A ciência contábil e o uso da Inteligência Artificial (IA)
A ciência contábil conta com seis séculos de história, a IA, já com quase um século, mas só agora com uma “explosão” de uso.
Os recursos e utilidades de ambas individualmente são imensos. Imaginemos o que elas juntas podem produzir de espetacular, em prol das organizações e da sociedade.
Uma contabilidade “criativa”, fraudulenta, assim como o uso da IA sem ética, são altamente destruidoras. Somos mais pelo “copo meio cheio”. Concentramo-nos mais, nos aspectos positivos delas.
A contabilidade é a ciência do patrimônio, o conjunto de ativos, passivos e do patrimônio líquido de uma organização, representados por dados e números muito valiosos, se fidedignos.
Se juntas, a contabilidade e a IA podem potencializar inúmeros e úteis benefícios. Então o que fazermos para que isso ocorra?
Sabemos que a IA pode exercer papel substancial, para o adequado uso de dados. Ela tem o poder de ler, entender, analisar e utilizar dados de maneira mais que eficiente e eficaz, mas efetiva, se ela for inteligentemente trabalhada.
Sabemos que a contabilidade com suas especialidades, como: financeira, gerencial, custos, auditoria, perícia ETC. produz abundantes e úteis dados, que devem ser criteriosamente analisados e amplamente utilizados pela gestão e governança da organização.
Alguns aspectos em que ambas, trabalhando juntas, podem ser muito valiosos à Organização:
- Análise de dados
A IA pode ajudar a processar os dados produzidos pela contabilidade de forma rápida e efetiva, possibi-litando aos gestores concentrarem esforços na interpretação e tomada de decisões. - Capacitação dos Profissionais
Conteúdos técnico contábil, tri-butários e outros produzidos com ajuda de IA, podem colaborar com o aprendizado de alfabetização em dados, considerando o nível de cada profissional, ou seja, atendendo a personalização. - Ferramentas de ajuda para interpretação
A IA pode gerar visualizações automáticas, ajudando os profissio-nais no entendimento de padrões, tendências, fazer comparações intui-tivamente. Soluções de visualização orientadas por IA, podem facilitar a compreensão de dados mais complexos, permitindo a pessoa se valer de suas habilidades e competências, eficazmente. - Análise e Uso de dados
A alfabetização em dados, conjugado com conhecimentos contábeis, possibilita à pessoa uma maior capacidade de interpretar gráficos, tabelas e estatísticas. É fundamental que o profissional de contabilidade tenha essa compreensão. - Atividades que possibilitam o uso de R.P.A
Automatizar processos é essencial para que se ganhe tempo, resultando em maior produtividade e com riscos mitigados. Para dar consistência aos dados, o uso de IA é amplamente recomendável.
Feito isso, os profissionais vão se dedicar a desenvolver suas habilidades críticas, como interpretar e tomar decisões, visando a entrega de Valor aos Clientes. - Uso ético de dados produzidos pela contabilidade
Aplicando a técnica contábil, a legislação tributária, trabalhista e outras em suas essências, possibilitará o profissional a ter segurança na aplicação do código de ética da profissão contábil e por consequência na responsabilidade técnica, com dados contábeis seguros, sem manipulações. Esta visão e desenvolvimento, leva a uma alfabetização em dados de forma exemplar.
São essas contribuições da ciência contábil, conjugadas com alfabetização em dados com recursos de IA, que devem nortear o novo profissional não só da contabilidade, mas a partir dela e em benefícios de todos, pessoas e da Organização. Dotar todo o Time da compreensão desses novos conceitos, é contribuição relevante que deve ser incorporada à gestão e governança, para organizações com atividades mais simples ou complexas.
Concluindo
Considerando que a contabilidade é uma ciência baseada em dados estruturados, a IA traz novas perspectivas em fazer análise de documentos não estruturados – PDF, DOCS, E-MAILS ETC.
Dessa forma, o conceito da análise contábil fica muito mais completo, somando-se à análise dos números/resultados (estruturados) a documentos, balanços, relatórios financeiros, ETC (não estruturados).
Com todo esse ferramental disponível, temos que nos preparar cada vez mais para saber interagir com essas novas tecnologias, e, principalmente, saber perguntar para os dados e para a IA.
Propósito do Webinar de 24/10, 19h
Um pouco do descrito acima e úteis insights, é o que o Webinar de 24/10, 19h, com Cesar Ripari da QLIK pretende passar à todos que possam estar conosco.
Solicite sua inscrição no e-mail relacionamento@aspr.com.br
Adicione um comentário