23 Sep 2020
Folha Do ABC

Folha Do ABC

A FOLHA DO ABC traz o melhor conteúdo noticioso, sempre colocando o ABC em 1º lugar. É o jornal de maior credibilidade da região
Nossa publicação traz uma cobertura completa de tudo o que acontece na região do ABCDM.

O governador do Estado, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, acaba de anunciar, nesta quarta (23) de setembro, durante coletiva de imprensa, junto aos secretários estaduais, de Saúde, Eduardo Ribeiro; de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; ao coordenador e ao secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, respectivamente, José Osmar Medina e João Gabbardo dos Reis, novas informações sobre a pandemia do coronavírus. Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan e Xing Han, diretor do laboratório Sinovac no Brasil também participaram da coletiva.

Doria revelou que o primeiro lote de 5 milhões de doses da vacina Coronavac chegará ao Instituto Butantan em outubro. Até 31 de dezembro, serão mais 46 milhões de doses e até 28 de fevereiro, mais 60 milhões de doses. “Nossa corrida é pela vida”, afirmou João Doria.

José Osmar Medina, coordenador do Centro de Contingência, após reunião com a Federação Paulista de Futebol, afirmou que, por decisão unânime do comitê, ainda não será permitido a liberação do público em partidas de futebol. Medina comentou que o Estado ainda permanece em quarentena com número de óbitos elevado e que eventos como partidas de futebol, reúnem aglomerações de pessoas também ao redor do estádio.

 

BOLETIM- O secretário executivo de Saúde, Eduardo Ribeiro, atualizou o número de casos no Estado:        

- 951.973 casos confirmados

- 34.492 óbitos

- 3.972 internações em UTI

- 818.593 pacientes recuperados

- 104.209 altas médicas

Ribeiro revelou que a taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Estado é 46,9% e na Grande São Paulo de 46,1%.

Tagged sob

A Prefeitura de Ribeirão Pires implantou mais um serviço para reforçar ações de monitoramento e prevenção ao coronavírus. A partir de quarta (23), a rede municipal contará com atendimento voltado aos moradores que foram internados por Covid-19, em unidades do município ou de outras cidades – públicas ou privadas.

Entre 14 e 21 dias após a alta hospitalar, o internado em emergência ou com quadro de internação grave por coronavírus fará sua primeira consulta no Ambulatório de Atendimento a Pacientes Pós-Covid, situado no Serviço de Atenção Especializado, região central da cidade. No local, além do atendimento médico, será realizada a solicitação de coletas de exames laboratoriais e de imagens. Se necessário, de acordo com a avaliação médica, o paciente terá encaminhamento para atendimento psicológico e fisioterapêutico.

Cada paciente será avaliado individualmente, priorizando as consequências e sequelas do acometimento por Covid-19. O período de acompanhamento será estabelecido após análise médica, de acordo com o perfil do paciente, podendo chegar a até três meses. O agendamento será realizado pelos profissionais da rede municipal. O ambulatório específico para o monitoramento e acompanhamento atenderá às quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h. Fazem parte da equipe de atendimento médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicóloga e fisioterapeuta.

Segundo a Secretaria de Saúde da Prefeitura, a implantação do novo Ambulatório se dá considerando que o novo coronavírus (SARS-CoV-2) segue sob estudos e investigações, para a compreensão e melhor controle de possíveis consequências e danos pós-recuperação que a infecção pode causar, como fraqueza muscular, respiratória, cardíaca, renal, vascular, fadiga, alterações de sensibilidade, e outros.

Desde o registro dos primeiros casos suspeitos de coronavírus em Ribeirão Pires, a Prefeitura adotou novos protocolos de atendimento na rede municipal, implantou Hospital Municipal de Campanha (com 41 leitos exclusivos para internação, 17 deles com respiradores), ampliou a testagem para casos suspeitos (seguindo diretrizes do Ministério da Saúde), entre outras medidas de controle e prevenção à Covid-1.

Tagged sob

Pela primeira vez, a Assembleia Geral das Nações Unidas foi realizada em um ambiente virtual por causa da Covid-19. Os líderes mundiais enviaram vídeos gravados com seus pronunciamentos para a 75ª Assembleia Geral das Nações Unidas, na terça (22). Como tradição, o Brasil foi o primeiro a ser ouvido.

Em seu discurso, de quase 15 minutos, o presidente da República, Jair Bolsonaro, lamentou as mortes provocadas pelo novo coronavírus e falou sobre as medidas adotas pelo Governo Brasileiro para enfrentar a doença. “Desde o princípio, alertei, em meu País, que tínhamos dois problemas para resolver: o vírus e o desemprego, e que ambos deveriam ser tratados simultaneamente e com a mesma responsabilidade”, disse.

Bolsonaro também lembrou que, apesar da crise mundial, a produção rural não parou, mantendo a preservação de matas nativas. “Nosso agronegócio continua pujante e, acima de tudo, possuindo e respeitando a melhor legislação ambiental do planeta”.

Destacou ainda a política ambiental brasileira. “Os focos criminosos são combatidos com rigor e determinação. Mantenho minha política de tolerância zero com o crime ambiental. Juntamente com o Congresso Nacional, buscamos a regularização fundiária, visando identificar os autores desses crimes”.

Tagged sob

A Associação das Secretarias Municipais de Finanças Municipais do Estado de SP (Assefin-SP) encaminhou, na segunda (21), ofícios ao Ministério da Economia, ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e ao Congresso Nacional solicitando a suspensão do pagamento dos precatórios ainda neste ano. A iniciativa tem apoio do Consórcio Intermunicipal do ABC.

Os documentos manifestam a preocupação dos secretários paulistas com os valores devidos com precatórios neste ano, que já provocam impactos nas finanças dos municípios. Além disso, apontam a possibilidade de os serviços essenciais serem ainda mais prejudicados, incluindo as ações de saúde pública durante o enfrentamento da pandemia. “Muitas dessas administrações municipais já temem pela falta de recurso até para pagamento do 13º”, explicam os secretários.

A Assefin pediu ao TJSP a suspensão do pagamento dos precatórios ainda neste ano ou uma renegociação da dívida, uma vez que existem duas Propostas de Emenda à Constituição (PECs) em tramitação no Congresso Nacional, o que motivou os ofícios encaminhados aos presidentes do Senado Federal, David Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

A entidade se junta à Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e ao Consórcio ABC para pedir que sejam rapidamente votadas as PECs 21/2020, que trata da suspensão do pagamento dos precatórios, e 95/2019, que prorroga o prazo de vigência do regime especial de pagamento de precatórios previsto no artigo 101 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, aprovada no Senado e em trâmite na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados desde novembro de 2019.

A Assefin solicitou ainda o apoio do ministro da Economia, Paulo Guedes, às propostas. No documento, os secretários agradecem ao ministro o apoio dado do governo federal aos municípios e aos cidadãos para evitar a deterioração da economia, mas ressaltam o entendimento de que a ação ainda é insuficiente e agravada pela dívida com precatórios.

“Vamos orientar e pedir aos prefeitos e dirigentes municipais que procurem os parlamentares que representam sua região para que lutem para acelerar a votação e aprovação dessas PECs”, concluem os secretários paulistas.

A associação paulista tem promovido uma série de reuniões com representantes das pastas de Finanças e Fazenda dos municípios paulistas, acompanhadas pelo Consórcio ABC.

O presidente da entidade regional e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, destacou a importância da suspensão do pagamento dos precatórios para as finanças dos municípios.

“Trata-se de um momento delicado para os municípios, que seguem no enfrentamento da pandemia da Covid-19 e na retomada gradual da economia, além de marcar o encerramento da gestão dos atuais mandatários. Por isso, desde o começo do ano o Consórcio ABC tem atuado a favor da suspensão dos precatórios junto a entidades como a FNP e a Assefin, representando as sete cidades da nossa região nesse pleito”, afirmou Maranhão.

Em nenhum momento foi considerado que muitos do que têm direito em receber os precatórios estão em idade avançada e dificilmente receberiam o benefício em vida.

Tagged sob

Um caminhão oriundo de Minas Gerais com destino a Campinas-SP, com 3.100 quilos de queijos, sem registro de inspeção, sem identificação e transportados de forma inadequada e impróprios para o consumo foi abordado, na terça (22), em uma fiscalização realizada por uma equipe da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo em operação conjunta com a Polícia Militar Rodoviária.

"O transportador recebeu auto de infração lavrado por funcionário do Escritório de Defesa Agropecuária de Limeira, vinculado à Coordenadoria por despachar produto de origem animal em desacordo com as determinações do serviço de inspeção. O responsável tem o prazo de 15 dias para apresentar defesa e em se ratificando a irregularidade poderá gerar multa de 2500 Unidades fiscais do estado de São Paulo (Ufesp), chegando a um total de R$69.025,00" disse o médico veterinário Rodrigo Cesar Machado. A carga, acompanhada do transportador foi encaminhada ao aterro sanitário de Limeira onde foi feita a destruição do produto.

"Cabe ressaltar que o consumo de produtos de origem animal, não inspecionados, pode servir de modo de transmissão de importantes enfermidades ao ser humano, dentre estas doenças estão a salmonela, cisticercose, botulismo, toxoplasmose, gastroenterite, toxinfecções e intoxicações, que podem causar graves danos à saúde dos consumidores", disse o médico veterinário da Secretaria Bruno Bergamo Ruffolo, que junto à Coordenadoria dirige o Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (CIPOA). O procedimento de inspeção visa garantir a boa qualidade e a segurança alimentar.

A fiscalização conjunta foi realizada das 7h às 11h, na Base do Policiamento Rodoviário (4° BPRv 4a Cia 1° Pel) à Rodovia Anhanguera, km 151 +600 metros, pista sentido interior/Capital sendo realizada a abordagem de 11 veículos pela Polícia Militar Rodoviária. No que se refere à competência da Defesa Agropecuária a fiscalização ocorreu em cinco caminhões, sendo um com o transporte dos queijos e outros quatro com carga total de 16.600 galinhas para abate, porém sem nenhuma irregularidade.

Além do médico veterinário Rodrigo Cesar Machado participou da fiscalização, o engenheiro agrônomo Daves Willian Setin e o técnico de apoio agropecuário Expedito Fernandes Gonçalves.

Tagged sob

Com o intuito de levar informação aos pais para que entendam melhor os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre a saúde dos seus filhos e os cuidados com as crianças na adaptação da nova rotina e volta às aulas, o Hospital e Maternidade Brasil, da Rede D’Or São Luiz, promove a série "Cuidar e Educar: nossas crianças e o novo normal", composta por quatro encontros virtuais com especialistas da pediatria da unidade que vão abranger temas como saúde mental, sedentarismo, alimentação saudável e a Síndrome Inflamatória Multissistêmica associada à Covid-19. As lives têm previsão de início ainda este mês e já estão com as inscrições abertas.

A série "Cuidar e Educar" terá início, nesta quarta (23), com a live "Pequenos confinados: como manter a saúde mental e nos adaptar à nova realidade". O encontro será conduzido pela Tatiana Bovolini, psicóloga e coordenadora da Psicologia do Hospital Brasil que abordará temas como a mudança na rotina das crianças e os impactos que o isolamento e o distanciamento social podem ter na saúde mental nos pequenos.

Já para no dia 08 de outubro, a série terá o encontro "Síndrome Inflamatória Multissistêmica associada à Covid-19 e dor em membros na infância: o que o especialista tem a dizer?". Ministrada pela Renata Lopes, reumatologista pediátrica do Hospital Brasil, a live vai explicar o que é a síndrome que acomete algumas crianças pós Coronavírus, quais os sinais de alerta e quando devemos nos preocupar. Nessa mesma discussão, será levantada a questão da dor recorrente em membros, que tira o sono de muitas famílias e nem sempre tem um diagnóstico claro e bem definido.

Para os interessados em saber mais sobre o impacto da pandemia em crianças em condição de obesidade, o Hospital Brasil oferece, no dia 29 de outubro, a live "A pandemia de sendentarismo: Como combater a obesidade infantil", que será apresentada pela Nathália Ludovice, endocrinologista pediátrica e pediatra da Unidade de Internação do Hospital Brasil. O encontro vai discutir o os efeitos do ganho de peso e sedentarismo na saúde das crianças.

Com o objetivo de promover qualidade de vida para as crianças, Hospital Brasil oferece um encontro voltado aos hábitos alimentares e o impacto dessa prática para a saúde da criança. A live "Alimentação saudável: como cultiva a saúde e garantir uma qualidade de vida melhor aos nossos filhos" será no dia 12 de novembro com a Valéria Machado, coordenadora da equipe de nutrição infantil dos Centros Médicos do Hospital e Maternidade Brasil, que desvendará os segredos para tornar possível e prazerosa a rotina de uma alimentação saudável para nossos filhos.

Todas os encontros virtuais serão viabilizados por meio de inscrição prévia pela Eventbrite e disponível posteriormente na plataforma Teams. Mais informação sobre cada live e o cronograma dos encontros estão disponíveis http://maternidadebrasil.webinario.online/ .

Serviços:

Série: Cuidar e Educar - Nossas crianças e o novo normal

1º Encontro: Pequenos confinados - como manter a saúde mental e nos adaptar à nova realidade
Data e horário: 23/09 (quarta-feira), às 19h30

Inscrições: bit.ly/ pequenos_confinados_HMB

2º Encontro: Síndrome Inflamatória Multissistêmica associada à COVID-19 e dor em membros na infância: o que o especialista tem a dizer?
Data e horário: 
08/10 (quinta-feira), às 19h30

Inscrições: bit.ly/ sindrome_inflamatoria_HMB

3º Encontro: A pandemia de sendentarismo: Como combater a obesidade infantil
Data e horário: 29/10 (quinta-feira), às 19h30

Inscrições: bit.ly/ obesidade_infantil_HMB

4º Encontro: Alimentação saudável: como cultiva a saúde e garantir uma qualidade de vida melhor aos nossos filhos
Data e horário: 12/11 (quinta-feira), às 19h30

Inscrições: bit.ly/ alimentacao_saudavel_HMB

Tagged sob

Desde o início da pandemia, a Casa Ronald McDonald ABC, administrada pela Associação Projeto Crescer do ABC, por meio do Rotary Club Santo André, tem necessitado da ajuda da comunidade para manter sua sustentabilidade e a manutenção dos serviços. Hoje estão hospedados no local, crianças e jovens com câncer, acompanhados por um responsável. 

 Sensibilizada com a causa, neste fim de semana, sexta (25) e sábado (26), a peixaria Hermes Pescados promoverá uma ação saborosa e solidária. Ao comprar a moqueca de peixe com pirão, no horário das 9h às 14h, por R$ 34, a metade do valor será destinada à Casa.

 Os interessados em comprar o prato e colaborar com a ação, deverá efetuar a compra na Rua das Figueiras, 2.231 - Bairro Campestre - Santo André. A Pescados Hermes possui uma vasta variedade de peixes e frutos do mar, frescos e congelados, com elevada qualidade e atendimento diferenciado de uma família que está no mercado há mais de 20 anos.

 A Casa Ronald McDonald ABC faz parte do Programa Casa Ronald McDonald, coordenado pelo Instituto Ronald McDonald no Brasil, que atualmente atende hóspedes de zero a 21 anos de idade, vindos dos mais diversos lugares do País. Todos contam com hospedagem, alimentação, transporte e apoio psicossocial gratuitos durante toda a sua estadia.

Tagged sob

As trocas de resíduos recicláveis por alimentos do tipo hortifrúti junto às comunidades carentes de Santo André foram retomadas, na terça (22). A ação realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, por meio do Banco de Alimentos, estava suspensa desde março, no início da pandemia da Covid-19.

Adotando todos os critérios de segurança para evitar o contágio pelo novo coronavírus, como distanciamento social, máscaras e álcool em gel, as trocas reuniram moradores do Núcleo dos Ciganos, pela manhã, e do Núcleo Capuava, no período da tarde. No total, foram descartadas mais de três toneladas de resíduos recicláveis. Em troca, foram distribuídos 600 quilos de batata, cebola, batata-doce, couve, alface, escarola, espinafre, laranja, mamão e melão. 

Até o fim da pandemia, as ações ocorrerão de forma mais espaçada, com encontros mensais em cada núcleo. Além disso, as agendas em cada comunidade vão sofrer alteração em relação aos dias em que as trocas eram realizadas até março.

Lembrando que a cada cinco quilos de lixo reciclável o munícipe leva para casa um quilo de frutas, legumes e verduras. Atualmente, a iniciativa atende moradores de 14 comunidades carentes de Santo André, beneficiando mais de 70 mil pessoas.

Tagged sob

Os novos números do Infosiga SP, sistema de dados do Governo de São Paulo gerenciado pelo programa Respeito à Vida, revelam redução de 19% nas mortes no trânsito na região Metropolitana de São Paulo, em agosto. Em todo o Estado, foram registrados 447 óbitos contra 480 no ano passado, queda de 7%. Acidentes de trânsito, que incluem ocorrências sem vítimas fatais, registraram queda de 7,1% em vias urbanas e rodovias do Estado (14,7 mil acidentes em maio deste ano contra 15,8 mil em 2019).

De acordo com os dados do Infosiga SP, houve queda de 3,9% nos acidentes fatais em vias municipais, que concentram 50,1% dos casos. Nas rodovias, a queda foi de 11%. Em nove regiões administrativas do Estado houve redução dos índices.

Variação de óbitos por Região Administrativa

Agosto 2019 x 2020

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Meios de transporte

A análise do programa Respeito à Vida indica ainda queda nas fatalidades em todos os modais, com exceção dos motociclistas. Ocorrências envolvendo motos lideram as estatísticas, com 184 casos em agosto deste ano, aumento de 7% na comparação com 2019 (172 óbitos). Em seguida, aparecem os automóveis com 117 ocorrências contra 116 em 2019, variação de 0,9%.

A maior redução ocorreu entre as bicicletas: foram registradas 26 fatalidades contra 40 em agosto do ano passado (-35%). A queda também foi significativa entre os pedestres, com 99 ocorrências fatais em agosto contra 127 em 2019 (-22%).

Perfil da vítima

No mês de agosto, jovens com idade entre 18 e 29 anos representaram 25,3% das vítimas. Entre os motociclistas, essa proporção sobe para 40,2%. Em 62,6% dos casos, as vítimas fatais são os próprios condutores dos veículos. Homens seguem como as principais vítimas dos acidentes (86% do total), e as ocorrências estão concentradas no período noturno (54,8%) e no fim de semana (51%). Cerca de 48,5% das vítimas faleceram no local do acidente.

Tagged sob

A Prefeitura de Diadema iniciou, na segunda (21), a entrega do primeiro lote da Ação Alimento Solidário do Governo do Estado. As cestas são destinadas às famílias em situação de extrema pobreza, inscritas no CAD Único, data base de julho de 2020. Considera-se extrema pobreza renda per capita de até R$ 89, por definição do Governo Federal.

As entregas serão realizadas em lotes e divididas por região, sendo do primeiro lote a Região Leste (Casa Grande, Vila Nogueira, Piraporinha e Promissão). O munícipe que quiser saber se tem direito, bem como dia, horário e local de retirada, deve consultar o site da Prefeitura de Diadema (www.diadema.sp.gov.br).

Tagged sob

Visite-nos no Facebook

Main Menu

Main Menu