O diretor-presidente da Coop, Marcio do Valle, anunciou, na sexta (11), durante entrevista coletiva, o investimento de R$ 91,4 milhões para 2017 e ainda fez um breve balanço sobre o desempenho econômico de 2016.
Segundo Marcio, após um dois anos (2014 e 2015) com crescimento nominal próximo de zero, foi obtido, em 2016, um crescimento de 7,3%, sendo que o autosserviço cresceu 6,4% e o setor de drogarias 13,5%.
“Nesses últimos três anos o Brasil passou por dificuldades econômicas, o desempenho do varejo começou a cair em 2014 e adotamos a estratégia de revisar custos, despesas e sortimentos. Perdemos um pouco do volume de vendas com os atacarejos, mas, em compensação crescemos em 50% o resultado EBTDA em relação a 2013 e triplicamos o valor de investimentos”, afirmou o presidente.
Segundo Marcio, de 2010 a 2015 a Coop também ficou sem abrir nenhuma loja, pois a conta não fechava, ou seja, não havia rentabilidade para se fazer investimentos. “Esse período que ficamos sem abrir lojas foi importante, pois, repensamos todo o nosso modelo estratégico para crescermos como negócio”, disse.
Em 2016, foram investidos R$ 101,1 milhões, sendo R$ 48,3 milhões em reforma e modernização de lojas. Não foi inaugurada nenhuma loja nova, porém, foram realizadas diversas reformas nas lojas. “Só na unidade da Industrial, em Santo André, investimos R$ 16 milhões, um valor alto, que daria para abrir duas novas lojas”, disse Marcio.
Para 2017, Marcio anunciou um investimento de R$ 91,4 milhões, sendo R$ 40,3 milhões para reforma e modernização das lojas, R$ 34, 2 milhões para abertura de novas lojas (a primeira será inaugurada em Ribeirão Pires, em abril), R$ 12,2 milhões para equipamentos e mobiliários em geral e R$ 4,6 milhões para tecnologia da informação. De todo o investimento anunciado, o ABC receberá R$ 56,6 milhões.
Para este ano, segundo Marcio, também estão previstas as reformas e modernizações das seguintes unidades de distribuição do ABC: Café Filho e Rudge Ramos (São Bernardo), Capuava, Carijós e Queirós (Santo André).
Atualmente, a Coop possui 5.379 colaboradores ativos, 21 unidades no ABC, 8 no interior; além de 3 postos de combustíveis, 11 drogarias de rua, sendo 10 unidades delas só no ABC. A Coop também oferece 958 produtos de marca própria.
Drogarias- Uma grande aposta da Coop, que gerou grande sucesso, foi a abertura de drogarias de ruas. Em 2013, foram inauguradas duas unidades, em 2014, quatro; em 2015, quatro e em 2016, uma. “Já são 11 drogarias de ruas, começamos a testá-las com um modelo europeu, focado na venda de medicamentos, mas, contratamos uma consultoria e estamos adaptando-as para o modelo americano de sucesso das grandes drugstores”, revelou o presidente. Atualmente, as drogarias já representam 16% do faturamento.