MIRANTE

18 DE MAIO DE 2013

Portos
Um dos que lutaram para impedir a MP dos Portos, deputado Eduardo Cunha (PMDB), durante um bom tempo deu um nó na Câmara. Porém, assim, se expressou depois da aprovação: “Tem que acabar esse conceito maniqueísta, de que tudo o que o governo propõe é para o bem do Brasil, enquanto tudo o que o PMDB propõe é para o pior do Brasil”.

Adesão
O prefeito Carlos Grana (PT), na tarde de quinta (16), na entrevista com a imprensa, era só sorriso. Conseguiu trazer para a bancada da situação dois vereadores do PTdoB, Marcos Pinchiari e Elian Santana, que faziam parte do G12, grupo de  vereadores independentes. Com isso, o prefeito tem agora mais vereadores e o G12, agora, é G10.

Perigo
No entanto, o perigo continua para o Executivo. Isso porque, com 10 vereadores, o grupo(G10) pode ainda derrotar a situação nas próximas votações no Legislativo. É que tem sempre vereador da situação de cara virada com o Executivo porque não atende seus pedidos. Desse jeito, um vereador rebelde pode votar junto com o G10.

Em reunião 1
O responsável pela área de marketing (comunicação), ao que tudo indica, deve ser realmente um dos servidores públicos que mais trabalha na Prefeitura de Santo André. Por incrível que possa parecer, um jornalista desta Folha procurou-o pelo telefone em quatro ou mais tentativas, em vários horários e em dias alternados, no espaço de duas semanas, e a resposta da secretária foi sempre a mesma: “está em reunião”. Mesmo deixando o telefone, o ocupado trabalhador não teve tempo para retornar a ligação.

Diferente
Em São Bernardo, na administração do prefeito Luiz Marinho, neste segundo mandato, o contato com a imprensa vem melhorando a cada dia. O atual titular da secretaria de Comunicação, Fábio Cassetari, conseguiu ampliar ainda mais o bom trabalho realizado pelo seu antecessor. Os jornalistas são sempre bem atendidos.

CPI
O grupo do Paço de Santo André quer, porque quer, acabar com a CPI da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André). Porém, o atual presidente da Câmara, que comanda o G11, grupo de 11 vereadores independentes, tem procurado cercear a atuação do Executivo. Como se sabe, a Justiça interrompeu o prosseguimento da CPI e Câmara entrou com recurso para continuar os trabalhos.

Negócios
Os comentários continuam intensos nos meios políticos de Santo André sobre um político que alugou um quarto por tempo indeterminado num hotel na Avenida Industrial e depois transformou-o em escritório. Segundo consta, o local era para realizar negócios.

Também
Um ex-secretário da Prefeitura de Santo André é novo sócio da empresa de ônibus SuzanTur.

Débito
Membros da auditoria da Receita Federal de São Bernardo notificaram a Câmara local que há um débito de R$ 2,7 milhões com o INSS por causa de contribuição previdenciária de vereadores feita de maneira irregular. A Mesa da Câmara, por sua vez, alega que foi notificada na semana passada e, assim, perdeu o prazo para entrar com defesa. Isso porque a citação da dívida previdenciária foi enviada ao Executivo e não ao Legislativo, daí a perda do prazo. Diante disso, se a Câmara não pagar o que deve, terá que ir à Justiça para solucionar o problema.

CPIs
Segundo comentários nos bastidores políticos de São Caetano, a criação de CPIs, por parte do Legislativo, está se transformando em outra coisa. Isso porque o problema é criado para depois ser ajustado um acordo.

Novo presidente
O prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) já definiu o nome de São Caetano que, em janeiro do próximo ano, irá ocupar, pelo sistema de rodízio de dois anos, a presidência da Fundação do ABC, que cuida da Faculdade de Medicina, que irá ser empossado em janeiro do próximo ano: Marco Antonio Santos Silva, que é atual vice.

Mais um
O vereador Eder Xavier vai deixar a Câmara para ocupar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Caetano. Assim, Xavier amplia seu espaço na atual administração, pois indicou o atual secretário de esportes e sua filha também exerce cargo importante na Prefeitura.

Homens fortes
Comentários de políticos próximos a atual ao Paço de São Caetano confirmam que há três homens fortes na atual administração: Marco Antonio Santos Silva (secretário de Gabinete), Jarbas Zuri (secretário de Planejamento), homem forte do vice-presidente da República em São Paulo, e Salum Kalil Neto (secretário da Saúde).

Deu na mídia
A jornalista Dora Krmaer, no Estadão de quinta (16), em sua coluna publicou artigo sobre a votação da MP dos Portos do qual extraímos o seguinte texto: “não foi a oposição, mas o principal parceiro do PT no governo, partido do vice-presidente da República, quem impediu a conclusão da votação da MP dos Portos na madrugada de quarta-feira a tempo de seguir no mesmo dia para o Senado”.