A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) estima que o comércio varejista da capital paulista poderá crescer em torno de 5% neste Dia dos Pais. A expectativa diz respeito ao movimento de vendas na primeira quinzena de agosto.
De acordo com o presidente da ACSP, Alencar Burti, dois fatores devem contribuir para o saldo positivo. “Os juros vêm numa sequência de quedas e o Banco Central já sinalizou que haverá outros cortes de mesma magnitude. Isso é alentador não somente para o Dia dos Pais, mas também para outras datas comerciais que virão, como o Dia das Crianças, a Black Friday e o Natal. Além disso, a base fraca do ano passado precisa ser levada em conta”, comenta Burti, que também preside a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (ACSP).
Para Valter Moura, presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), data é importante para aquecer as vendas. Apesar de não ser tão representativo como outras do calendário do varejo, os lojistas tendem a aproveitar a ocasião para promover ações atrativas para o consumidor como promoções, descontos e parcelamentos, também diversificam planos de pagamento e criam formas facilitadas de crediário, entre outras iniciativas”, disse Moura.
Já a Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) está projetando um incremento de 10% nas vendas do varejo, principalmente nos segmentos de vestuário, calçados, eletroeletrônico e celular. “As mudanças da lei trabalhista, a redução dos juros, queda da inflação e os dados do Caged, que apontaram mais contratações que demissões no município durante o mês de junho, são sinais bastante positivos para gerar maior otimismo na classe empresarial”, explica o presidente da entidade Evenson Robles Dotto.