O programa Via Rápida Emprego está com vagas abertas em todo o ABC. A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado de São Paulo com as prefeituras. As aulas estão previstas para começar dia 4 de abril.
Em Santo André, estão disponíveis 200 vagas abertas para cursos profissionalizantes. As opções de cursos presenciais são corte e costura, maquiagem e manicure, design de sobrancelhas e pedicure. As aulas acontecerão nos Centros Públicos de Formação Profissional (CPFP) da cidade. As formações em assistente de recursos humanos, montagem e manutenção de computadores, operador de caixa e porteiro são no formato remoto.
Em São Bernardo, são 200 vagas disponíveis, distribuídas por oito alternativas diferentes, entre as modalidades do próprio Via Rápida e São Paulo Tecnologia.
As vagas são direcionadas preferencialmente a mulheres e as inscrições se dão exclusivamente online. O pacote inclui cursos de assistente de cabelereiro (manhã), assistente administrativo (manhã), desenho técnico mecânico (tarde) e informática básica (tarde), todos eles presenciais, assim como as opções de atividades de forma virtual, abrangendo o curso de assistente administrativo (neste caso noturno), auxiliar de logística (noturno), inglês para recepção (noturno) e balconista de farmácia (noturno).
Em Diadema, o Governo do Estado disponibilizou 180 vagas para cursos de qualificação profissional com aulas remotas e presenciais, voltados a empreendedores e trabalhadores do município. Cada curso oferece 30 vagas. São eles: Assistente Administrativo (60 horas); Assistente de Recursos Humanos (60 horas); Auxiliar de Logística (60 horas); Gestão de Pequenos Negócios (80 horas); Recepção e Atendimento (60 horas) e Inglês para Recepção (60 horas).
Em Mauá, são dois cursos com vagas apenas para o público feminino. Nesta ocasião, as aulas são de pintura predial e eletricista instaladora residencial. A munícipe deve inserir ‘Mauá’ no campo “município”, selecionar o curso e preencher as informações solicitadas. As aulas estão previstas para começar em abril. Os cursos vão ocorrer de segunda a sexta, das 8h às 12h, e a carga horária é de 100 horas.
As aulas de pintura predial serão ministradas na sede da Economia Solidária, na Rua Oscarito, 809, Jardim Sônia Maria. Já as aulas de eletricista instaladora residencial serão realizadas no prédio da Secretaria de Trabalho e Renda, na Rua Jundiaí, 63, Matriz.
As inscrições para todos os cursos devem ser feitas no site www.cursosviarapida.sp.gov.br até 21 de março. Para participar, é necessário ter um cadastro no Login SP. Essa plataforma é uma identidade digital única para o cidadão paulista, que garante acesso aos serviços digitais oferecidos pelo Governo do Estado.
Para garantir a permanência dos alunos e a conclusão do curso, o programa Via Rápida Emprego oferece uma bolsa auxílio de R$ 210 para os estudantes que atenderem a critérios do programa, como ter mais de 75% de frequência no curso, ser maior de 16 anos, alfabetizado, domiciliado no Estado de São Paulo e desempregado.