26 Apr 2024

Novembro é conhecido como o mês de conscientização sobre o câncer de próstata, chamado de Novembro Azul. Os cuidados estendem-se à animais de estimação que também podem ser afetados pelo aparecimento de tumores que afetam principalmente cães machos, idosos, que passaram ou não pela cirurgia de castração. Nos gatos a ocorrência da doença é menos frequente.

O coordenador do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera de São Bernardo, médico veterinário Frederico Fontanelli Vaz, alerta para a diferenciação entre o câncer de próstata e a hiperplasia prostática. “A hiperplasia prostática é um aumento benigno da próstata que surge principalmente em cães não castrados a partir dos 5 anos de idade, e pode ser prevenida e tratada pela castração do animal. Os sinais clínicos incluem a dificuldade de urinar e defecar, a presença de sangue na urina, entre outros. Já o câncer prostático é uma doença silenciosa, pois não ocorre necessariamente o aumento da próstata, o que dificulta o diagnóstico e o tratamento. Nestes casos, o diagnóstico é feito pelo exame de ultrassom e biópsia, e o tratamento deve ser realizado pela prostatectomia, ou seja, remoção da próstata, e não necessariamente a castração do animal”, diz.

Em casos de tumores malignos mais graves, o veterinário responsável deve observar se o animal apresentou metástase, ou seja, a disseminação do câncer da próstata para outros órgãos do corpo, e a necessidade de realizar também a quimioterapia ou a radioterapia. “O melhor tratamento dependerá dos resultados dos exames e diagnóstico feitos pelo profissional”, completa Vaz.

O coordenador reitera que é importante o acompanhamento do estado de saúde do macho idoso. “Os cuidados com cães idosos devem ser redobrados e consultas periódicas com um médico veterinário ajudam a identificar precocemente a presença de alterações na próstata, o que pode fornecer melhores chances de tratamento e prognóstico mais favorável”, conclui.

Por hora, o HOVET – Hospital Veterinário da Anhanguera, está prestando atendimento apenas a animais de pequeno porte, em São Bernardo, das 8h às 14h, de segunda à sexta-feira. O hospital está localizado na Av. Dr. Rudge Ramos, 1.701 – Rudge Ramos. As consultas são realizadas por meio de agendamento pelo telefone 4362-9064, por e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., ou presencialmente.

Mais uma alternativa para renegociar e parcelar dívidas com instituições financeiras. É o que a plataforma Consumidor.gov.br oferece aos cidadãos até o fim deste mês. Os devedores poderão solicitar a renegociação até o dia 29 de novembro. Em razão da Covid-19, os pedidos serão feitos na modalidade virtual.

“A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor entende que, nesse momento difícil para muitos brasileiros, em virtude do coronavírus, a estratégia de renegociação de dívidas poderá constituir uma iniciativa muito importante para a redução do endividamento do consumidor brasileiro”, afirma o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), Pedro Aurélio da Silva. A Senacon é vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A ação faz parte da 7ª Semana Nacional de Educação Financeira, iniciada na segunda (23), para conscientizar os cidadãos sobre a importância do planejamento financeiro para se ter uma relação equilibrada com o dinheiro, as finanças e o consumo.

“Quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, ele consegue equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo. Um dos efeitos disso é o aumento do hábito de poupar, um importante pilar da educação financeira. E todos saem ganhando já que o cidadão financeiramente educado contribui para o bem-estar coletivo, seja porque essa qualificação resulta em um sistema financeiro mais sólido e eficiente, seja porque cada pessoa tem melhores condições para lidar com emergências em momentos difíceis da vida”, explica Pedro Aurélio.

Como aderir à renegociação

Para solicitar a renegociação de dívidas é preciso acessar o Consumidor.gov.br e fazer o cadastro, no caso de quem não tem um.

O próximo passo é selecionar uma instituição financeira para formalizar o pedido. Ao preencher a solicitação, é importante selecionar no campo “Problema” a opção “Renegociação/parcelamento de dívida".

Já no campo “Descrição da Reclamação”, o consumidor deve informar que deseja participar da ação de renegociação de débitos.

A instituição financeira tem até 10 dias para apresentar uma resposta. O devedor terá até 20 dias para avaliar se o atendimento prestado foi satisfatório.

Ao longo desse período, é possível interagir com a empresa, anexar documentos, tirar dúvidas e até complementar a reclamação, caso necessário.

Consumidor.gov

A plataforma é um serviço público que possibilita a resolução de problemas diretamente entre o consumidor e a empresa, pela internet, de forma simples, sem a necessidade da instauração de processo administrativo ou judicial.

As empresas interessadas aderem voluntariamente ao Consumidor.gov.br. Atualmente, estão cadastradas empresas de setores como operadoras de telefonia, de internet, transporte aéreo, comércio eletrônico, vestuário, água e energia.

A plataforma é mais uma alternativa para ampliar o atendimento à população, não substituindo o serviço prestado pelos órgãos de defesa do consumidor, que continuam atendendo por meio dos canais tradicionais.

Ações de educação financeira

Ao longo da 7ª Semana Nacional de Educação Financeira, de 23 a 29 de novembro, será possível acompanhar palestras e eventos on-line sobre educação financeira com representantes do Governo Federal.

Na plataforma Consumidor.gov.br estarão disponíveis, gratuitamente, materiais sobre educação financeira, previdenciária e fiscal para conscientização e prevenção do endividamento.

Quem ama chocolates e vê na Black Week uma oportunidade de adiantar a compra dos presentes de Natal e amigo secreto, vai se animar muito com essa notícia: a Kopenhagen, em parceria com o aplicativo Rappi, preparou descontos imperdíveis para a compra da sua icônica linha Língua de Gato.

Nesta terça (24), às 17h30, a atriz e apresentadora Adriana Galisteu anunciará, por meio de uma Rappi Live, os descontos exclusivos no aplicativo para a compra de itens Kopenhagen. Para participar e acompanhar as novidades, os internautas devem ficar ligados nos stories da apresentadora e acessar o link de acesso da live via celular- https://rappi.app.link/kopenhagen  - para garantir os itens da promoção Black Week. As ofertas ficarão vigentes nos dias 24 e 25/11/2020.

“A ideia da ação é estimular a interatividade dos ‘Língua de Gato lovers’ com a marca, dessa forma conseguiremos estabelecer uma conexão ainda mais próxima com os nossos clientes mais fiéis e, a partir disso, desenvolver ações cada vez mais humanizadas e assertivas”, explica Maricy Porto, diretora de marketing da Kopenhagen.

“Quando falamos de Live Shopping significa que estou atrelando um conteúdo de entretenimento à venda que gera engajamento para atrair a atenção do usuário com um novo consumo mais humanizado, que exige interações e é feito à base de recomendações e aspirações - principalmente quando você olha um influencer em quem você confia”, explica Julia Canalini, head de Entretenimento do Rappi. “Entramos em uma era de novas tendências de consumo e novas funcionalidades de e-commerce.”

Além da Live, quem for às mais de 400 lojas da marca espalhadas pelo Brasil, ou optar por fazer suas compras via e-commerce (www.kopenhagen.com.br), delivery das lojas ou iFood, conseguirá aproveitar descontos de 30% até 40% em itens selecionados, como: Língua de Gato tradicional, as versões de Língua de Gato da linha saudável Soul Good e o delicioso lançamento da Coleção Mil Delícias Língua de Gato.

O aplicativo Poupatempo Digital, desenvolvido pela Prodesp - empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo –, já acumula 2,8 milhões de downloads. O app foi lançado em maio deste ano, com o objetivo de possibilitar aos cidadãos o acesso a diversos serviços públicos online. Com a reabertura gradual das unidades, que começou no mês de agosto, o cidadão também pode usar a plataforma para agendar data e horário para concluir o atendimento presencial. 

Desde seu lançamento, novas funcionalidades têm sido disponibilizadas pelo app. Atualmente, entre as mais de 70 ofertadas, destacam-se: emissão do Atestado de Antecedentes Criminais, consulta ao saldo da Nota Fiscal Paulista, licenciamento de veículos (CRLV), primeira habilitação, segunda via e renovação de CNH, consulta de pontos, transferência de veículo, IPVA 2020, serviços da CDHU, Sabesp e Educação, acesso ao Seguro Desemprego e Carteira de Trabalho, por exemplo. 

Para o diretor da Prodesp, Murilo Macedo, a praticidade e a segurança de poder concluir serviços na palma da mão, sem precisar sair de casa, tem sido fundamental durante o período de isolamento social, ocasionado pela pandemia do novo coronavírus. “A Prodesp tem se esforçado a cada dia para disponibilizar no celular diversos atendimentos oferecidos pelo Governo, sem abrir mão da qualidade e eficiência que os usuários do Poupatempo estão acostumados a receber”.

O presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto, comenta sobre a integração entre os serviços do Detran e Poupatempo. “Essa unificação é fundamental e, sem dúvida, muito assertiva para que o Estado continue oferecendo à população um atendimento menos burocrático, mas, ainda sim, rápido e efetivo. Ter acesso às opções em uma única plataforma, com poucos cliques, com certeza simplifica a vida das pessoas”.

Como baixar

O app está disponível para os sistemas Android e iOS. Para baixar, basta entrar na loja de aplicativos de seu celular (Google Play ou App Store) e buscar por 'Poupatempo Digital'. 

Ao baixá-lo, é possível efetuar o cadastro e ter acesso a todos os serviços online. Aqueles que já utilizam o site do Poupatempo poderão usar o mesmo login e senha. “O Poupatempo Digital é o primeiro projeto a utilizar o LoginSP, um autenticador desenvolvido pela Prodesp que possibilita ao cidadão ter nome de usuário e senha únicos para acessar diversos serviços online do Estado”, afirma o diretor Murilo Macedo.

A Prefeitura de Santo André intensificou, no sábado (21) e domingo (22), ações de fiscalização da Operação Comércio Responsável em estabelecimentos, sobretudo em bares, para combater aglomerações, orientar quanto à falta do uso de máscara e aplicar multas em locais que não estão seguindo os protocolos sanitários e de segurança, para a prevenção do coronavírus.

Após aumento no número de internações por Covid-19 nas últimas duas semanas, a Prefeitura reforçou as vistorias com 99 ações neste sábado e domingo, que resultaram na interdição de nove estabelecimentos, aplicação de sete multas, 12 notificações, 15 autos de infração por ruído, 26 advertências de ruído, 115 assinaturas de termos de compromisso, 34 orientações e ainda 22 ações exclusivas da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Departamento de Engenharia de Tráfego.

As equipes de fiscalização trabalham desde março, quando teve início a pandemia, com equipes do Departamento de Controle Urbano da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.

As patrulhas são divididas e realizam orientação aos donos de estabelecimentos e clientes para a adoção das medidas de segurança. Excessos não são tolerados, podendo acarretar em emissão de penalidades, como multas e ainda interdições, inclusive nos casos de grandes aglomerações e som alto.

“Fizemos um minucioso estudo do aumento de casos de Covid-19 e identificamos que a faixa etária predominante é de 25 a 40 anos, público que frequenta bares e festas. Por isso, aumentamos o contingente, as fiscalizações e conseguimos êxito nas operações. Estamos atentos em toda cidade e buscando manter os números baixos. Dentro de 60 a 90 dias é possível que tenhamos a vacina para este vírus e poderemos voltar à realidade mais próxima à antiga normalidade”, disse o prefeito Paulo Serra.

As equipes da Operação Comércio Responsável percorrem toda a cidade com ações de fiscalização. No último fim de semana, foram feitas abordagens em bairros como Jardim Santo André, Santa Cristina, Santa Teresinha, Vila Homero Thon, Vila Luzita, Jardim, Campestre, Casa Branca e Centro.

A Central de Trabalho e Renda de São Bernardo (CTR), gerida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, nesta semana, dispõe de 298 vagas de emprego em seu sistema. São oportunidades de emprego para 17 funções diferentes que, juntas, atendem a todos os níveis de escolaridade.

Entre as oportunidades destaque para vagas na área da Saúde com oferta de 120 postos de trabalho para técnico de enfermagem e outros 60 para enfermeiro. Ambas exigem do candidato experiência de 6 meses em UTI e unidade de internação.

A CTR conta ainda com 60 vagas para o cargo de garçom. Além de ter experiência na área, o interessado deve ter disponibilidade para viajar. Existem ainda oportunidades para auxiliar de cozinha e motorista carreteiro (confira lista completa abaixo).

A maior parte das vagas é oferecida por empresas situadas no Grande ABC que possuem parceria com a Prefeitura de São Bernardo para oferta de vagas, por meio da Central de Trabalho e Renda. O perfil das vagas é de responsabilidade das próprias empresas contratantes.

Os interessados devem encaminhar o currículo para o email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. No título, os moradores deverão colocar no assunto a vaga pretendida e o número do CPF. O retorno do processo seletivo será feito pelo próprio endereço eletrônico.

A CTR fica localizada na Rua Padre Lustosa, 48, no Centro de São Bernardo. A unidade funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e de sexta-feira, das 8h às 15h. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone 2630-7618

VAGAS DISPONÍVEIS

Ajudante de motorista - 1

Auxiliar de cozinha - 30

Auxiliar de estoque - 1

Auxiliar de limpeza – 2

Auxiliar de manutenção predial 3

Costureira de máquina reta - 1

Enfermeiro – 60

*Experiência de 6 meses em UTI e unidade de internação

Estoquista – 2

Garçom - 60

Lavador de automóveis – 2

Mestre de solda e corte – 1

Motorista carreteiro – 5

Operador de bomba de concreto – 2

Pintor de edifícios – 4

Porteiro – 3

Recepcionista atendente – 1

Técnico de Enfermagem - 120

*Experiência de 6 meses em UTI e unidade de internação


Main Menu

Main Menu