01 May 2024

Santo André iniciou o mês de maio com a reabertura do viaduto Presidente Castelo Branco. Após um mês de celebrações dos 471 anos da cidade, que contou com a entrega de grandes obras, a Prefeitura liberou totalmente o Viaduto Presidente Castelo Branco, na manhã desta quarta (1). A obra contou com 200 funcionários trabalhando diuturnamente para executar todas as etapas de recuperação, entre elas a instalação de fibras de carbono, nos formatos de lâminas e mantas, que permitem que o viaduto suporte um maior fluxo de veículos transitando e cargas adicionais, sem ganhar sobrecarga de peso em sua estrutura.

O viaduto foi interditado em novembro de 2022 para obras de recuperação estrutural. Em dezembro de 2023, foi reaberto parcialmente para tráfego de veículos leves em algumas faixas. A cerimônia de reabertura contou com a presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, que não economizou elogios ao prefeito de Santo André, Paulo Serra.

“Paulo é uma referência para nós. Toda vez que fazemos reunião de prefeitos, ele é quem tem as melhores ideias, ele que lidera, ele que dá o rumo. Um cara muito simples, muito humilde, muito preparado, que sempre orienta todos nós prefeitos nas reuniões que a gente trata de todos temas importantes com a questão do municipalismo”, afirmou Nunes.

O prefeito da Capital afirmou que São Paulo tem, hoje, 1,8 mil obras acontecendo simultaneamente. “Ontem, entreguei a avenida Santo Amaro. Hoje, Santo André ganha um grande presente, em um dia importante. É com trabalho, no dia do Trabalho, que traz resultados para a população”, comentou.

Nunes ainda comentou sobre a troca de experiências com a Prefeitura de Santo André, como é o caso da instalação da Faixa Azul para motos, projeto recém implantado em Santo André, que tem como espelho a iniciativa colocada em prática na Capital. “Vim também para participar da inauguração do primeiro trecho de faixa azul de Santo André. Chegamos em São Paulo, a 98 km de faixa azul, onde diminuiu drasticamente acidentes e óbitos e dá segurança aos motociclistas. São Paulo tem 1,2 milhão de motos circulando pelas ruas diariamente”, comentou.

Durante as obras de recuperação do viaduto, as equipes encontraram diversos problemas que apontavam o desgaste de várias estruturas, como locais na laje estrutural com partes de concreto desgastado, falta de armadura de ligação na laje superior e também na parte interna do viaduto, resultado da falta de manutenção ao longo dos anos. “Esse viaduto tem 50 anos, naquela época o padrão construtivo era outro, as exigências de carga eram outras. Passamos por transtornos e dificuldades. Mas, agora, aqui vai virar, de novo, um corredor seguro, que carga pesada por passar por cima e que vai escoar o trânsito da cidade”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Uma das últimas etapas das intervenções foi a troca dos chamados aparelhos de apoio, estruturas que também possibilitam o aumento da vida útil do viaduto. As placas que foram removidas tinham cerca de 40 anos e estavam degradadas pela ação do tempo.

O Viaduto Castelo Branco recebeu novo recapeamento asfáltico, nova sinalização horizontal e vertical e foi a primeira etapa entregue no pacote de intervenções realizadas no Complexo Santa Teresinha.

 

Foto: Folha do ABC 

 
Última modificação em Quarta, 01 Maio 2024 18:12

A CPTM, com apoio da Senna Brands, inaugurou, nesta quarta (1) uma série de atividades artísticas nas principais estações da companhia para homenagear os 30 anos do legado de Ayrton Senna. A trajetória nas pistas e a história de vida do piloto irão servir de inspiração para as criações dos artistas, catalogados pela Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo, por meio do Museu de Arte de Rua (MAR).

Ao longo dos meses, uma estação será contemplada com uma obra inédita. A Estação Brás iniciará esta série de exposições artísticas. No local, o argentino Santiago Panichelli, pinta um mural de 100 m² dedicado especialmente ao piloto. “Quando chegou este convite, pensei em uma imagem que não seja a clássica, ou seja, aquela figura de preferência com o capacete coberto e na postura de sucesso. Quero algo bem diferente disso. Vou mostrar um lado mais vulnerável, íntimo e de solidão, algo que nunca nem ninguém viu. A profissão dele por mais que tivessem muitas pessoas envolvidas, era muito ele com ele mesmo”, diz Panichelli.

Após a Estação Brás, onde circulam cerca de 25 mil de pessoas por dia, será a vez da Estação da Luz, em junho; seguida pela Estação Corinthians-Itaquera, em agosto. Já a Estação Tatuapé será em setembro. E para finalizar, em outubro, será a vez da Estação Aeroporto-Guarulhos. Nesses locais, a trajetória do Ayrton será recontada por artistas que trazem perspectivas únicas para promover o acesso à arte e à cultura em espaços públicos.

“O Ayrton é fonte de inspiração por tudo o que ele representa dentro e fora das pistas. Essas obras de arte únicas aproximam os valores dele de milhares de pessoas e servem como um lembrete diário de que não podemos desistir dos nossos sonhos e devemos sempre buscar o melhor”, comenta Ana Simões, Diretora Executiva de Marketing da Senna Brands, empresa responsável por gerenciar as marcas ligadas ao piloto. “A homenagem proposta pela CPTM ao nosso ídolo também contribui para perpetuar o legado do Ayrton”, conclui.

Além das obras artísticas nas estações da CPTM, também terão totens digitais, com vídeos e exposições a cronologia da vida do piloto, além de imagens de suas 41 vitórias na F1. Outra atividade será a criação de uma campanha nas redes sociais da empresa com o intuito de abranger as homenagens ao Senna e aumentar a visibilidade dos 30 anos desse legado que não pode ser esquecido. A CPTM e a Senna Brands estão planejando mais ações para o mês.

A CPTM envolveu também os colaboradores e seus filhos nas homenagens ao Senna. Os pequenos, vestidos com macacões de pilotos de corrida, participaram das gravações dos vídeos que passarão nas redes sociais, todos vestidos com macacões de corrida confeccionados por colaboradoras voluntárias costureiras como parte do Projeto Linha da Moda Kits, promovendo práticas sustentáveis ao transformar antigos uniformes e tecidos descartados em novas peças para uso. Os momentos especiais por trás das câmeras do projeto “Senninha” foram registrados e a companhia vai compartilhar as fotos e o da empresa presenteará cada família participante do projeto com quadros emoldurados contendo as respectivas fotos.

“Cada vez mais queremos construir parcerias que ofereçam o diferencial na Jornada do Cliente da CPTM e a parceria com a Senna Brands, em especial, além de incentivar a arte, ainda homenageia o maior ídolo brasileiro – e do mundo - do automobilismo, admirado até hoje. Levar a memória e o legado de Ayrton Senna para dentro das estações é uma forma de enriquecer a experiência dos passageiros. Acreditamos que a arte, a cultura, a educação, a saúde e os serviços de utilidade pública são instrumentos de acesso à cidadania. E nossos espaços estão prontos a receber ações de interesse geral”, informa Pedro Moro, presidente da CPTM.

 

Foto: Divulgação

Última modificação em Quarta, 01 Maio 2024 16:58

Momento histórico para o skate em Santo André. A cidade ganhou, na terça (30), uma nova pista de skate, localizada no Parque Dr. Sérgio Cyrino da Silva, na Vila Valparaíso, conhecida como Praça da Atlântica.

A pista foi feita pela empresa Overall Engenharia, com projeto desenvolvido junto com a Aclã, Associação de Skate da Atlântica, e skatistas locais. “Desde o início a Prefeitura e os Secretários se atentaram para fazer um equipamento que atendesse a comunidade e que fosse seguro. Eles não mediram esforços para que nós pudéssemos incorporar tecnologias e acabamentos que tornassem essa pista mais bonita e mais durável”, afirma Raphael Humberto, engenheiro da Overall.

Raphael comenta que é comum ver o descaso do poder público em outros projetos de pista de skate, quando o projeto não é executado por empresa não especializada.  “Só querem inaugurar o equipamento e às vezes não é executado nem planejado por empresa especializada e isso acaba criando um equipamento público inutilizado, um elefante branco. Nossa equipe é composta por skatistas, desde o projeto já estamos imaginando como será andar na pista”, revela.

A nova pista tem 1 mil m² e é apta a todos os tipos de praticantes, do nível iniciante ao avançado, independentemente do estilo. A miniramp presente no local, construída na década de 90, também foi reformada.

Felipe Oliveira, membro da Aclã, celebra a entrega da pista. “Um grande dia. O parque ficou fabuloso. Só gratidão, treze anos de luta não foram em vão. Está aqui construído, nosso sonho saiu do papel e está aqui para nós usufruirmos”.

Além do skate, o Parque conta com cancha de malha, que é bastante utilizada pelos moradores da Vila Valparaíso, e foi totalmente recuperada. Também foram implantados no local, uma pista de caminhada, espaço pet, academia, playground, playground com brinquedos adaptados, quadra poliesportiva, tirolesa, área de piquenique, e nova iluminação em LED.

A cerimônia de inauguração do Parque contou com a presença do skatista andreense hexacampeão mundial, Sandro Dias. “Para mim é grande prazer participar de mais uma festa do skate, estamos na semana de gala do skate aqui em Santo André. Comecei a andar de skate há 39 anos atrás e na época a gente não tinha praticamente nada, era obrigado a andar nas ruas do Centro, na Senador Fláquer. Hoje, a gente vê um grande apoio e incentivo que a gente tem em Santo André em relação ao skate. Há mais de 15 anos, o skate é o 2º esporte mais praticado no País. É um esporte de inclusão social e que faz muito bem para as pessoas. O skate transforma a vida das pessoas”, afirmou Sandro que inaugurou o primeiro polo de seu instituto na pista do Jardim Ana Maria, em Santo André, na semana passada.

Paulo Serra, prefeito de Santo André, na ocasião, exaltou a importância do esporte. “O esporte é importante para a nossa formação como ser humano, transforma vidas, coloca nossa molecada no bom caminho, aprende disciplina, companheirismo, aprende coletividade, espirito de equipe e respeitar o adversário. O esporte traz tudo isso. Além, é óbvio, de uma pista com essa qualidade poder revelar novos ‘Sandros Dias’ para o mundo e vai revelar, não tenho dúvida disso”, afirmou.

O Parque Dr. Sérgio Cyrino da Silva vai funcionar todos os dias da semana, das 6h às 21h. O endereço é Rua Piracicaba, na Vila Valparaíso.

 

Foto: Folha do ABC e PMSA

 

Por Nicole Floret - 01/05/2024

 

O ciclo de palestras promovido pela Prefeitura de Mauá, por meio do Programa Mauá Empreendedora, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Microempresas), contou com a participação de 240 empreendedores.

A atividade, que faz parte do Programa de Desenvolvimento Local (PDL), teve, no total, 12 palestras, realizadas entre março e abril, na Faculdade Mauá (Fama), totalmente gratuitas.

Os temas abordados foram distribuídos em cinco segmentos essenciais para o sucesso empresarial: Planejamento, Jurídico, Finanças, Marketing e Inovação.

A participante Vanessa Silva relata que o curso a fez enxergar pontos importantes para colocar seu negócio em ação. “Tudo o que aprendi em cada tema abordado foi enriquecedor. Os professores e as didáticas são excelentes, e ofereceram um direcionamento para quem quer aprimorar ou, assim como eu, iniciar seu próprio negócio”, disse.

Essa parceria estratégica entre a Secretaria de Trabalho e Renda e Empreendedorismo e o Sebrae demonstra o compromisso mútuo de fortalecer o ecossistema empreendedor local, oferecendo ferramentas e conhecimentos essenciais para o sucesso e crescimento dos negócios na região.

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, e a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, assinaram, na terça (30) de abril, a Ordem de Serviço para revitalização e ampliação da Unidade Básica de Saúde Angelo Antenor Zambon e da DAB (Diretoria de Atenção Básica), ambos instalados à Rua Vanda, 11, Bairro Boa Vista. O investimento é de R$ 1.288.213,36 - a obra será finalizada no segundo semestre.

Na UBS será realizada revisão geral e do telhado, melhorias e ampliação de consultórios, climatização, pintura geral e substituição de piso. “Teremos mais consultórios e ampliação de atendimentos. A obra terá início pela DAB, que teve os atendimentos transferidos para o Hospital São Caetano. Assim que a nova UBS do Bairro Nova Gerty for inaugurada (em maio), vai absorver os atendimentos do Zambom, para que as obras sejam executadas”, destacou Auricchio.

A Diretoria de Atenção Básica coordena o funcionamento das UBSs, estabelece diretrizes técnicas para os profissionais da Atenção Básica e supervisiona as ações de saúde desenvolvidas por equipes multidisciplinares. No espaço haverá ampliação de duas salas administrativas, reforma do auditório, substituição de piso, revisão elétrica, climatização e iluminação.

“Nos últimos anos nos empenhamos na execução de obras para reformar as unidades de Saúde e oferecer mais conforto aos moradores e funcionários. Com a assinatura desta Ordem de Serviço, damos início à última revitalização das UBSs, dentro do programa que iniciamos em 2018”, afirmou Regina Maura. A UBS Zambon atende em média mil pacientes por mês e conta com 46 colaboradores.

São Caetano possui atualmente dez UBSs, além do Centro Policlínico Gentil Rstom e do Centro de Especialidades Médicas do Bairro Fundação, que também prestam serviços da Atenção Básica. Além da nova UBS do Bairro Nova Gerty, neste ano também será inaugurada a UBS Escola, no Centro, em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).

O pré-candidato a prefeito em Santo André, Eduardo Leite, esteve, na terça (30) de abril, com o ministro do Empreendedorismo, Micro Empresa e Pequeno Porte, Márcio França, para participar de uma série de compromissos de sua pasta. As agendas envolveram debates e palestras sobre Startups e Inteligência Artificial.

Ao término das agendas oficiais, França ratificou mais uma vez seu compromisso com a pré-candidatura de Leite ao Paço andreense. “Quando surgem especulações de que [Eduardo] será vice, é sinal de que sua candidatura está mais fortalecida e incomodando alguns grupos políticos. Não tenho dúvidas de que estou ao lado de uma pessoa competente, correta e, acima de tudo, com o perfil que Santo André precisa neste momento”, afirmou.

Leite reafirma seu posicionamento e mantém a tranquilidade diante do processo eleitoral. “Sou pré-candidato a prefeito pelo PSB, por acreditar que temos um grupo político preparado para cuidar das pessoas, garantir o desenvolvimento e geração de empregos, além de transformar vidas. E garanto que vamos até o fim”, reitera.

A pré-candidatura de Leite conta com o suporte do arco de aliança formado pelo PSB, Democracia Cristã e PMB. O grupo já debate a construção do Plano de Governo.


Pagina 1 de 1917

Main Menu

Main Menu