Negócios

Basf coloca Suvinil e Glasu! à venda

O desinvestimento no mercado de tintas decorativas foi justificado pela companhia por uma mudança de estratégia nos negócios

A fabricante alemã de insumos químicos Basf, com fábrica em São Bernardo, anunciou, na quinta (26) que irá colocar a venda as marcas de tintas Suvinil e Glasu!.

O desinvestimento no mercado de tintas decorativas foi justificado pela companhia por uma mudança de estratégia nos negócios, apesar da trajetória de sucesso que o segmento tem registrado nos últimos anos. “A Suvinil é um negócio de alto valor que vem atraindo interesse significativo no mercado. Por meio desse desinvestimento, pretendemos desbloquear o verdadeiro potencial desse player especializado e de alto desempenho”, afirmou Anup Kothari, membro do Conselho de Administração Executiva da BASF SE.

Focada no gerenciamento ativo do portfólio para gerar valor, a Basf apresentou sua nova estratégia “Winning Ways, que será norteada pelas quatro alavancas: Foco, Aceleração, Transformação e Cultura Vencedora.

Na estratégia Foco, a Basf anunciou que irá separar os negócios principais (Químicos, Materiais, Soluções Industriais e Nutrição e Cuidados) dos negócios independentes, que atendem indústrias específicas (Catalisadores Ambientais e Soluções Metálicas, Materiais para Baterias, Tintas, Soluções para Agricultura). Neste contexto, Catalisadores Ambientais e Soluções Metálicas, bem como Materiais para Baterias, serão reportados como divisões separadas no segmento de Tecnologias de Superfície a partir de 1º de janeiro de 2025.

A companhia fornece produtos químicos essenciais para indústrias em crescimento e atende a mais de 36 mil clientes em todo o mundo. Em 2023, os negócios principais da Basf geraram vendas de cerca de €6 bilhões com produtos inovadores lançados nos últimos cinco anos. Segundo o presidente do Conselho Diretivo da Basf, Markus Kamieth, a estratégia é eliminar negócios de baixo retorno. “Vamos aproveitar nossas posições de liderança de mercado em nossos negócios principais por meio do crescimento orgânico e aquisições disciplinadas que agreguem valor, ao mesmo tempo em que continuamos com nossa abordagem rigorosa de eliminar negócios não estratégicos ou de baixo retorno”, afirmou Kamieth.

A Suvinil tem fábrica em São Bernardo e também no Recife (PE). Em 2023, a marca de tintas recebeu investimento de R$ 50 milhões para modernização da planta no ABC Paulista, cuja a capacidade é de 300 milhões de litros de tinta.

Segundo comunicado da empresa, processo de desinvestimento do negócio de Tintas Decorativas não trará impactos imediatos para colaboradores ou clientes. “Estamos totalmente comprometidos com nossos clientes e continuaremos a atendê-los com paixão inabalável. Durante todo o processo, manteremos os altos padrões de qualidade e serviço que já são marcas registradas de Suvinil e Glasu!”, disse o vice-presidente de Tintas Decorativas da Basf Coatings, Marcos Allemann.

Foto: Divulgação Basf