Cultura & Lazer

Festival Varilux de Cinema Francês terá sessões gratuitas em Santo André

Edição 2024 trará seis filmes com exibição gratuita no Teatro Municipal

A Prefeitura de Santo André, em parceria com a Aliança Francesa do ABC, apresentará ao público seis títulos em exibições gratuitas, que fazem parte das sessões de democratização do Festival Varilux de Cinema Francês. O evento acontecerá no Auditório Heleny Guariba, no Saguão do Teatro Municipal.

Na quinta (21), às 18h, o público poderá conferir o filme “1874, o Nascimento do Impressionismo”, que retrata quando, em 1874, Monet, Renoir, Degas e seus colegas organizaram sua primeira exposição coletiva de forma independente. Este documentário de ficção revive a história desses jovens pintores que se rebelaram contra o academismo de sua época, traçando o surgimento da revolução impressionista.

Tanto na quinta (21), às 20h, quanto na sexta (29), às 18h, “A Fanfarra” será o filme em destaque. O enredo traz a história de Thibaut, um maestro de renome internacional que viaja pelo mundo. Ao descobrir que foi adotado, ele encontra um irmão, Jimmy, que trabalha em uma cantina escolar e toca trombone em uma fanfarra. À primeira vista, tudo os separa, exceto o amor pela música. Percebendo as capacidades musicais excepcionais de seu irmão, Thibaut decide reparar a injustiça do destino.

Já nos dias 29/11, às 20h, e no dia 7/12 (sábado), também às 20h, o Auditório Heleny Guariba exibe a produção “Mega-Cena”. Trata-se de uma chance em 19 milhões. Para os sortudos ganhadores, o sonho rapidamente vira pesadelo, e suas vidas se despedaçam em um espetacular festival de humor ácido e fortes emoções.

No dia 6/12 (sexta-feira), às 18h, é a vez da película “A Promessa Verde”. Para tentar salvar seu filho Martin, injustamente condenado à morte na Indonésia, Carole embarca em uma luta contra os exploradores de óleo de palma responsáveis pelo desmatamento e contra os poderosos lobbies industriais.

Também no dia 6/12, às 20h20, tem início a exibição do filme “Apenas alguns dias”. Arthur Berthier, um crítico de rock relegado às reportagens gerais após destruir um quarto de hotel, é ferido por um policial enquanto cobre a desocupação de um campo de migrantes. Nessa ocasião, ele se apaixona por Mathilde, a líder da associação Solidariedade Exilados. Querendo ajudar e agradá-la, ele concorda em abrigar Daoud, um jovem afegão, pensando que será por apenas alguns dias.

Finalizando a programação, no dia 7/12, às 18h, a sessão é com o filme “Selvagens”. Em Bornéu, à beira da grande floresta tropical, Kéria acolhe um filhote de orangotango encontrado na plantação de dendê onde seu pai trabalha. Ao mesmo tempo, Selaï, seu jovem primo, se refugia na casa deles para escapar do conflito entre sua família nômade e as empresas madeireiras. Juntos, Kéria, Selaï e o macaquinho vão lutar contra a destruição da floresta ancestral, que está mais ameaçada do que nunca.

Programação


Quinta-feira (21) às 18h00 – Nascimento do Impressionismo (class. Livre)
Quinta-feira (21) às 20h00 – A Fanfarra (class. Livre)
Sexta-feira (29) às 18h00 – A Fanfarra (class. Livre)
Sexta-feira (29) às 20h00 – Mega Cena  (class. Livre)
Sexta-feira (6) de dezembro às 18h00 – Promessa Verde (class. 14 anos)
Sexta-feira (6) de dezembro às 20h20 – Apenas alguns dias (class. Livre)
Sábado (7) de dezembro às 18h00 – Selvagens (class. Livre)
Sábado (7) de dezembro às 20h00 – Mega-Cena  (class. Livre)