Política

Estado apresenta plano para vacinar 4,3 milhões de crianças em três semanas

O governador João Doria anunciou, nesta quarta (5), que o Estado de São Paulo está pronto para iniciar o Plano de Vacinação em 4,3 milhões de crianças de 5 a 11 anos, que deverá ser realizado, em sua totalidade, em apenas três semanas.

Serão distribuídos os imunizantes em 5,2 mil postos de vacinação e a capacidade da vacinação infantil em São Paulo será de cerca de 250 mil crianças por dia. Porém, o Governo de São Paulo ainda aguarda o envio dos imunizantes pelo governo federal. “É entristecedor e revoltante para os pais que gostariam de ter seus filhos vacinados. Temos a vacina infantil contra a Covid-19 aprovada há quase um mês pela Anvisa. Por ações deliberadamente protelatórias, o Ministério da Saúde ainda não disponibilizou a vacina para que as crianças possam ser imunizadas”, disse o governador.

Segundo Doria informou, devido a medidas contratuais com o governo federal, os Estados não estão autorizados a comprar os imunizantes da Pfizer. Além disso, o Governo de São Paulo ainda não recebeu, por parte da Anvisa, decisão para deliberação do uso emergencial da Coronavac para imunização das crianças. Até o momento, já foram cadastradas 268 escolas estaduais para vacinação das crianças, em nove municípios.

Na área de Segurança, o governador anunciou dois novos aplicativos gratuitos para celular, inéditos no Brasil, para acionamento emergencial da polícia e bombeiros. “É uma iniciativa inédita e inovadora”, definiu Doria. Além disso, o Estado irá entregar mais 3,1 mil armas de choque não letais para a Polícia Militar. As armas de incapacitação neuromuscular e acessórios foram adquiridos sob investimento de cerca de R$ 20 milhões. “Essas armas são fundamentais para controlar situações de risco para a polícia e para as vítimas, sem causar a morte do agressor e sem colocar em risco a população”, destacou o governador.

Participaram da coletiva os secretários estaduais, de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn; de Educação, Rossieli Soares; de Comunicação, Cleber Mata; além dos secretários executivos de Saúde, Eduardo Ribeiro; e da Polícia Militar, Coronel Álvaro Batista Camilo e do Centro de Contingência do Coronavírus, João Gabbardo dos Reis.

BOLETIM-  Gorinchteyn também atualizou o número dos indicadores da Saúde, em relação ao coronavírus.

– 4.461.651 casos confirmados

-155.277 óbitos

– 1.281 pacientes internados em UTI

– 2.123 pacientes internados em enfermaria

A taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Estado é 27,75% e na Grande São Paulo de 34,81%.