Negócios

Sicredi faz 35 anos com 240 mil associados

   A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP completa 35 anos este mês. A cooperativa que começou com a união de 35 pessoas, associadas da Coopervale (atual C.Vale), hoje conta com mais de 240 mil associados e 1.400 colaboradores. São cerca de 25 mil associados no ABC, em 12 agências. Até 2023, a cooperativa deve chegar a R$ 10 bilhões de ativos administrados. Em entrevista exclusiva com o presidente da Sicredi, Jaime Basso, o executivo revelou que o maior propósito é transformar a realidade das pessoas e que os recursos da cooperativa são todos investidos na própria localidade, o que promove crescimento e inclusão. Confira.

Folha do ABC – A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP completa 35 anos neste mês de outubro. Ao longo dos anos, quais foram os principais desafios e conquistas?

Jaime Basso – O lado humano e a preocupação com as regiões em que estamos presentes são fatores que nos fizeram chegar aonde estamos. Na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, os associados são os donos da cooperativa. Nosso maior propósito é transformar a realidade das pessoas. Além disso, os recursos da cooperativa são todos investidos na própria localidade, o que promove crescimento e inclusão.

   A cooperativa que começou com a união de 35 pessoas, associadas da Coopervale (atual C.Vale), hoje conta com mais de 240 mil associados e 1.400 colaboradores. Até o fim do ano, a cooperativa deve chegar a R$ 10 bilhões de ativos administrados.

 

Folha – Na segunda (9), será inaugurada a nova Sede Administrativa da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, em Palotina (PR), além disso, qual a programação para celebrar o aniversário?

Jaime – Ao longo desses 35 anos, a cooperativa vem crescendo e evoluindo. A nova Sede Administrativa que vamos inaugurar é mais um momento de evolução e que vem para prestar um atendimento ainda melhor às agências. Atualmente, são 97, sendo 54 no Paraná e 43 em São Paulo, onde estamos presentes na capital e no ABCD.

   A qualidade no atendimento ao associado e no relacionamento com a sociedade depende de um bom ambiente interno. A nova sede vem para termos condição ainda melhor de trabalho aos 300 colaboradores da sede da cooperativa e, consequentemente, melhor prestação de serviço para as agências. Quem ganha com isso são os associados. Um maior espaço é importante para que possamos continuar investindo na capacitação dos colaboradores.

 

Folha – A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP conta com mais de 240 mil associados e 97 espaços de atendimento. No ABC, há quantos associados e quantas agências? Há planos de expansão na região? 

Jaime – Atualmente, temos cerca de 25 mil associados no ABCD Paulista, em 12 agências. Recentemente, inauguramos mais um espaço de atendimento na região, localizado na ACISCS, em São Caetano. Esse é o momento de fortalecermos o relacionamento, entendermos a demanda dos associados e disponibilizarmos produtos e serviços aderentes à realidade de cada um. Entendemos que há espaço para expansão e, com certeza, virão novas agências e, principalmente, ações para atrairmos mais pessoas para o cooperativismo. Estamos evoluindo e ainda temos um potencial enorme de crescimento, até porque a forma de atuação do Sicredi contribui para promover o desenvolvimento local.

 

Folha – O Sicredi oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros, no ABC quais são os que têm maior procura? Haverá a implantação de novos serviços?

Jaime – Estamos firmes no nosso propósito: “Construir juntos uma sociedade mais próspera”, com o foco no atendimento das necessidades dos associados com os mais de 300 produtos e serviços financeiros, que vão desde conta corrente, poupança e cartões, por exemplo, às soluções mais modernas e inovadoras do mercado, como o homebroker. Para o futuro, seguiremos investindo em tecnologia para proporcionar toda a facilidade para os associados, mas sem nos afastar dos ideais dos fundadores. Vamos manter o Sicredi competitivo e moderno para que possamos seguir atraindo pessoas que queiram se somar ao movimento cooperativista. Assim, garantimos o crescimento perene do empreendimento.

   A cooperativa presta serviço de gestão financeira aos associados. Os principais produtos utilizados são os investimentos, onde o associado deixa suas reservas com rendimento, e o crédito para pessoas físicas e jurídicas. Em uma sociedade de pessoas, temos aquelas que são poupadores e as que são tomadoras de crédito, e cabe a cooperativa fazer essa gestão. A cooperativa oferece excelentes opções de investimentos e para operações de crédito, sempre procurando atender aqueles associados que não tem acesso direto a outras instituições financeiras ou que encontra com custo mais elevado. O Sicredi chega com preços mais competitivos e justos.

 

Foto: Divulgação