20 Oct 2018

No segundo encontro cidade-cidade (City-to-City) do Programa de Cooperação Urbana Internacional (IUC) estiveram presentes representantes das cidades de Araripina, Belo Horizonte, Benedito Novo, Consórcio ABC, São Leopoldo, Vitória e da região de CIOESTE;

As cidades e regiões brasileiras realizam deste 2017, o intercâmbio com as cidades europeias, com o objetivo de melhorar o desenvolvimento urbano sustentável e inovação

Juntas trabalham temas como recuperação e gestão fluvial, cidades inteligentes, mobilidade e escassez de recursos urbanos, água, controle de inundações e crescimento econômico.

Na última semana, delegações de cidades e regiões brasileiras compareceram ao segundo encontro “Cidade-Cidade” do Programa de Cooperação Urbana Internacional, iniciativa que tem como objetivo conectar cidades e regiões do mundo para impulsionar o desenvolvimento urbano sustentável e a inovação entre elas. Dos 250 governantes municipais e regiões, se encontravam os representantes das cidades brasileiras de Araripina, Belo Horizonte, Benedito Novo, Consórcio ABC, São Leopoldo, Vitória e da região de CIOESTE.

O encontro permitiu que os representantes brasileiros compartilhassem suas experiências sobre o intercâmbio de desenvolvimento com seus compatriotas europeus, os projetos pilotos trabalhados com elas, e debatessem sobre diversas temáticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável.

Em relação as temáticas de cooperação entre as cidades europeias e latino-americanas participantes do programa IUC, estiveram presentes em Bruxelas representantes da Prefeitura de Araripina, cuja parceira é a cidade de San Tirso (Portugal), que trabalham juntas na recuperação de rios e soluções naturais para seus cursos;  de Belo Horizonte, que trabalha questões sobre cidades inteligentes e crescimento econômico com Almada (Portugal); Benedito Novo, que junto com Pordenone (Itália), debatem soluções sobre escassez urbana e alternativas econômicas; Consórcio ABC, que colabora com Turim em mobilidade urbana e salubridade nas cidades; São Leopoldo, que coopera com o Eixo Atlântico (colaboração entre as cidades portuguesas de Braga e Viana do Castelo) em áreas verdes urbanas; e Vitória, que trabalha com Sevilha na gestão da água e controle de inundações.

No decorrer do programa, já foram realizados encontros entre as cidades parceiras tanto na América Latina como na Europa, e elas já estão trabalhando atualmente nos planos de ação, que serão publicados pela União Europeia no próximo mês de novembro.

O Secretário do Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain Da Rocha, está muito satisfeito pelo trabalho realizado com Sevilha e expôs os objetivos de seu intercâmbio:  permitir que Vitória seja mais amável e acessível para seus cidadãos, desenvolvendo ciclovias como meio de conseguir uma mobilidade sustentável na cidade, implementar modelos de reciclagem e compostagem para diminuir os resíduos produzidos, compartilhar modelos de governança e participar no Pacto de Prefeitos. “Para a delegação de Vitória, as lições aprendidas são: a necessidade de estudos técnicos para a elaboração de projetos executivos, o aumento da participação cidadã e obtenção de financiamento para estudantes, entre outros."

Para o Prefeito de São Leopoldo, Ary José Vanazzi, que trabalha em educação e fiscalização ambiental com a delegação do Eixo Atlântico, formada pelas cidades portuguesas de Braga e Viana do Castelo, apresentou o plano desenhado durante o intercâmbio e garantiu que permitirá a melhor gestão da água, áreas verdes e energia da cidade.

Também estiveram em Bruxelas, representantes da Prefeitura de CIOESTE, que atualmente coopera com a região polaca de Bielsko- Biała. Os representantes brasileiros e poloneses falaram das áreas de interesse comum identificadas nas regiões, como os estímulos a empresas de tecnologia e o impulso da internacionalização das PMEs. Os poloneses asseguraram que adorariam que sua região fosse uma porta de entrada para as pequenas e médias empresas brasileiras e, que por ele, organizariam reuniões com importantes empresários locais.

No dia de abertura do evento, o Secretário Municipal do Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain da Rocha, participou em um painel de discussão sobre exemplos inspiradores de ações contra a mudança climática. Ainda durante o evento, no painel “Do planejamento da ação ao financiamento”, participaram o Secretário executivo de Consorcio ABC, Antônio José Vieira, falando sobre seu intercâmbio com a cidade de Turim; o Secretário de Vitoria, Luiz Emanuel Zonain, que debateu com a representante de Sevilha, Esperanza Caro, sobre seu trabalho em conjunto dentro do IUC; e o Prefeito de São Leopoldo, Ary José Vanazzi, que apresentou com Viana do Castelo, os ganhos alcançados entre as cidades.

As cidades e regiões brasileiras participantes do programa continuarão cooperando com suas parceiras europeias até cumprir pelo menos 18 meses, ainda que não haja um tempo máximo de colaboração entre as cidades.

A Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo) promoveu o Encontro empresarial Bradesco Empresas e Negócios 2018, em parceria com o banco e apoio da Prefeitura de São Bernardo, na quinta (18), em sua sede. O evento dirigido a empresários, especialmente para os pequenos negócios, reuniu um ciclo de palestras sobre perspectiva econômica e política para o próximo ano e ainda orientações e dicas a respeito do mercado financeiro.

Durante a abertura, o presidente da Acisbec, Valter Moura, disse que o encontro acontece em momento oportuno, às vésperas das eleições, que trará a definição do quadro político. “Essas palestras orientam e dão rumo para seguir com o crescimento, principalmente em São Bernardo, que é uma das maiores cidades da região”.

Presente ao evento, o Secretário da SDECT (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) de São Bernardo, Hiroyuki Minami, ressaltou que a Acisbec desempenha importante papel no processo de desenvolvimento das empresas, especialmente as pequenas. “Aproxima projetos e soluções para os que têm interesse no resultado do seu negócio. Essa parceria é fundamental para o atual momento de transição política e na linha econômica”, acrescentou.

Palestras - A programação teve início com a palestra da economista Priscila Trigo que destacou um cenário favorável para 2018 com perspectiva de crescimento de 2,5% a.a. “Com a perspectiva da aceleração, esperamos a volta da confiança. O próximo governo tem um grande desafio pela frente, principalmente relacionado a questões fiscais, variações cambiais e juros. Com a definição, será possível voltar a discutir os problemas, por isso, já é importante pensar nas soluções para as empresas e as famílias”, disse. Em relação a crise mundial, Priscila disse que o Brasil começa a levar vantagem atraindo investimentos que são de risco em países emergentes.

Para os pequenos negócios, o C&O do Dicas MEI, Celso Almiro Valente Carvalho Silveira, levou aos pequenos empresários, as principais informações sobre o microempreendedor individual. De acordo com o executivo, após inscrito no programa, o empresário tem vantagens como ser segurado da Previdência, emitir Nota fiscal e fazer declaração do Imposto de Renda, entre outros benefícios. “Se ele não tiver controle da sua vida empresarial não terá o resultado esperado, já que o seu negócio é tudo”.

No ambiente tecnológico, Leandro Pereira do Nascimento Godoy, falou a respeito dos canais digitais. “Com um gesto na palma da mão, com o celular, sem perda de tempo e financeiro, o empreendedor pode resolver tudo. Ele precisa agilidade no seu dia a dia, já que ele mesmo planeja, produz, vende...”, explicou.

Na próxima quinta (25), a Coop - Cooperativa de Consumo iniciará as inscrições para o tradicional Ciclo de Palestras, que mensalmente aborda temas diversos, como gastronomia, alimentação saudável, artesanato, entre outros. Para muitos cooperados, esse aprendizado vira fonte de renda, já que os conteúdos são ministrados passo a passo.

As inscrições devem ser realizadas gratuitamente na Central de Relacionamentos - 0800-772-2667, as vagas são limitadas e os cursos acontecerão nas unidades de Santo André (Queirós, Industrial, Pereira Barreto e Capuava), São Bernardo do Campo (Joaquim Nabuco, Café Filho, Vianas e Humberto de Alencar), Diadema, Ribeirão Pires e Barão de Mauá, em Mauá.

Em celebração ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, a Avenida Presidente Kennedy será tomada por uma corrente do bem pela vida, neste domingo (21), em São Caetano. Com concentração a partir das 8h, na altura da Cidade das Crianças, a Caminhada Rosa, realizada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, percorrerá cerca de 4 km até as proximidades da Praça dos Imigrantes, voltando pela Kennedy até a altura da Rua Antonio Benedetti Sobrinho e retornando até a Cidade das Crianças, com interdição parcial do trânsito, conforme o deslocamento da caminhada.

O aquecimento será ao ritmo da Zumba, com aulas comandadas pela equipe do professor Alan Ferreira. Haverá distribuição de 250 camisetas (ordem de chegada), mas é recomendado que os participantes vistam-se de peças brancas ou rosas.

Apoiam a Caminhada Rosa, ainda, a Autoescola Javarotti, Mais Você Isenções, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), DCE USCS, Água Boa e Sector Services.

PLANTÃO MASTOLOGIA- Ao longo do mês de outubro, todas as quartas-feiras (24 e 31/10), das 13h30 às 15h30, no Centro de Atenção à Saúde da Mulher Antonia Braido Dal´Mas (Caism – Rua Herculano de Freitas, 200, bairro Fundação), a equipe de Mastologia realiza plantão de consulta para mulheres. Por conta da alta procura nas semanas anteriores, será necessário realizar agendamento pessoalmente, no Caism, ou pelo telefone 4224-1050.

As principais ginastas do País estão em São Bernardo para a disputa do XXIII Torneio Nacional de Ginástica Rítmica. A cerimônia de abertura ocorreu, na noite de quarta (17), no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib.

Além do tradicional desfile das delegações as ginastas da cidade encantaram o público com uma belíssima apresentação. A coreografia contou a história da ginástica rítmica, desde o surgimento na Grécia até tornar-se esporte Olímpico, em 1984. A ginástica moderna, inicialmente chamada, nasceu com a combinação de movimentos, técnicas de relaxamento, dança e movimentos acrobáticos. Com o passar dos anos foram introduzidos elementos como a bola, a corda, o arco, a maça e a fita.

 “Estamos muito felizes em trazer essa competição para São Bernardo. Temos aqui 400 atletas vindos de todas as partes do Brasil e 64 entidades participando. Agradeço o apoio da Prefeitura e a Confederação Brasileira de Ginástica pela confiança”, disse Roseane Zanetti, presidente da FPG.

Além do secretário e da presidente da Federação Paulista de Ginástica a cerimônia contou com a presença da presidente da Federação Paranaense de Ginástica e Árbitro Internacional – FIG, Márcia Aversani, vice-presidente da Federação Paulista de Ginástica, Sandra Soares, vice-presidente da Federação de Rondônia, Sra. Juscimara Campos, coordenadora técnica de ginástica acrobática da CBG, Deise Turbay, coordenadora técnica de Ginástica Rítmica da Confederação Brasileira de Ginástica, Renata Marques Teixeira e do diretor de alto rendimento de São Bernardo, Maurício Cardozo.

O evento é promovido pela Confederação Brasileira de Ginástica, organizado pela Federação Paulista de Ginástica e conta com o apoio da Prefeitura de São Bernardo e dos colégios particulares Ábaco e São Carlos.

Confira a programação:

Sexta-feira (19/10)

8h às 11h30 - Treinamento de Pódio / Individual Juvenil 2 / Individual Juvenil 1 / Conjunto Adulto

13h - Reunião de Arbitragem

14h às 16h – Competição Individual Infantil 2

16h15 às 18h - Competição Individual Infantil 1

18h45 às 20h – Competição Conjunto Pré-Infantil

20h15 - Premiação – Individual Infantil 1 e 2 / Conjunto Pré-Infantil

 

Sábado (20/10)

8h às 11h28 - Treinamento de Pódio / Adulto 2 / Adulto 1 / Conjunto Juvenil

13h - Reunião de Arbitragem

14h às 16h – Competição Individual Juvenil 2

16h15 às 18h - Competição Individual Juvenil 1

18h45 às 20h – Competição Conjunto Adulto

19h30 - Premiação – Individual Juvenil 1 e 2 / Conjunto Adulto

 

Domingo (21/10)

8h30 – Reunião de Arbitragem

9h às 10h30 - Competição Individual Adulto 2

10h45 às 12h15 - Competição Individual Adulto 1

12h30 às 13h45 – Competição Conjunto Juvenil

14h – Premiação Individual Adulto 1 e 2 / Conjunto Juvenil

O Colégio Singular, por meio da ESPA - Equipe Singulariana de Proteção aos Animais, realizará neste sábado (20) às 9h, mais uma edição da Feira de Adoção Animal na sede da OAB Santo André (avenida Portugal, 233 – Centro), com entrada gratuita.

Para adotar um pet é necessário apresentar documentos pessoais, comprovante de residência e preencher alguns critérios como ser maior de 18 anos e ter a concordância de toda a família. Nesse dia, também serão fornecidas informações sobre guarda responsável e orientações jurídicas, por meio dos voluntários que atuam no evento.

A ESPA é um projeto educacional inserido na programação pedagógica do Singular que visa ensinar aos alunos a importância da guarda responsável, com abordagens diferenciadas de acordo com a faixa etária, além de promover campanhas constantes de arrecadação de ração, encaminhada para ONGs e cuidadores de animais.


Destaques

Visite-nos no Facebook

Main Menu

Main Menu