Jean Carlo Gorinchteyn, Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, anunciou, nesta terça (22) de dezembro, durante coletiva de imprensa no Instituto Butantan junto à secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, a adoção de medidas mais restritivas para tentar frear o avanço do contágio pelo coronavírus nas festas de final de ano.
Entre os dias 25 a 27 de dezembro e de 01 a 03 de janeiro, apenas poderão funcionar serviços essenciais em todo o Estado de São Paulo. Além disso, em janeiro, nenhuma região do Estado será classificada na fase verde do Plano São Paulo. A próxima reclassificação está marcada para o dia 7 de janeiro de 2021.
O secretário anunciou que a região de Presidente Prudente foi rebaixada à fase vermelha do Plano São Paulo, na qual apenas podem funcionar os serviços essenciais, pois a cidade atingiu 83% de ocupação dos leitos de UTI.
De acordo com Gorinchteyn, nas últimas quatro semanas, o Estado registrou aumento de 54% no número de casos, 34% no número de óbitos e 13% no número de internações.
Também participaram o coordenador e ao secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, respectivamente, Paulo Menezes e João Gabbardo dos Reis.
BOLETIM:
– 1.398.727 casos confirmados
– 45.395 óbitos
A taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Estado é 61,9% e na Grande São Paulo de 67%.