O noticiário da mídia, nas últimas semanas, mostra que o Supremo Tribunal Federal (STF) mostrou que vai acompanhar de perto a atuação do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB), na aceitação ou não do impeachment da presidente Dilma. Assim, o STF concedeu três liminares, na terça (13), que suspenderam as regras de tramitação determinadas pelo presidente Cunha com a finalidade de abrir um processo de impeachment contra a presidente. Evidentemente, as decisões provisórias definiram que a oposição foi obrigada a rever estratégias montadas para abreviar o mandato de Dilma. Porém, não há como fazer prognóstico sobre qualquer decisão do Supremo, segundo o ex-presidente do ST, Carlos Velloso.
Dissidência
O PSDB do Rio Grande do Sul está em dissidência e, mesmo assim, vai ter até sede própria. Tudo isso porque o senador Aécio Neves (MG), presidente do diretório nacional, fez uma intervenção nos diretórios estadual e municipais com a finalidade de não perder o controle da montagem dos palanques para as eleições municipais de 2016. Isso causou um racha no diretório tucano no Sul. Assim, líderes estão criando um grupo dissidente, com sede própria, e sair em busca de filiados pelo Estado. Os líderes da dissidência são: ex-governadora Yeda Crusius e os deputados estaduais Jorge Pazzobom e Adilson Troca.
Sem caixa
Algumas prefeituras do ABC estão com problemas financeiros, pois não conseguem saldar seus compromissos com fornecedores de peso, pequenos e outras coisas mais. Os principais prejudicados são os pequenos fornecedores, que há meses não conseguem receber os serviços prestados. Até agora, as prefeituras, de um jeito ou de outro, estão conseguindo tocar o dia-a-dia. Porém, essa situação dura meses. Ao que tudo indica, o problema provisoriamente está controlado. Mas, a situação pode piorar se for levada para o próximo ano, que será totalmente eleitoral. Caso não haja solução, o prejuízo vai direto para o candidato que disputar a reeleição ou para quem vai ser candidato com o apoio do prefeito, que finaliza o segundo mandato.
Reforma
Na presidência anterior, a Câmara de Santo André gastou R$ 350 mil para contratar a Fia-USP (Fundação Instituto de Administração) para realizar estudo de readequação dos quadros dos servidores públicos, a redução de 50% do total de funções gratificadas em diversos setores da Câmara, com previsão de contratar 35 servidores. Contudo, o projeto continua parado desde quando o novo presidente da Casa assumiu.
Dobradinha
Meios políticos de Santo André, em relação à eleição para prefeito no próximo ano, revelam que pode sair uma dobradinha entre dois candidatos que pretendem disputar a prefeitura. Os comentários são no sentido que uma dobradinha pode ser formada entre Paulinho Serra (PSDB) e Luiz Zacarias (PTB). Porém, o problema maior é que os dois não abrem a mão de ser cabeça de chapa. Segundo consta, a união deles poderia fortalecer a chapa. Mas…
Vai disputar
O engenheiro Edgar Brandão, funcionário aposentado da prefeitura de Santo André, decidiu lançar sua candidatura a vereador nas eleições de outubro do próximo ano. Em nota enviada por e-mail, Brandão disse que “recebeu honroso convite do Diretório Municipal para me filiar no PSDB e postular uma vaga na relação de candidatos a vereador 2016”.
Octopus
O presidente da agência de propaganda Octobus, Paulo Cesar Ferrari, na quarta (14), em sessão solene, foi homenageado pela Câmara de Santo André, na quarta (14), porque sua empresa está completando 37 anos de existência. A homenagem foi do vereador Carlos Ferreira, aprovada pelos demais pares. Em seguida, houve um coquetel no saguão da Câmara.
Candidatos
Atualmente, São Bernardo já tem três candidatos definidos para disputar a sucessão municipal em outubro do próximo ano. São eles: Tarcisio Secoli (PT), com apoio do prefeito Luiz Marinho, Alex Manente (PPS) e Orlando Morando (PSDB). O ex-prefeito William Dib, por sua vez, está cuidando do fortalecimento do PSC, pois deixou o PSDB. O seu assessor Osmarzinho, contatado pela coluna, revelou que DIB vai tomar a decisão de se candidatar a prefeito somente no primeiro semestre do próximo ano por causa da atual crise político-financeira.
Vereança
O deputado Orlando Morando (PSDB), na entrevista concedida este jornal na edição passada, revelou que seu partido terá 45 candidatos a vereador, sendo muitos novos filiados e outros com peso de votos, já conhecidos no meio político, como o ex-deputado Edinho Montemor e os ex-vereadores Ary de Oliveira, Sérgio Demarchi e Alberto Raposo. Os votos desses candidatos nas últimas eleições, segundo Morando, podem garantir ao PSDB a eleição de oito candidatos na Câmara de São Bernardo. Ainda sobre candidatura, Morando informou que seu candidato à vice será destinado a outro partido.
Contra
OAB de São Caetano firmou posição contrária à aprovação do aplicativo pelos vereadores da cidade. Adilson Paulo Dias, presidente da OAB, assegurou que “o Judiciário considerou inconstitucional o transporte individual remunerado e fez censura ao Uber em outros estados e, em São Caetano, pode se tornar inaplicável”.