A Wheaton, empresa brasileira que atua no mercado de embalagens de vidro, participou da FCE Cosmetique — principal feira de cosméticos da América Latina. Nesta edição de 2024, realizada entre os dias 4 e 6 de junho, a companhia encantou os visitantes com uma experiência multissensorial.
Tendo recebido centenas de pessoas, o espaço da Wheaton registrou um aumento no número de visitantes, na comparação com o evento do ano passado. Caroline Mass, Gerente de Marketing e Comunicação da Wheaton, considera que a feira foi um sucesso.
Ela lembra que a Wheaton participou de todas as 28 edições da FCE Cosmetique até agora e já está confirmada para a edição do ano que vem, que será realizada entre 10 e 12 de junho de 2025.
Mass comenta que a feira oferece uma excelente ocasião para mostrar um pouco da expertise, competência e histórico da Wheaton, que carrega uma tradição de mais de sete décadas de atuação no Brasil.
“A FCE Cosmetique sempre oferece uma oportunidade muito grande para que a gente crie um relacionamento com novos clientes e atualize os clientes que já temos sobre tudo que estamos trabalhando ao longo do ano”, destaca.
A executiva lembra ainda que o estande chamado de “O Mundo do Vidro” chamou a atenção com demonstrações em realidade virtual, com óculos 4D, novas embalagens ecológicas e ainda experiências que envolveram visão, tato, olfato e paladar.
Tecnologia como uma aliada da sustentabilidade
O estande da Wheaton foi dividido em pilares, sendo que “Tecnologia e Decoração” foi um deles. Neste setor, os visitantes puderam prestigiar uma mesa com mais de 100 amostras com parte das soluções decorativas oferecidas pela marca.
No pilar de “Transparência e Design” foram exibidas mais de 100 opções de frascos que a Wheaton oferece em seu portfólio standard, além dos lançamentos de 2024.
Dentre os principais destaques das novidades deste ano, estava a Pintura efeito Cristal. Obtida através da aplicação de um verniz que apresenta uma cristalização em torno da pintura, ela confere a cada frasco uma estética única.
Quem passou pela área da Wheaton também conferiu as novas Fitas de HotStamping, que são um processo de decoração por impressão com fita térmica que produz gravações em ouro, prata e outras cores metálicas, além de novas embalagens da Linha Standard.
A linha conta com as embalagens Cubo (com 100 ml), Família (100 ml, 50 ml e 30 ml), Fantasia (100 ml) e Alegria. Outro destaque foi a nova linha Ecoglass 200 ml, que se enquadrou no pilar de sustentabilidade da exposição na feira.
Caroline Mass explica que o produto que é uma embalagem que promove a economia circular, é leve — já que tem 20% menos massa vítrea que frascos tradicionais — e sustentável, já que ele é produzido com cerca de 15% menos emissões de CO2.
“O consumo está caminhando para o tema da reutilização para que a gente descarte menos materiais. Então foi importante levar para as pessoas essa conscientização e aprendizado em relação ao processo de refilagem. A linha Ecoglass foi pensada também no sentido de abrir a discussão para os clientes sobre a importância de desenvolver produtos pensando no meio ambiente”, defende.
Experiência multissensorial
Desde a concepção, o espaço “O Mundo do Vidro” foi projetado para ser imersivo e para que os visitantes da FCE Cosmetique entrassem em um universo cheio de possibilidades e sensações.
Primeiro, quem passou pelo estande teve a visão estimulada a partir de painéis de LED que exibiram conteúdos em vídeo que remetiam às produções da Wheaton.
E apostando na inovação, os visitantes puderam utilizar ainda os Óculos 4D, desenvolvidos pela Noar, uma spin-off do Grupo Wheaton. Projetando imagens em Realidade Virtual (RV), o participante via toda a idealização de um perfume, desde o briefing até a decoração do frasco para a perfumaria.
Ambientado no metaverso, os óculos ainda ofereciam a possibilidade de os visitantes sentirem o perfume. Os óculos da Noar contam com a tecnologia exclusiva de cheiro digital, que é emitido pelo próprio equipamento.
As fragrâncias também estavam espalhadas por todo o estande da Wheaton, que ofereceu ainda o tato com as embalagens e experiências para mexer com o paladar do público.
Caroline Mass afirma que as experiências com sabores foram promovidas com cafés e drinks. “A gente quis fechar o ciclo da experiência oferecendo cafés e drinks temáticos, com nomes que remetiam ao universo da Wheaton. A ideia foi construir esse mundo em que o cliente pode explorar para entender o desenvolvimento dos produtos”.
Apelo à memória e a nostalgia
O último pilar da Wheaton durante a FCE Cosmetique 2024 foi a “Tradição e Expertise”, que fez referência à própria empresa. Neste sentido, foram apresentados produtos icônicos produzidos ao longo das mais de sete décadas da Wheaton.
No chamado Espaço Memória do Vidro, os perfumes remetiam às memórias olfativas e afetivas dos visitantes, enquanto as embalagens — que também estavam presentes — ajudavam a compor a história.
“A gente fez questão de trazer a tradição neste núcleo para despertar a lembrança de produtos antigos que fizemos no passado como a linha Mamãe e Bebê e a Rastro, que foi uma das primeiras perfumarias do Brasil. Essas produções fizeram com que a Wheaton criasse know-how e expertise para aplicar atualmente. E tudo isso foi só um pedacinho da história da Wheaton”, conta Mass.
Por último, a executiva diz que todo o estande foi pensado de maneira interligada para oferecer uma experiência marcante.
“Tudo o que levamos para FCE Cosmetique foi para mostrar o quanto, nesses 72 anos, a Wheaton absorveu de experiência e o quanto ela pode acrescentar nos desenvolvimentos dos projetos dos clientes em questões de transparência, design, inovação e tecnologia. A ideia é oferecer mais de 100 opções para encantar”, finaliza.
Foto: Divulgação