Johnny Mercer, inspirado letrista, foi importante elo de ligação entre a primeira geração de compositores do início do século XX, entre os quais, Jerome Kern, Harry Warren, Al Dubin, Victor Schertzinger, Victor Herbert e Irving Berlin e compositores do após-guerra (1939-1945) Henry Mancini, André Previn, Sy Coleman e Gene De Paul.

Mercer, comumente escrevia letras impecáveis mas, quando estava inspirado, também fazia a melodia. Homem criativo, também cantava e muito bem, uma voz agradável e afinada. No final dos anos 1920, deixou a cidade natal de Savannah na Georgia, indo para New York onde conseguiu editar o primeiro trabalho intitulado “Out of Breath” (Sem fôlego), uma parceria com Everett Miller em 1930. Daí em diante, e por todos os anos 1930, escreveu letras para um punhado de canções inseridas em películas cinematográficas com os temas “If You Where Mine” (Se você fosse meu), “Jeepers Creepers” (Aí, meu Deus), “Love Is Where You Find It” (O amor é onde você o encontra) e a belíssima “P.S. I Love You”, (P.S. Eu te amo).
No início dos anos 1940, além da intensa atividade como letrista, aparece em programas de rádio, com suporte das orquestras dos maestros Paul Whiteman, Benny Goodman e Bob Crosby, atuando como mestre-de-cerimônias e cantor. O característico sotaque sulista, logo conquistou o público ouvinte, tornando-se conhecido em todo país, a ponto de liderar o próprio programa, em rede nacional “Johnny Mercer Music Show”, que permaneceu no ar por muitos anos.
Como resultado da destacada e permanente atuação, é convidado a participar da diretoria da ASCAP (Associação Americana de Compositores e Editores Musicais), colaborando de maneira eficaz para o fortalecimento da entidade. Em 1942, junta-se ao compositor Buddy De Sylva e ao empresário Glenn Wallach, fundando a gravadora Capitol Records, etiqueta que se dedicaria à produção de discos de alta qualidade.
Não se pode deixar de mencionar sua atividade como letrista ao lado do musicista Hoagy Carmichael. Juntos criaram alguns dos mais belos temas do cancioneiro popular norte-americano. “Skylark” (Cotovia), “Memphis In June” (Memphis em junho). Outros sucessos, idealizados especificamente para películas rodadas em Hollywood “Blues In The Night” (Blues na noite), “I Remember You” (Lembro-me de você) e “Tangerine” (Tangerina), este composto em parceria com o musicista Victor Schertzinger, em brilhante gravação do cantor e band leader Vaughn Monroe.
Johnny Mercer foi parceiro dos mais destacados musicistas do século xx. Colaborou com enorme criatividade com Richard Whiting, Harold Arlen, Gene De Paul, Jerome Kern, Rube Bloom, Gordon Jenkins, Duke Ellington e Billy Strayhorn. Os anos 1950 foram extremamente produtivos, escrevendo letras dos temas “Here´s To The Lady” (Aqui está para a senhora), “I Wanna Be Around” (Eu quero estar por perto), o grande sucesso do cantor Tony Bennett, “I Like Men (Eu gosto de homens), tema consagrado pela cantora Peggy Lee e também “Days Of Wine And Roses” (Dias de vinho e rosas), em parceria com Henry Mancini.
A canção “On The Atchison, Topeka And Santa Fé” ( Em Atchison, Topeka e Santa Fé), ganhou o “Oscar” de melhor música, dado pela Academia de Hollywood, interpretado pela cantora e atriz Judy Garland, da película “The Harvey Girls” (As garotas de Harvey). O primeiro grande prêmio obtido por Johnny Mercer em parceria com o musicista Harry Warren, cujo verdadeiro nome era Salvatore Guaragna, descendente de pais italianos que se fixaram no bairro de Brooklyn em New York.
Em 1992, o cantor Frank Sinatra ainda apresentava o tema “One For My Baby” (Um para minha garota), parceria de Harold Arlen, o mais famoso “saloom song” de todos os tempos, como um dos principais números de seus shows na televisão. John Herndon Mercer, nasceu na cidade de Savannah-Georgia no dia 18 de novembro de 1909 e faleceu, aos 66 anos de idade, no dia 25 de julho de 1967 em Los Angeles-California. Ele produziu cerca de mil temas musicais que se tornaram parte integrante do repertório das mais importantes orquestras e cantores norte-americanos.

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