A Unipar realizou a 2ª edição do Dia de Ação Social, que aconteceu no sábado (15), em Rio Grande da Serra. A ação é promovida em parceria com o Conselho Comunitário Consultivo (CCC) da unidade de Santo André e teve como objetivo entreter, informar e instruir a comunidade sobre assuntos relacionados à cidadania, saúde, desenvolvimento, segurança e meio ambiente. O evento aconteceu na sede da Aprisco, localizada no bairro Chácara da Santa Fé, e contou também com serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra, além de entidades parceiras do terceiro setor.
Mais de mil pessoas participaram da ação que ofereceu aos presentes, de forma gratuita, atendimento médico, odontológico, vacinação, psicólogo, acesso a farmácia e atendimento veterinário. Também foram oferecidos serviços de corte de cabelo, quiropraxia, ozonioterapia, medicina chinesa, conversa sobre empoderamento feminino e saúde menstrual, com entrega de absorventes sustentáveis produzidos por costureiras da cidade para doação.
Na parte cultural, houve performances de dança, coral, judô, taekwondo e oficina de criatividade oferecida pelo MIS – Museu da Imagem e do Som. A grade contou ainda com teatro de fantoches, apresentação lúdica com o Projeto Corujinhas Golfe, além de brinquedos, pipoca e algodão doce.
Wanessa Santana, Especialista de Comunicação da Unipar, afirma que a ação faz parte de um dos pilares da empresa, o desenvolvimento humano por meio de projetos sociais, voltados ao esporte, cultura, educação e ações sociais e ambientais.
“A Unipar tem como pilar o desenvolvimento humano, então para nós é uma alegria enorme receber essa quantidade de pessoas que tivemos nesta ação participando de atividade de cidadania, saúde, segurança, podendo ter diversão, lazer e encerrando com uma apresentação da Orquestra Locomotiva que é um dos projetos que a Unipar patrocina. Tivemos também os indígenas da região, serviço de vacinação, atendimento protético, que sempre é um sucesso. Enfim, foi um dia muito especial para a Unipar, foi um grande prazer realizar novamente a ação social. Esperamos que todos tenham aproveitado e para nós foi muito importante a realização de mais uma ação social em Rio Grande da Serra”, afirma Wanessa.
Para o presidente da Aprisco, Edson Carvalho, uma ação como essa faz a diferença na vida das pessoas. “Atendemos mais de 800 pessoas que muitas vezes estão em fila de espera para passar com neurologista, psiquiatra, psicólogo, dentista. Fazemos prótese e entregamos no mesmo dia. Uma ação como essa faz a diferença na vida das pessoas. Nem sempre a pessoa tem condições de pagar um profissional. Essa ação consegue atender o público e dar solução para os problemas mais imediatos dessa pessoa, seja com atendimento médico, informação com palestras que foram ministradas como higiene bucal, primeiros socorros, questão da mulher, várias informações tão preciosas quanto o atendimento”, ressaltou Edson.
“Para a Unipar é uma alegria muito grande promover um evento como este, essa ação social em Rio Grande da Serra, onde recebemos cerca de mil pessoas em um único dia. Isso é muito relevante dentro da cidade e também tivemos a oportunidade de fazer um link com alguns outro projetos sociais que a Unipar apoia na região, como o Mempodera, a Orquestra Locomotiva, Corujinhas Golfe, o Instituto Húngaro que oferece judô e taekwondo, e o MIS – Museu da Imagem e do Som, de São Paulo, que veio para a região somente para fazer este evento”, afirmou o coordenador de projetos sociais da Unipar, Adriano Araújo.
A ação foi muito bem recebida pelos presentes. “Fui atendida pela Dra. Meire, odontologista, e fui muito bem atendida, foi ótimo. Ela fez um tratamento de canal e colocou um curativo e agora vou seguir com o tratamento. Foi ótimo, tudo maravilhoso. Acho que é muito válido e importante este tipo de ação para quem não tem condição de procurar esse tipo de tratamento, que é mais caro. Acho que é importante este tipo de ação social”, afirmou Débora Cordeiro.
“Minha filha Nathalia tem 9 anos e tem muito medo de dentista. A doutora que atendeu ela conseguiu acalmá-la, não deu trabalho. O atendimento foi muito bom. Essa ação é muito importante, pois ajuda pessoas carentes, que não têm condições. Eu não tinha condição de pagar um dentista para minha filha e gostei muito. Ela passou com o oftalmologista também e foi muito bem atendida”, revela Michele Aline.
O encerramento do Dia de Ação Social foi marcado por uma emocionante apresentação musical da Orquestra Locomotiva, projeto patrocinado pela Unipar Santo André.
Foto: Folha do ABC
Por Nicole Floret – 17/06/24