelo número 3356-9200.