Política

Resultados da eficácia da CoronaVac serão publicados no início de dezembro

O secretário de Saúde do Estado, Jean Carlo Gorinchteyn, acaba de anunciar, nesta segunda (23) de novembro, durante coletiva de imprensa no Instituto Butantan, novas informações sobre a vacina CoronaVac e sobre os dados epidemiológicos.

Houve aumento no número de pacientes internados no Estado, em relação ao número da semana anterior, de 17%, o que corresponde a 1.180 novos pacientes. “Os dados resgatados pelo Ministério da Saúde estão sendo analisados de uma forma muito cautelosa, individualizada, para cada um dos municípios, uma vez que esses dados podem representar dados que, até então, foram represados pelo sistema do Ministério da Saúde, e desta maneira poder documenta-los e refletir na modificação ou elevação dos dados apresentados”, esclareceu o secretário de Saúde.

Gorinchteyn reforçou o pedido para que a população mantenha a utilização das máscaras, evite aglomerações, mantendo o distanciamento entre as pessoas, e sigam as orientações sanitárias. “Diferente do que temos visto em várias cidades, não só do Estado de São Paulo, mas do próprio País”, disse.

Também foi anunciado que os resultados da competência e eficácia da vacina CoronaVac serão anunciados na primeira semana de dezembro, logo após a conclusão da terceira fase da testagem. Após esse anúncio, os dados serão enviados a ANVISA para reconhecimento e chancela da vacina, segundo o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas. “A expectativa é que o registro ocorra já em janeiro de 2021, para que as 46 milhões de doses da CoronaVac comecem a ser aplicadas na população”, disse.

No início de dezembro o Butantan já irá iniciar a produção de 40 milhões de doses da vacina, que serão complementadas com 6 milhões de doses que chegarão da China, também em dezembro.

“Qual é a vacina boa? A vacina boa é que dá certo. A vacina é fundamental e desejada. Somos 213 milhões de brasileiros, precisamos de todas as vacinas aprovadas pelo Programa Nacional de Vacinas, que é muito exitoso, bem quisto no mundo inteiro”, disse David Uip, membro do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo.

Também participaram a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; o coordenador e o secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, respectivamente, José Osmar Medina, João Gabbardo dos Reis.

BOLETIM-  Gorinchteyn também atualizou o número de casos no Estado:

– 1.210.625 casos confirmados

– 41.276 óbitos

– 3.871 internações em UTI

– 5.089 internações em enfermaria

A taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Estado é 47,4% e na Grande São Paulo de 55,2%.