
(Foto: PMSBC)
Dez professores da rede municipal de ensino de São Bernardo selecionados para o primeiro intercâmbio internacional gratuito do Conecta Professor já estão com as malas prontas para embarcar rumo à cidade do Porto, em Portugal. O grupo irá participar do Congresso Porto ICRE’26 – 5ª Conferência Internacional do Porto sobre Investigação em Educação.
A proposta do Conecta Professor é valorizar e fortalecer a formação pedagógica, incentivar a capacitação contínua dos profissionais da rede municipal em novas metodologias e proporcionar vivências internacionais que ampliem o repertório técnico e cultural.
“Estou muito animada com a oportunidade de conhecer uma nova cultura, a arquitetura, a gastronomia e os pontos turísticos do Porto. Tenho certeza de que essa vivência será transformadora”, disse a professora de Educação Infantil na Emeb Mariana Neves Interliche, no bairro Assunção, Viviane Pontes dos Santos.
Segundo a professora, ser contemplada pelo Conecta Professor representa a realização de um sonho, porque conhecer a cidade do Porto era um desejo antigo, que acreditava ainda estar muito distante. “Receber essa oportunidade é motivo de imensa alegria, gratidão e entusiasmo. Pretendo aproveitar essa experiência com muita dedicação, buscando aprender, ampliar meus conhecimentos e vivenciar novas práticas educacionais que possam enriquecer meu trabalho e contribuir com a rede de ensino”, afirmou.
Professora de Apoio a Projetos Pedagógicos em Tecnologia, Criatividade e Inovação (PAPP-TECCI) na EMEB Maurício Caetano de Castro II, no bairro Alves Dias, Inês Aparecida Santos Taglianetti avalia que ser selecionada para integrar o primeiro grupo do Conecta Professor, em meio a centenas de docentes da rede municipal, “é um presente gigante”.
“Ir para esse Congresso tem um gosto muito especial, porque levo comigo todos os colegas PAPP TECCI. A gente senta ao lado do professor regente, coloca a mão na massa e transforma a tecnologia em aprendizagem de verdade. O nosso trabalho é provar que inovação não precisa só de tela brilhante”, afirmou. “A gente usa um simples giz no chão do pátio para ensinar programação. Poder mostrar na Europa que no nosso chão de escola brasileira se faz ciência e pesquisa a muitas mãos é a maior recompensa de todas. O nosso voo é só no domingo, mas a educação de São Bernardo já está voando alto faz tempo!”, frisou Inês.
Os professores submeteram trabalhos para apreciação da organização do congresso, e aqueles selecionados serão apresentados pelos autores durante a programação do ICRE2026. Segundo a Secretaria de Educação, as propostas evidenciam forte compromisso com a educação inclusiva, a equidade e a justiça pedagógica, abordando temas como adaptação curricular, educação socioemocional, valorização docente, cultura corporal, interculturalidade e o uso crítico da inteligência artificial no contexto escolar.
A conferência deste ano leva em consideração os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), contribuindo para a discussão sobre educação de qualidade, bem-estar como indicador de sucesso, as práticas educacionais e inteligência artificial como desafio urgente nos contextos educacionais. Três áreas principais serão abordadas: Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores, Educação Especial e Pedagogia Inclusiva e Desafios Sociais, Cultura e Educação.
CRONOGRAMA – Conforme cronograma definido para a viagem, o grupo embarca para o intercâmbio em Portugal neste domingo (19/7) e retorna no dia 26. A conferência será realizada entre os dias 21 e 24 de julho. Nos outros dias, os professores poderão aproveitar para passear, visitar pontos turísticos e culturais da cidade do Porto e localidades próximas e conhecer e experimentar a culinária tradicional.
O congresso é organizado pelo Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), da Faculdade de Educação do Instituto Politécnico do Porto. A estrutura reúne acadêmicos, estudantes, professores, pessoas que estudam educação e áreas que se relacionam com o evento.
Professores selecionados para o Conecta Professor:
Henriette Blaskievicz – EMEB Marly Buissa Chiedde (bairro Demarchi)
Angela Janaina Ferreira Fornazier – EMEB Professora Nádia Aparecida Issa Pina (Nova Petrópolis)
Monica Jimenez Jimenez – EMEB Professora Marineida Meneghelli de Lucca (Vila Sao Pedro)
Daiana Cristina Santana Oliveira – EMEB José Luiz Jucá (bairro Montanhão)
Vanessa Evangelista Nanci – EMEB Doutor José Ferraz de Magalhães Castro (Independência)
Fabricio Vilela Silva – EMEB Regina Rocco Casa II (Vila São Pedro)
Thiago Aparecido Miranda – EMEB Belmiro Soares da Cunha ( Demarchi)
Aparecida Santos Taglianetti (PAPP-Tecci) – EMEB Maurício Caetano de Castro II (Alves Dias)
Viviane Pontes dos Santos – EMEB Mariana Neves Interliche (Assunção)
Erika do Nascimento Santos Gritti – EMEB Josué de Castro (Baeta Neves)
















Adicione um comentário