Política

Lula recebe presidentes da Câmara e do Senado e exalta convivência pacífica entre Poderes

Hugo Motta, Luiz Inácio Lula da Silva e Davi Alcolumbre (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na segunda (3), os presidentes do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Os parlamentares foram eleitos para liderar o Legislativo no sábado (1) de fevereiro.

Lula reafirmou que a estabilidade institucional depende da harmonia e convivência democrática entre os Poderes da República. “A fotografia aqui é a concretização do compromisso da democracia que todos firmamos há muito tempo. Quando fui candidato à Presidência da República, disse que um dos motivos era trazer o país à normalidade. E a normalidade de um país é a convivência tranquila e pacífica entre os Poderes. O Executivo, o Legislativo e o Judiciário, cada um sabendo a tarefa que tem”, declarou.

Lula enfatizou que os presidentes das Casas não terão problema na relação política com o Executivo. “Jamais mandarei ao Senado ou Câmara projeto que seja de interesse pessoal do presidente ou de um partido. Todos serão de interesses vitais para o povo brasileiro”, garantiu Lula. O presidente afirmou, ainda, estar convencido de que a sociedade vai notar que a democracia foi restabelecida.

O presidente reforçou que, nos últimos dois anos, o governo federal teve momentos de “parcerias estratégicas” com o Congresso Nacional. Citou a PEC da Transição, aprovada antes mesmo do início do mandato, o arcabouço fiscal e a aprovação da reforma tributária. “Uma demonstração de que, na hora que você está governando, na hora que você está exercendo o mandato, a questão ideológica das eleições fica secundarizada e o que é prioritário são os interesses do povo brasileiro”, afirmou.

O presidente da Câmara, Hugo Motta, destacou que o momento marca o início da caminhada para o próximo biênio. “Estamos fazendo esta visita institucional para dizer que a Câmara e o Senado estarão à disposição para construir uma pauta positiva para o país. Essa harmonia é o que o Brasil precisa. Sempre buscando termos uma agenda que seja produtiva, que temas importantes possam ser tratados e que essa harmonia, esse diálogo entre os Poderes, possa perseverar, porque quem ganha com isso são os mais de 200 milhões de brasileiros que dependem desse nosso relacionamento”, declarou Motta.

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, assegurou que a atuação legislativa será equilibrada, para responder aos anseios da sociedade. “Esse gesto tem um simbolismo para a sociedade brasileira, que espera de nós as respostas adequadas aos nossos sonhos, aos nossos desejos, enquanto Poder Legislativo e Poder Executivo. Sei da capacidade do presidente Lula em liderar o Brasil, do compromisso com os brasileiros e o Poder Legislativo não pode se furtar em ajudar o governo do Brasil em melhorar a vida dos brasileiros. É um espírito colaborativo e um gesto para o Brasil de aproximação e maturidade institucional. Cada um, dentro das suas atribuições, tem que cumprir com suas obrigações e olhar para o que é melhor para o país e o povo brasileiro”, finalizou.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário