Quinta Avenida

Rosemary Clooney  – cantora e atriz

  Rosemary Clooney nasceu na cidade de Maysville-Kentucky (USA) a 23 de maio de 1928, mesmo dia e mês do clarinetista e band leader Artie Shaw. Aos 13 anos de idade, ela e a irmã Betty começaram a cantar em comícios políticos no conjunto musical do avô paterno. Posteriormente iniciaram apresentações em Cincinnati-Ohio, na emissora de rádio WLW. Chega o ano de 1945 e, ao serem contratadas pelo chefe de orquestra Tony Pastor, excursionam por todo país, em apresentações públicas. Em 1948 Betty retira-se, ficando Rosie agora como lady-crooner da banda até 1949, quando inicia carreira solo, contratada pela gravadora Columbia Records.

   Agora como intérprete independente e sob orientação do diretor artístico Mitch Miller, faz seus primeiros trabalhos com temas infantis. No início de 1951, grava uma série de temas românticos, entre os quais, “Tenderly” e “Hey There”, que alcançaram as paradas de sucesso. Rosie, como era chamada na intimidade, gravou na Columbia até 1958, com grande índice de vendas.

   Ao mesmo tempo apresentando na televisão “The Rosemary Clooney Show”, com cantores, conjuntos vocais como The Hi-Lo´s e a orquestra dirigida pelo maestro Nelson Riddle, que fez arranjos em várias gravações para ela. Na rede NBC (National Broadcasting Company), no horário nobre com “The Lux Show Starring Rosemary Clooney” onde, frequentemente aparecia seu grande amigo Bing Crosby. Ao deixar a Columbia, assinou contrato com a RCA Victor Records onde permaneceu até 1963. Na Reprise da propriedade de Frank Sinatra em 1964 e em 1965 na Dot Records, entre outras.

 Rosie casou-se com a ator e diretor de Hollywood, o portorriquenho José Ferrer em 1º de junho de 1953, na cidade de Durant-Oklahoma. O casal teve 5 filhos: Miguel, nascido a 7 de fevereiro de 1955, Maria, 29 de maio de 1956, Gabriel 1º de dezembro de 1958, Monsita 13 de outubro de 1958 e Rafael 23 de março de 1960. Eles divorciaram-se definitivamente em 1967. Em 1997, casou-se novamente com um amigo de longa data, um ex-dançarino de origem italiana chamado Dante Di Paolo.

 Rosie iniciou carreira no cinema com as películas “The Stars Are Singing” (1953), Here Comes The Girls” (1954), ao lado do comediante Bob Hope, “Red Garters” (1954) com o ator Guy Mitchell e “Deep In My Heart” ao lado dos cantores Vic Damone e Tony Martin e da famosa dançarina Cid Charisse, esposa de Tony.

 O tumultuado casamento com José Ferrer causou profundas consequências em sua vida. Afastada das atividades artísticas no início dos anos 1960, devido a sérios problemas psiquiátricos por abuso de medicamentos e drogas. Retornou, completamente curada no início dos anos 1970, gravando com regularidade uma série de álbuns para a etiqueta Concord Jazz, apoiada pela orquestra do pianista John Oddo, seu diretor musical. Em 1998 Rosie gravou com a The Count Basie Orchestra sob direção do trombonista Grover Mitchell. Posteriormente gravaria também com os expoentes do jazz Duke Ellington, Les Brown e Bob Thompson.

 Rosie teve a oportunidade de escrever sua autobiografia em colaboração com Raymond Strait e publicada pela editora Playboy Press em 1977. Uma narração da carreira como cantora e atriz, seu casamento infeliz com José Ferrer, problemas com a saúde mental, concluindo com o retorno triunfante como cantora. Também a amizade com o cantor e ator Bing Crosby que a ajudou nos momento difíceis por que passou.

 Rosemary Clooney, fumante de longa data, foi diagnosticada com câncer pulmonar no final de 2001. Mesmo doente, apareceu em performances musicais no Havai apoiada pela orquestra Honolulu Symphony Pops. A última aparição deu-se em New Jersey, no Count Basie Theater em dezembro de 2001. Apesar do intensivo tratamento, ela faleceu seis meses mais tarde a 29 de junho de 2002, aos 74 anos, em sua casa em Beverly Hills. Seu sobrinho o ator George Clooney estava presente em seu funeral. A extensa discografia foi gravada nas etiquetas Columbia, M.G.M. Concord Jazz, DOT, Coral e United Artists.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário