Política

ABC começa a definir prováveis candidatos a prefeito para 2016

Nos bastidores políticos de Santo André, São Bernardo e São Caetano, a pergunta é a mesma: “quem será candidato a prefeito em 2016?”.
Em Santo André, o prefeito Carlos Grana (PT), que foi eleito, no segundo turno, em 2012, com 204,5 mil votos, tentará se reeleger e, provavelmente, en-frentará seus ex-secretários nas urnas, Paulinho Serra (PSD), que ocupava a pasta de Obras de seu governo, e Raimundo Salles (PPS), que estava à frente da Secretaria de Cultura e Turismo. Outros possíveis candidatos, que já sinalizaram a intenção de lançarem suas candidaturas é vereador Luiz Zacarias (PTB), eleito com 6,3 mil votos, em 2012; e o ex-prefeito Aidan Ravin (PSB), que, envolvido no escândalo do Semasa, ainda aguarda a Câmara de Santo André votar suas contas de 2010 e 2011. Aidan obteve 174, 8 mil votos, no segundo turno quando disputou a reeleição à prefeito, em 2012 mas, conquistou 50,4 mil votos para deputado federal, em 2014.
Em São Bernardo, o prefeito Luiz Marinho (PT), prepara o secretário de Serviços Urbanos, Tarscisio Secoli, para ser o candidato a prefeito da legenda. Secoli tem sido visto ao lado do prefeito em, praticamente, todos os eventos que Marinho comparece. O petista deverá enfrentar o deputado estadual Orlando Morando (PSDB), que foi o mais votado em São Bernardo, com 103, 2 mil votos (só na cidade). Morando já articula, nos bastidores, possíveis alianças e tem gastado sola de sapato, visitando diversos bairros de São Bernardo, para acompanhar suas conquistas como deputado, e ouvir a população. Outro provável rival, será o  deputado federal, Alex Manente (PPS), que obteve, somente em São Bernardo, nas últimas eleições, 88,5 mil votos. Manente já trabalha à “todo vapor” e já fez até forte publicidade de suas ações como deputado na Rede Globo, em horário nobre. William Dib (PSC) também havia intenção de concorrer à vaga do Paço, porém, na última semana, segundo informou seu assessor Osmarzinho, à Folha que, devido à crise político-financeira do País, Dib irá decidir se sairá candidato ou ano, no primeiro semestre de 2016. O ex-prefeito Walter Demarchi, também foi cogitado a disputar à Prefeitura, em um evento político, nessa semana.
Já em São Caetano, o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), eleito em 2012, com 61,1 mil votos, deverá ter como adversário o ex-prefeito José Auricchio Jr. (PSDB), que obteve em 2008, quando foi reeleito, 62,3 mil votos. Gilberto Costa (PEN), que obteve 9,1 votos quando foi postulante uma vaga como deputado federal, em 2014 e o vereador Fabio Palacio (PR), o segundo mais votado da cidade, com 2,3 mil votos também já afirmaram que poderão disputar as eleições para prefeito no próximo ano.