05 May 2024

Aproximadamente 2,4 bilhões de impressões. Essa foi a quantidade estimada de folhas de papel utilizada pelo e-commerce brasileiro em todas as suas transações realizadas em 2019, segundo levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O número diz respeito às quase 150 milhões de compras realizadas no comércio eletrônico durante o ano. Em meio à pandemia, só no primeiro semestre de 2020, o volume de papel aumentou: estima-se que foram feitas 1,6 bilhão de impressões para dar conta dos 91 milhões de pedidos no período.

 São por números como esses que a FecomercioSP, em parceria com outras instituições do setor [ver relação abaixo], tem atuado há mais de um ano por uma logística sem papel no e-commerce. As principais propostas da Entidade giram em torno do fim da obrigatoriedade da impressão de documentos fiscais para o envio de mercadorias – ainda não é tão online como se supõe. Hoje, em razão dos processos burocráticos exigidos pelas Secretarias da Fazenda Estaduais, por exemplo, até 16 documentos fiscais são obrigatoriamente utilizados em cada transação feita no comércio eletrônico, sendo que todos poderiam ser disponibilizados digitalmente.

 Além do impacto ambiental, a burocracia para a emissão e a impressão dos documentos fiscais obrigatórios pode representar um custo de até 8,5% do faturamento anual das empresas, considerando o gasto com folhas, tinta de impressora e outros insumos necessários, segundo estimativa da FecomercioSP. Mais: os processos de impressão desses documentos podem consumir até 31 dias de um ano de trabalho, impactando diretamente a produtividade das empresas.

Para o consumidor final, há ainda a questão da segurança, já que o documento fiscal anexo às mercadorias circula com suas informações pessoais, como nome, endereço, telefone, CPF e valor do produto.

 Em um setor que serviu de alento para a economia paulista em 2020, com previsão de crescimento de 32% em relação ao ano anterior e um aumento de faturamento na ordem dos R$ 7 bilhões – e que deve seguir assim em 2021 –, é fundamental considerar também uma logística sem papel.

 Um novo ambiente, mais fácil e seguro

A FecomercioSP, como parte do projeto Logística Sem Papel, que reúne entidades representativas dos setores de comércio, logística e transporte, tem três propostas principais para desburocratizar o processo de entrega de mercadorias do e-commerce, como também do varejo físico: o primeiro deles é acabar com a obrigação de que alguns comprovantes fiscais sejam emitidos em papel, como o Documento Auxiliar do Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (DAMDFE), o Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico (Dacte) e o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (Danfe)  –esses dois últimos são impressos para cada mercadoria adquirida. A ideia é que eles sejam disponibilizados apenas em versões digitais, com código QR com informações sobre a mercadoria e o transporte.

 Para as entidades envolvidas no projeto, a medida diminuiria custos e tempo de trabalho das empresas na emissão dos documentos e, ao mesmo tempo, tornaria a transação mais segura aos consumidores.

 A segunda proposta se volta mais às práticas do setor do que para as regulações públicas: ela sustenta que os comércios online e físico iniciem projetos de otimização dos seus processos, com o objetivo de reduzir a burocracia na emissão e impressão de determinados documentos. Isso passa por deixar de imprimir contratos, guias, boletos e comprovantes, tornando-os digitais. Esta iniciativa, da mesma forma, significaria redução de custos e dinamização dos processos, como também mais capacidade para organização de dados, deixando-os mais acessíveis, seguros e práticos.

 Por fim, a terceira proposta do Logística Sem Papel é que o Poder Público tome a dianteira deste debate e simplifique as regras vigentes para disponibilização de documentos fiscais. Isso passa tanto pela digitalização de serviços públicos, reduzindo a impressão de papéis e estimulando o uso de dispositivos digitais, como pela redução da carga tributária, o que incentivaria as empresas do setor a investir em suas operações, gerando mais empregos e crescimento econômico.

 Todas essas propostas podem se materializar facilmente no Brasil – onde quase todos os habitantes têm dispositivos móveis e que dispõe de um setor de e-commerce estruturado em praticamente todas as regiões, sendo que, em muitas delas, foi o que evitou prejuízos maiores na economia em meio à pandemia de covid-19.

A vacinação contra a Covid-19 em Mauá começa a avançar para novos públicos. Na próxima segunda (15), será iniciada a imunização de idosos com idades entre 85 e 89 anos. Quem mora na cidade e está nessa faixa etária, já pode se cadastrar no site disponibilizado pelo Governo do Estado: vacinaja.sp.gov.br. Dessa forma, o atendimento terá mais agilidade e segurança. Assim que efetuar a inscrição é importante imprimir uma cópia e levar até a UBS mais próxima da residência, junto com o CPF, Cartão SUS e comprovante de endereço.

Todo esse cuidado é porque a tão aguardada vacina contra a Covid-19 chegou, porém em pequena quantidade para atender toda a população do país, inclusive a de Mauá. Em 19 de janeiro, a cidade recebeu o primeiro lote com pouco mais de 12.700 doses. A maioria das vacinas é da Coronavac/Butantan com 9.080 doses. Também foram recebidas 3.640 vacinas da Oxford/AstraZeneca.

Mauá, assim como todos os membros do Consórcio Intermunicipal do ABC assinou um protocolo de intenções para adquirir doses da Sputnik V, vacina desenvolvida na Rússia, pelo Centro Gamaleya e que deve ser produzida na Inovat Indústria Farmacêutica, em Guarulhos, que pertence à União Química, laboratório responsável pela fabricação do imunizante no Brasil.

Como base, apenas os profissionais de saúde que estão no grupo prioritário devem chegar a 11 mil. E, devido à escassez de vacinas, e na esperança de que o volume de envio das doses por parte do Governo do Estado aumente, a Prefeitura de Mauá está mantendo um controle rígido na aplicação, de acordo com a programação recomendada pelo Plano Estadual de Vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde tem todo o planejamento e calendário de aplicações prontos. Havendo disponibilidade de dose das vacinas no município, a programação de imunização será a seguinte:

15/02 - 89 a 85 anos

22/02 - 84 a 80 anos

01/03 - 79 a 75 anos

08/03 - 74 a 70 anos

15/03 - 69 a 65 anos

22/03 - 64 a 60 anos

Nos próximos dias será divulgado se a vacinação será em casa ou em sistema drive-thru.

Nascida em família humilde, com pais que só tinham até a 4ª série do ensino fundamental, desacreditada por amigos e familiares quando o assunto era seu sonho de cursar Direito. Em 2008 se formou na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o intuito de alcançar seu objetivo de ser advogada. Hoje, aos 52 anos de idade, Regiane Valente está cursando o último ano no curso de Direito na Universidade São Judas, que integra o Ecossistema Ânima Educação, fato que está mudando sua vida e a deixando cada vez mais próxima de alcançar metas e objetivos pessoais e profissionais.

Regiane conta que não foi um processo fácil. Iniciou o curso em 2009, mas foi obrigada a trancar após um ano, porém não desistiu dos seus sonhos e retornou em 2017, para seguir no seu objetivo. “Quando eu falava que queria ser advogada, minha avó dizia que isso não era para mim. Desde então eu fiquei com isso na cabeça e quis mostrar que é possível ter uma graduação, mesmo sendo de origem humilde, e isso sempre me deu forças para seguir adiante”.

A estudante fez o vestibular em 2017, mas não teria condições de arcar com os custos de mensalidade. Então a Universidade São Judas ofereceu condições especiais para que a aluna pudesse seguir com o curso. “Desde a sua criação em 1971, a São Judas assumiu um compromisso com a sociedade, de ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos através da Educação e, assim, mudar a realidade do nosso país. A história da Regiane retrata muito bem o que nós fazemos ao longo destes quase 50 anos, oferecendo educação e a esperança de uma vida melhor para os brasileiros”, completa a reitora da instituição, Monica Orcioli.

Ainda de acordo com a reitora, a São Judas oferece diversas formas de ingresso para que o aluno alcance seu objetivo de ter uma graduação. “O estudante pode fazer o vestibular tradicional, de forma presencial ou online, com data estabelecida pela instituição, através do Enem, onde oferecemos bolsa de estudos de acordo com a nota no exame, pode solicitar retorno após trancar o curso ou transferência. Recentemente adotamos o método de ingresso pelo histórico escolar. Então basta apresentar o documento, que avaliamos o seu desempenho e assim possa fazer a graduação. Além de outras oportunidades, por meio de programas como o Fies e o Prouni”, Monica Orcioli.

Na reta final para concluir a graduação em Direito, Regiane diz que ainda tem muito a realizar. “Neste último ano de universidade estou me dedicando aos estudos, com foco na prova da OAB. Tenho certeza de que estou dando um passo muito importante para mudar a minha vida, a dos meus familiares e para inspirar jovens de origem humilde que estão desacreditados. Aqui eu deixo um recado para eles, de que é possível, só a educação é capaz de transformar nossa vida”.

O Consórcio Intermunicipal do ABC aprovou, na terça (9), a criação de um Grupo de Trabalho (GT) dedicado à Proteção Animal. A iniciativa foi deliberada em assembleia da entidade regional, atendendo a solicitação de vereadores das sete cidades e representes da sociedade civil.

Os GTs do Consórcio ABC são formados por gestores públicos e técnicos, indicados pelos prefeitos dos sete municípios que compõem o colegiado do órgão, com o objetivo de auxiliar no planejamento das ações regionais.

A proteção animal é uma pauta que tem ganhado espaço na sociedade. A causa tem entre seus objetivos a disseminação da importância de temas como castração, preparação e encaminhamento de animais para adoção, conscientização sobre a posse responsável e busca de políticas públicas para o setor.

“A proteção animal tem ganhado cada vez mais espaço na nossa sociedade. É uma questão que vai muito além do resgate de animais abandonados, passando pela conscientização para construirmos uma população mais atuante, consciente, responsável e solidária com todas as formas de vida”, afirmou o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra.

O prefeito Paulo Serra realizou, na terça (9), vistoria nas obras da creche Tamarutaca, localizada na Vila Príncipe de Gales. A unidade, que terá três pavimentos e capacidade para atender 320 crianças com idade entre 0 e 3 anos, está na reta final de construção.

“Esta é a nona das dez creches que terão sido entregues na cidade e vai beneficiar os moradores deste bairro, cuja demanda sempre foi alta. Esta unidade chega agora à fase final de conclusão de obras e vai contribuir com nossa meta de zerar a fila de espera por creches no município”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

A creche Tamarutaca vai contar com sete salas de aula, além do berçário, sala multimídia, brinquedoteca, biblioteca, ateliê de artes, sala de música, lactário, lavanderia e toda estrutura necessária para atendimento às crianças, com total acessibilidade. Todas as unidades são construídas dentro do padrão arquitetônico do Proinfância, com capacidade para 320 crianças.

“Depois desta, será a vez de entregarmos a unidade que está em construção no Jardim do Mirante. Muita coisa boa ainda está para acontecer e quando tudo isso passar, essa pandemia, esse período de isolamento, Santo André será uma cidade ainda melhor pra todos nós”, complementou Serra.

A Prefeitura de São Caetano, em virtude dos esforços financeiros no combate à pandemia, manterá, para 2021, para a Selj (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude), o contingenciamento de R$ 2,5 milhões do orçamento destinado às 41 modalidades esportivas.

O contingenciamento estabelece a criação de um teto salarial de R$ 7 mil mensais a atletas, técnicos e demais profissionais das modalidades. Não haverá demissões (são 450 atletas e 150 técnicos). A medida não trará prejuízos à qualidade das atividades esportivas desenvolvidas pelas Selj. É primordial lembrarmos que este montante, a Prefeitura repassa aos clubes por intermédio de convênio, e que estes fazem o pagamento a atletas e comissões.

A iniciativa foi adotada também em 2020, possibilitando à Prefeitura aperfeiçoar as estratégias de controle do avanço do coronavírus na cidade e, especialmente, salvar vidas. Muitas dessas ações se tornaram referência no País, como o programa de testagem domiciliar PCR Disque Coronavírus, o Drive Thru de Testagem Rápida e o Inquérito Epidemiológico, além da adequação da estrutura hospitalar para o atendimento aos pacientes com covid-19.

Última modificação em Quarta, 10 Fevereiro 2021 08:20

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