Política

Morando: “é preciso ter a humildade de ouvir os desejos da população”

O deputado Orlando Morando (PSDB), que tem intenção de sair candidato à prefeito de São Bernardo, em 2016, em entrevista exclusiva à Folha do ABC, na quinta (8), revelou que está muito otimista em relação à eleição do próximo ano. Na semana passada a legenda, em São Bernardo, recebeu diversos novos filiados. O objetivo é claro, eleger pelo menos oito vereadores na Câmara. “Buscamos a possibilidade de ter oito, dez e até doze vereadores. Isso seria muito importante pois, teríamos mais de um terço das vagas”, afirma. Morando acredita que, com muita disposição irá alcançar a mudança e renovação que a população espera e que a crise institucional nacional que o PT enfrenta, em somatória com a crise econômica do País, lhe dá a segurança que o PSDB chegará ao segundo turno.
A lista total da composição dos filiados no PSDB em São Bernardo, que disputarão uma vaga na Câmara, conta com 45 nomes, muitos são novos filiados, de peso nos votos, outros, já conhecidos no meio político, como o do ex-deputado federal Edinho Montemor, os ex-vereadores Ary de Oliveira, Sérgio Demarchi e Alberto Raposo.
“Com os votos que esses candidatos obtiveram nas últimas eleições, já elegeríamos seis, calculando que um partido que tem candidato a prefeito faz, historicamente na cidade, pelo menos dois, isso nos dá a segurança de afirmar que devemos eleger oito vereadores do PSDB de São Bernardo”, assegura Morando.
Em relação aos partidos aliados, o deputado afirma que já possui três. “Hoje, já temos uma aliança com o PHS, que deverá eleger dois vereadores; com o PRTB, que deverá eleger um e o PP, que tem uma chapa que deverá eleger um também”, afirma. E completa: “ainda estamos dialogando com o DEM e outros partidos menores. Ao todo, deveremos chegar nas eleições com mais de cinco partidos aliados”, diz.
O deputado diz que está “muito otimista” em relação às eleições. “Quando disputei a eleição em 2008, fui derrotado pelo Marinho, mas, naquele momento nós elegemos 12 vereadores numa Câmara com 21 vagas. Naquela eleição, fui para o segundo turno e elegi o maior número de vereadores. Então, mostra que a montagem da chapa de candidatos ajuda muito a candidatura do prefeito”, afirma.
A estratégia de Morando é ter  muita disposição, renovação e mudança. “Tenho convicção de que o PSDB representa essa mudança com segurança. O PT passa por uma crise institucional nacional e consequentemente tem reflexos diretos em São Bernardo, a nível municipal, na administração do Marinho, que vem deixando a desejar. E ainda a crise econômica afeta o PT no ABC e em São Bernardo. O País está sem condições de retomar o crescimento, estamos anestesiados, o Brasil está na UTI e ninguém acha nem a doença e nem o médico”, revela.

Vice e pré-candidatura
Sobre o vice, Morando é enfático: “a decisão não será tomada esse ano ainda, mas, não será de chapa pura. O vice virá de um partido que esteja na coligação ou de algum partido que venha aderir ainda”.
E como será que Morando está trabalhando para, num futuro breve, ser o pré-candidato do PSDB para prefeito em São Bernardo? “Estou cumprindo meu mandato de deputado e fazendo visitas institucionais naquilo que o meu mandato tem a obrigação de cumprir. É obvio que a demanda aumentou na cidade, por conta da expectativa de eu ser candidato a prefeito no futuro. Então, você é mais requisitado. O que tenho feito é visitar a cidade e ouvir as pessoas, o que é muito importante”, diz.
Morando acredita que “o partido e as pessoas que pretendem governar essa cidade devem ter a humildade de ouvir os desejos da população. Estou me pautando nisso e montando uma boa equipe para fazer um bom plano de governo, com pessoas capacitadas, com currículo, experiência e notoriedade, o que eu considero muito importante e ainda treinando e capacitando os candidatos a vereador”, conclui.