Autos

Volvo muda meta de vender apenas elétricos de 2030 para 2040

Jim Rowan: CEO global da Volvo Cars

O CEO global da Volvo Cars, Jim Rowan, junto à equipe de especialistas, apresentaram, na quarta (4), a renovação do híbrido XC90 e o lançamento do elétrico EX90.

Com cinco modelos 100% elétricos em seu portfólio e outros cinco em desenvolvimento, a eletrificação total da gama de produtos segue sendo um pilar fundamental para a Volvo Cars. Se tornar uma marca totalmente elétrica segue sendo meta a longo prazo, assim como atingir a emissão zero de gases de efeito estufa até 2040. Esta nova estratégia substitui o objetivo anterior de ter apenas produtos elétricos no portfólio até 2030.

No ano que vem, a expectativa é de que o percentual de vendas globais de veículos eletrificados supere a marca de 50%. Bem antes do fim da década, a montadora contará com um portfólio completo de carros 100% elétricos, o que permitirá à montadora sueca se tornar totalmente elétrica quando os mercados estiverem favoráveis e, os consumidores, prontos.

Um dos motivos para esta mudança de estratégia deve-se a diversos fatores externos, a começar pela estrutura de pontos de carregamento não avançar tão rápido como o esperado. Somado a isso, políticas locais e impostos de importação de veículos elétricos também contribuíram para esta reavaliação. A Volvo Cars reforça a necessidade de políticas governamentais mais fortes e estáveis, em prol da eletrificação.

Durante o segundo trimestre deste ano, 26% dos modelos vendidos pela Volvo no mundo eram totalmente elétricos, colocando a marca sueca na liderança do segmento premium. Se considerarmos veículos eletrificados, este número sobe para 48%. No Brasil, este número é ainda mais impactante: os modelos 100% elétricos já representam mais de 50% das vendas. Como toda a linha de produtos no país é eletrificada, a Volvo Car Brasil foi uma das primeiras operações da marca a entregar resultados nos últimos anos sem veículos a combustão.

Desde o anúncio deste objetivo de ser totalmente elétrica, a montadora lançou cinco modelos 100% elétricos: XC40, C40, EX30, EX90 – apresentado, oficialmente, na quarta (4) – e o EM90 (minivan elétrica, indisponível no mercado brasileiro). Em pouco tempo, o EX30 se tornou um dos três veículos elétricos mais vendidos na Europa.

 “Estamos convictos na nossa crença de que nosso futuro é elétrico. Um carro elétrico proporciona uma experiência de direção superior e aumenta a possibilidade de utilização de tecnologias, oferecendo uma melhor experiência aos clientes. De qualquer forma, está claro que a transição para eletrificação não será linear, pois os consumidores e os mercados se movem em diferentes velocidades. Somos pragmáticos e flexíveis, enquanto mantemos nossa posição de liderança na indústria em eletrificação e sustentabilidade”, afirma Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.

Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, reforça que a estratégia adotada para o mercado nacional está totalmente alinhada com a diretriz global e seguirá intocada.

“A Volvo Car Brasil foi uma das primeiras operações do mundo a decidir ter uma gama de produtos 100% eletrificada. Todos os modelos Volvo vendidos no país são totalmente elétricos ou híbridos plug-in. Desde o lançamento do EX30, superamos a marca de 50% das vendas de produtos 100% elétricos. Nosso propósito no país segue o mesmo de respeitar o desejo e o tempo do cliente na migração para a nova tecnologia, além de seguirmos trabalhando para romper as barreiras do carro elétrico, seja através de produto, infraestrutura de recarga ou geração de conhecimento sobre o tema”, exalta Godoy.

Atualização rumo à redução de CO2

Novo elétrico Volvo EX90

Como resultado dos ajustes na meta de eletrificação, a Volvo também atualizou seu objetivo de redução de emissão de CO2, mas segue como a empresa líder no segmento automotivo. Até 2030, a montadora almeja reduzir a emissão de gases de efeito estufa em, pelo menos, 65% quando comparado com os níveis emitidos em 2018, enquanto a meta anterior era de 75%. Para o próximo ano, o objetivo é ter 30 a 35% menos emissão do que em 2018, em comparação com a estimativa anterior de 40%.

A Volvo pretende avançar ainda mais, ao exigir que seus fornecedores sigam diminuindo o nível de emissão de CO2 para todos os materiais utilizados pela montadora. Na primeira metade deste ano, a redução foi de 25% na fabricação de cada carro, também considerando 2018 como referência.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário