Negócios

Fundação Sicredi desenvolve mais de dez projetos para impactar comunidades das cooperativas

A Folha do ABC, à convite do Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, participou do 9º Encontro Nacional de Jornalistas e Formadores de Opinião, que aconteceu, nos dias 6 e 7 de novembro, em Porto Alegre, Nova Petrópilis e Gramado (RS).

Na ocasião, os jornalistas tiveram a oportunidade de conhecer a Fundação de Desenvolvimento Educacional e Cultural do Sistema de Crédito Cooperativo, localizada no Centro Administrativo Sicredi, em Porto Alegre (RS), que tem como objetivo ampliar o impacto positivo nas comunidades e manter viva a essência do cooperativismo por meio do desenvolvimento da estratégia de sustentabilidade sistêmica, e dos programas e iniciativas educacionais, sociais, culturais, ambientais e de governança.

“Temos telas dispostas em painéis informativos nas quais ao tocar elas vão abrindo informações, vídeos, números que são sistêmicos, informações institucionais do Sicredi e conseguimos movimentar estes painéis e cada vez que avançamos, temos informações diferentes. Também trazemos os princípios do cooperativismo, com descrição de cada um deles”, explica o analista do Sicredi, Emanuel Vito Vieira.

A Fundação foi criada em 2005, é uma entidade privada, sem fins lucrativos, com autonomia jurídica e financeira, mantida pelas cooperativas singulares integrantes do Sicredi.

Keyla Copes: gerente de Responsabilidade Social do Sicredi

“As pessoas acabam até confundindo o que é Fundação, o que é o Sicredi porque é tudo uma única coisa. Todos os programas que temos na Fundação são desdobrados pelas cooperativas na ponta. Então, a Fundação Sicredi tem uma característica um pouco diferente de outras fundações porque não estamos conectados com o associado, com a comunidade, quem está conectado com a comunidade é a cooperativa. A Fundação Sicredi é como se fosse a área de interesse social, de inteligência social para o sistema Sicredi dentro desse grupo de empresas”, revela Keyla Copes, gerente de Responsabilidade Social do Sicredi.

“A União Faz a Vida”

A Fundação possui diversos programas, entre eles, “A União Faz a Vida”, que em 2025 irá completar 30 anos. Trata-s do principal programa de educação do Sicredi, que tem a missão de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania.

“Trabalhamos cooperação e cidadania dentro da sala de aula. A Fundação Sicredi habilita os assessores pedagógicos, profissionais da área de educação, mestres, doutores, para fazer formações com os professores nas escolas”, conta Keyla.

Só no Estado de São Paulo, o projeto está presente em unidades Sicredi em mais de 72 municípios, com atuação em mais de 403 escolas, envolvendo mais de 4.429 Educadores e 60.579 crianças e adolescentes. Mas, no Brasil inteiro já são mais de 4,7 milhões de crianças e adolescentes impactados, 230 mil educadores envolvidos, com 4,4 mil escolas participantes em mais de 730 municípios de 15 estados brasileiros.

O projeto foi lançando em 1995, depois os gestores Sicredi realizarem uma visita a Montevidéu, no Uruguai, e descobrirem exemplo de um educação voltada para a cooperação e para a formação de cidadãos.

Emanuel Vito Vieira: analista do Sicredi

Cooperativas Escolares

Outro programa oferecido são as Cooperativas Escolares, que são realizadas em parceria com instituições de ensino que acreditam nos princípios e valores do cooperativismo como proposta educativa. Assim, os estudantes são os protagonistas, atuando como pesquisadores, investigadores e compartilhando conhecimentos com todos.

Assim, os jovens, com orientação de professores orientadores, criam suas próprias cooperativas com fins educativos.

As Cooperativas Escolares já estão presentes em 30 cooperativas e em mais de 137 municípios brasileiros. São mais de 7,5 mil estudantes associados em 240 Cooperativas Escolares ativas, presentes em mais de 130 municípios, com 265 educadores capacitados.

Além desse projeto, existem outros que beneficiam os cooperados, tais como os programas: Crescer, Comitê Mulher, Comitê Jovem, Sicredi na Comunidade, Cooperativas Escolares, Fundo Social, Cooperação na Ponta do Lápis, Movimento de Voluntariado, Programa Pertencer.

Na região do ABC, o Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP oferece os seguintes projetos: Crescer, Pertencer, União Faz a Vida, Comite Mulher e Cooperação na Ponta do Lápis.