A Metra, operadora do Corredor ABD, que atende o ABC e também parte das zonas Sul e Leste de São Paulo, completa mais uma etapa do seu programa contínuo de treinamento e aprimoramento de motoristas de ônibus para que sejam reconhecidos como referências na condução dos veículos. Na edição deste ano, batizada de Semear, o objetivo é transmitir aos condutores dos veículos da empresa padrão diferenciado de serviço que proporcione aos passageiros o sentimento de segurança, conforto, tranquilidade e confiança em todos os percursos atendidos.
José Marcelo da Silva, instrutor de treinamento do Programa Semear, explica que o objetivo da Metra é formar a melhor equipe de profissionais para que sejam reconhecidos pelos passageiros como quem transforma as viagens em agradáveis momentos nos seus deslocamentos diários.
A escolha pelo nome Semear tem por objetivo conscientizar os motoristas da empresa da importância de adotar e disseminar uma conduta defensiva e preventiva para tornar o trânsito mais seguro, pacífico e menos estressante. O curso envolve palestras de experientes profissionais que conscientizam os motoristas sobre a importância da condução preventiva, com suavidade nos movimentos do volante, mudanças de marchas, frenagens e acelerações que preservem os passageiros especialmente em vias com pisos irregulares.
José Marcelo da Silva informa que os benefícios gerados pelo programa de treinamento da Metra têm sido comprovados pela atenção e relacionamento dos motoristas com os passageiros, e redução de ocorrências como acidentes e atrasos, ampliando o reconhecimento dos usuários por intermédio de mensagens enviadas e na conquista de 86,7% de aprovação (excelente e bom) no Índice de Qualidade da Satisfação do Cliente – IQC, que integra o Índice de Qualidade do Transporte – IQT.
A recente eleição do motorista Moisés Perciliano da Silva como o funcionário padrão da Metra deste ano é realçada por José Marcelo da Silva para dimensionar a contribuição que os treinamentos têm para o aprimoramento profissional dos colaboradores da empresa.
O instrutor de treinamento acrescenta, também, que ações como essa contribuíram para a Metra receber dos clientes e usuários do sistema a segunda melhor avaliação das empresas de transporte coletivo de São Paulo, com 85,2% de aprovação excelente e bom no Corredor Metropolitano São Mateus-Jabaquara, no IQC – Índice de Qualidade da Satisfação do Cliente, que integra o IQT, Índice de Qualidade do Transporte, em pesquisa realizada pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.