A Secretaria da Pessoa com Deficiência (SPD) da Prefeitura de Santo André assinou convênio com o curso de psicologia da Fundação Santo André, que fazem estágio no CRPD -Centro de Referência da Pessoa com Deficiência. O objetivo da parceria é o desenvolvimento de projetos multidisciplinares, relacionados à promoção da acessibilidade, em especial nos espaços públicos, como os parques.
A SPD iniciou os trabalhos em 2020, ano da pandemia de Covid-19. Desde então, promove palestras e outras atividades de conscientização e capacitação sobre conceitos fundamentais relacionados à pessoa com deficiência, principalmente nos equipamentos públicos e instituições parceiras. Em parceria com instituições promove programas e atividades voltadas às pessoas com deficiência e suas famílias, como o CRPD, equipamento que oferece oficinas diversas, cursos, e atividades de acolhimento e interação para pessoas com deficiência e seus familiares.
Durante o Dia da Responsabilidade Social realizado no Campus da Vila Príncipe de Gales, a SPD ministrou a palestra “Aspectos Conceituais e Práticos sobre Acessibilidade e Pessoa com Deficiência”, onde apresentou uma visão abrangente sobre as transformações do conceito de deficiência e seus impactos na formulação de políticas públicas. A discussão abrangeu desde a evolução legislativa até os direitos das pessoas com deficiência, explorando práticas de inclusão, comunicação inclusiva, acessibilidade urbana, e o papel essencial da sociedade para criar ambientes verdadeiramente acessíveis e igualitários.
“Procuramos dar oportunidade aos nossos estudantes de ter contato com diferentes públicos. Nosso curso é bem avaliado pelos órgãos competentes também pelas parcerias que temos trabalhado, como por exemplo, a Prefeitura de Santo André. São fatores que colaboram para a boa formação dos alunos”, relata a Professora Marlene Zola, coordenadora do curso de psicologia da FSA.
Adicione um comentário