O vereador Maurício Fernandes (PL), protocolou junto à Câmara de São Caetano, um projeto de lei, visando instituir o “Programa de fornecimento de absorventes à mulheres em estado de vulnerabilidade econômica, assistidas por Programas Sociais,” no município.
Uma situação vem sendo observada no contexto das famílias de baixa renda é o custo deste item de higiene da mulher.
O vereador explica que algumas munícipes vem comentando, com as suas assessoras e colaboradoras, sobre a dificuldade de aquisição do produto em relação ao preço. Por conta disso, muitas delas improvisam recursos inadequados para contenção de fluxo menstrual. E, como consequência, desmarcam compromissos e deixam de conviver socialmente, por medo que o fluxo transpasse suas roupas. Além de prejudicar a própria expressão e desenvoltura no ambiente de trabalho, já que ficam bastante retraídas.
Pesquisando mais sobre o assunto, foi constatado que o uso do absorvente íntimo higiênico não está ligado somente ao conforto da mulher nos dias de fluxo menstrual. Mas, é uma questão ligada também à saúde e a auto estima feminina.
“O assunto deve ser abordado com a relevância e delicadeza que a situação requer, pois trata-se da intimidade, saúde e bem-estar das mulheres em nossa cidade. Perceber que há improvisos nesta questão, por precariedade econômica, requer do poder público, uma ação no sentido de preservar-lhe primeiramente a saúde”, pondera Fernandes.
O vereador entende que o caminho para resolver esta questão é entregar absorventes às munícipes que se encontram, atualmente, cadastradas em programas de assistência social da cidade. E, por este motivo, elaborou projeto de lei para tratar esta questão junto à Câmara, de forma definitiva, assegurando um direito efetivo neste aspecto. “Assim, será possível assegurar a saúde intima da mulher, preservando sua auto-estima e valorizando também a sua a dignidade durante o período menstrual”, finaliza Fernandes.