MIRANTE

06 DE JULHO DE 2013

“Caiu a máscara”
O colunista de O Globo, Rio, na edição de domingo (23), Merval Pereira,  publicou a seguinte nota: “A Decisão do Movimento Passe Livre (que pedia a redução da tarifa de ônibus) de não convocar novas manifestações porque “grupos conservadores” infiltraram-se nos últimos atos serve para retirar a máscara desse movimento, que começou o protesto contra o aumento do preço das passagens de ônibus como se fosse apartidário (…) e acabou se revelando o que sempre foi: organização ligada a movimentos de esquerda radical, que tem uma pauta muito além da melhoria dos transportes públicos”.

“Padrão Fifa”
Nas recentes manifestações de rua, um dos participantes levava a seguinte reivindicação escrita num pedaço de papelão: “Queremos hospital padrão Fifa”. Essa solicitação, bastante criativa, mostra a diferença entre a maioria dos hospitais públicos e os novíssimos estádios de futebol construídos com o dinheiro público para a Copa do Mundo. Quer dizer, o exagero nos investimentos nos estádios, com custo sempre superior a R$ 1 bilhão na construção de cada um, é um enorme desaforo ao brasileiro que precisa ser internado em hospital, mas é atendido nos corredores. Agora, todo brasileiro pede “Padrão Fifa” nas reivindicações.

Mensalão
O Datafolha, em pesquisa sobre o mensalão, ouviu 4.717 entrevistados em 196 municípios nos dias 27 e 28 de junho. O resultado foi o seguinte: 74% devem ser presos; 14% pediram novo julgamento e 12% não responderam. O clamor das ruas, assim, quer passar o Brasil a limpo, como diz o jornalista Boris Kasoy

Na Câmara
O presidente da Câmara de Santo André, Donizeti Pereira (PV), concedeu entrevista coletiva a imprensa local na quinta (4), em seu gabinete. Por sinal, o presidente Donizeti, que comandou o G12, que agora virou G7, convoca a imprensa pela segunda vez. Por sinal, é o único presidente de Câmara da região, até agora, que dialoga com a mídia. Na ocasião, divulgou o balanço dos tra-balhos do primeiro semestre da atual legislatura.

Transferido
A atual administração de Santo André transferiu o ex-prefeito Ravin (PTB), contratado como médico pela prefeitura, para a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), no bairro Sacadura Cabral. Até então, o ex-prefeito prestava serviço no Pronto Atendi-mento (PA), Vila Luzita, onde também mantém um consultório particular.

No diretório
O prefeito Luiz Marinho (PT), na quarta (3), anunciou, na sede do partido, a candidatura de seu irmão Braz Marinho para presidente do diretório municipal do PT na eleição prevista para 10 de novembro deste ano. No ato, o prefeito Marinho tinha ao seu lado a bancada situacionista da Câmara, deputados e secretários. O clima, de acordo com alguns presentes, principalmente por parte dos vereadores petistas, era de “já ganhou”.

Atrito
O presidente do time de futebol de São Bernardo, Luiz Fernando Teixeira, candidato a deputado estadual pelo PT de São Bernardo, mandou bala em entrevista concedida à mídia local. Disse que “o deputado Orlando Morando (PSDB) estaria na base aliada do prefeito Luiz Marinho nas eleições municipais de 2016”. Morando, evidentemente, não gostou da insinuação. Pela mesma mídia revelou que “Luiz Fernando é peça fora do meio político de São Bernardo”.

Especulação
Como o prefeito Luiz Marinho deve apoiar a candidatura de Luiz Fernando para deputado estadual nas eleições do próximo ano. Meios políticos de São Bernardo começam a especular sobre a sucessão municipal de 2016, que foi abordada na mídia local pelo futuro candidato a deputado. Enfatizou que Morando estaria na base aliada do prefeito Marinho na próxima eleição para o Paço de São Bernardo. Resta saber quem será o candidato a ser apoiado pelo prefeito. Na especulação dos meios políticos locais, Luiz Fernando tem chance de ser o candidato.

Vereadores
O assessor político do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), agora, quer mudar a estratégia de relacionamento com os 19 vereadores de São Caetano, depois de seis meses de governo. Assim, finalmente, vai ser montada a base aliada ao governo no Legislativo. Isso já deveria ter sido feita nas primeiras semanas de governo. No entanto, é sempre tempo para negociar e também evitar problemas para o prefeito, que recebe os vereadores em seu gabinete todas as terças feiras, horas antes das sessões ordinárias.

Opinião
Um político de São Caetano, com muita experiência no dia-a-dia da administração, fez o comentário seguinte: “o prefeito precisa, com certa urgência, livrar-se de alguns secretários, que gostam de intervir em decisões do Executivo, para comandar a prefeitura sozinho.

Deu na mídia
Matéria publicada pelo Estadão, na quinta (4), sob o título “alas do PT buscam espaço após protestos”, tem o seguinte texto: “as correntes internas do PT apostam que as manifestações populares podem mudar a correlação histórica de forças do partido. O processo de eleições diretas petistas (PED) começou, quarta (3), em Brasília, com o lançamento da candidatura do deputado paulista Paulo Teixeira à presidência (do diretório nacional) pela tendência Mensagem ao Partido – pode abrir flancos para que as tendências minoritárias e mais críticas ao governo federal assumam o papel de protagonistas na legenda. A “oposição” interna almeja ampliar a influência no comando da campanha presidencial de 2014 e nos rumos do governo”.