AME Memórias de São Bernardo

Lembranças do Natal

Pratos que lembram o calor e o sabor da sopa de capeletti dos natais de antigamente em família, com a nona Angelina Pinotti ( Wood & Sons Ltda – acervo Célia Guiesser)

   Relembrar Natais de outrora é embarcar na máquina do tempo e,  em alguns segundos, entrar em contato com as histórias que ouvíamos dos antepassados e com as nossas próprias lembranças. Num passado mais remoto, sabemos que as famílias cristãs de São Bernardo comemoravam a data, na simplicidade em que viviam: de forma religiosa, mas sem a preocupação com presentes que, quando muito ,significava colocar balas dentro das meias das crianças, quando tinham meias. Sabe-se que o almoço de natal seguia a tradição europeia das massas, principalmente a da sopa de capeletti, seguida de  carnes de frango, porco, entre outras e doces caseiros , o delicioso pão doce com uvas passas, castanhas cozidas e rabanadas.

   Dá pra gente sentir até agora o cheirinho e o sabor dessas delícias …Com o passar do tempo e com muito trabalho ,as novas gerações vão se interessando em montar presépios ,árvores com bolas e enfeites coloridos, salpicadas de algodão simulando neve, sempre montados na sala da residência, ou no terraço. Mais tarde, entram os pisca-piscas, as guirlandas e a figura do Papai Noel, o grande receptor de cartas e sonhos. As ceias de natal vão incorporando novos pratos brasileiros e internacionais: cuscuz, maionese, salpicão, peru, pavês, pudins, panetone. O comércio do natal vai se intensificando e  muitas pessoas pagam  em prestações uma Cesta de Natal Amaral, com delícias natalinas ,bebidas e brindes para as crianças ,dentre os quais o mais apreciado era o Gigante Amaral. São Bernardo  movimentava o centro da cidade: luzes coloridas enfeitavam árvores da Praça Lauro Gomes e da Praça da Matriz, o comércio permanecia aberto até as 22h.

    Cartões de Natal ,perfumados e ricamente ornamentados eram enviados pelo Correio aos amigos e amigas próximos ou distantes. Na Igreja Matriz o ADVENTO era celebrado  durante o mês de dezembro. Um Presépio com figuras bonitas e grandes era montado  com papel – pedra, caminhos de areia, vegetação, laguinhos de patos, pastores, ovelhas, camelos e a estrebaria onde nasceria o Menino Jesus. E a missa  do Galo terminava com a alegria dos sinos anunciando a chegada da “Luz do Mundo. ”O tal amigo secreto começou a integrar os festejos, no final da década de 60 e prossegue firme na comemoração familiar até os nossos dias. Durante décadas muitas famílias da cidade e de fora dela transferiram as comemorações natalinas, com  delícias gastronômicas e diversão para a garotada, inclusive com a chegada do Papai Noel, para a Avenida Maria Servidei Demarchi, na famosa rota dos restaurantes de São Bernardo, ponto turístico muito apreciado e procurado .São muitas as lembranças de Natal: as bonecas, os jogos, as bicicletas, Autoramas, o sonho ,a espera, a roupa nova, a surpresa. As crianças aprendiam a esperar e curtiam seus presentes, passeando pela vizinhança ou convidando os amigos para brincar. Agora, caro leitor(a), reúna a família, os amigos, os filhos, sobrinhos,  netos, relembre momentos que viveu,  sonhou, no Natal e compartilhe suas lembranças. Elas são  valorosas para as novas gerações. FELIZ NATAL!!!

Célia   Guiesser  – integrante da AME (Associação  dos Amigos da Memória de São Bernardo do Campo)

Presépio  do Paço Municipal em décadas  passadas
( Acervo Centro de Memória de SBC).

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário