26 Apr 2024

A General Motors revelou nos Estados Unidos a primeira picape 100% elétrica da companhia, a HUMMER EV. O modelo chega ao mercado norte-americano até o final de 2021 pela marca GMC para estrear a categoria dos super utilitários com zero emissão.

A HUMMER EV utiliza uma tecnologia de propulsão específica para veículos elétricos de última geração, batizada de Ultium, que permite ao automóvel extraordinária performance nos mais variados tipos de uso. Tudo isso aliado a uma envolvente experiência a bordo, que coloca os ocupantes como prioridade a todo o momento.

"Esta inovadora super picape chega ao mercado com celeridade e propósito, deixando a GM um passo mais próximo de um futuro completamente elétrico", diz Mark Reuss, presidente da General Motors. "Utilizando a nossa arquitetura Ultium Drive, que permite uma ampla gama de opções de configurações, a HUMMER EV é ideal para aquele consumidor que busca funcionalidade, eficiência energética e performance".

A HUMMER EV é impulsionada pelo sistema Ultium, um novo conceito de baterias e propulsores específicos para veículos elétricos, ambos de propriedade da GM. De acordo com estimativas da empresa, a picape é capaz de gerar aproximadamente 1.000 cavalos de potência e 1.500 kgf.m de torque, que são gerados por três motores independentes, distribuídos entre as duas unidades de propulsão do utilitário. Esse conjunto permite a HUMMER EV com tração e-4WD alto desempenho tanto em pisos asfaltados como no off-road.

Tecnologias adicionais, tanto as que são acionadas voluntariamente pelo condutor como aquelas que entram em funcionamento de forma automática, aumentam a autonomia e a capacidade da super picape para superar desafios.

Molde seus próprios caminhos

"Tínhamos uma meta para a HUMMER EV: construir a picape mais a impressionante da história", disse Al Oppenheiser, engenheiro-chefe do projeto. "Ela é um legítimo utilitário off-road com o exclusivo sistema e-4WD, que proporciona dirigibilidade diferenciada, nunca vista em um produto da GM até então."

Projetada para ser a melhor super picape off-road elétrica, a HUMMER EV conta com tecnologias realmente inovadoras para superar inclusive as mais desafiadoras trilhas.

Entre os equipamentos de destaque estão:

  • Tração nas quatro rodas com o exclusivo sistema CrabWalk. Permite que as rodas traseiras e as rodas dianteiras sejam esterçadas em um mesmo ângulo a baixas velocidades, proporcionando um movimento diagonal do veículo ideal para transpor determinados tipos de obstáculos.
  • Suspensão adaptativa a ar com a função Extract Mode. Permite que a altura da picape HUMMER EV seja elevada em aproximadamente 150 mm, facilitando a transposição de terrenos rochosos ou mesmo alagados.
  • Pneus Goodyear Wrangler All Territory MT de 35 polegadas, com opção de adotar pneus de até 37 polegadas. Foram desenhados para oferecer resistência e flexibilidade excepcional no fora-de-estrada. Com eles, a super picape elétrica é capaz de realizar escaladas verticais de até 18 polegadas e travessias de áreas molhadas com até 610 mm de profundidade.
  • Blindagem da parte inferior da carroceria. Placas de aço reforçado fixadas à base do veículo ajudam a melhor proteger os componentes posicionados nesta região, como as baterias, principalmente no uso extremo.
  • UltraVisioncompõem um conjunto de câmeras frontais e traseiras instaladas debaixo da carrocería para que se possa ter uma visão de "reconhecimento virtual". Isso auxilia o condutor inclusive a posicionar corretamente os pneus diante de determinados obstáculos. As câmeras localizadas sob o assoalho ficam protegidas e também contam com sistema para lavagem das lentes. A HUMMER EV disponibiliza da maior quantidade de câmeras da categoría. São 18 delas para uma visibilidade realmente panorâmica do veículo, e em diversos ángulos.
  • Dispositivos off-roadmostram no painel o status dos principais equipamentos do veículo, assim como as condições do terreno. Os dados são projetados nas telas do quadro de instrumentos e do sistema multimídia. Entre as informações estão torque instantâneo, ativação do bloqueio do diferencial, ângulos de inclinação e balanço da carroceria, ciclo de fricção e o funcionamento do sistema de vetorização de torque.

Leve a aventura adiante e com mais rapidez

Os recursos de carregamento rápido, combinados com a nova bateria Ultium da GM e suas tecnologias avançadas, oferecem capacidade máxima e autonomia otimizada.

Os destaques incluem:

  • Sistema de tração e-4WD de três motores, que fornece o equivalente a 1.000 cavalos de potência e mais de 1.500 kgf.m de toque;
  • Compatibilidade com sistemas públicos de carregamento rápido de 800 volts DC até 350 kW. A tecnologia pioneira na indústria muda mecanicamente a conexão das baterias do modo paralelo para o modo em série durante o carregamento, o que torna o HUMMER EV compatível com os carregadores DC de 350 kW e proporciona quase 160 km de autonomia em 10 minutos de carga.
  • Sistema de propulsão de bateria de Ultium dupla de 24 módulosque entrega excelente autonomia e potência para os três motores;
  • Autonomia estimada de mais de 560 km com carga total, com base em testes preliminares;
  • Versão mais recente do Super Cruise. O recurso de assistência ao motorista permite dirigir sem utilizar as mãos por mais de 320 mil km em estradas onde o uso dessa função é permitido. Traz também a função que pode determinar quando a mudança de faixa é ideal e iniciar a manobra, respeitando os protocolos de sinalização.

Uma experiência silenciosa

Desempenho urbano excepcional para uma picape graças à potência de um veículo elétrico de última geração. A experiência com o HUMMER EV transforma o motorista em protagonista, a todo o momento.

O HUMMER EV estreia exclusivamente com um pacote de equipamentos de ponta na configuração Edition 1, que se destaca pelas seguintes tecnologias:

  • Watts to Freedom- uma experiência imersiva à escolha do motorista, que libera os recursos de aceleração total do sistema de propulsão elétrico, que vai de 0 a 100 km/h em 3 segundos aproximadamente, de acordo com estimativa da GM;
  • O controle do modo de direção oferece modos personalizáveis pelo motorista- incluindo divisão de torque entre as rodas dianteiras e traseiras e configurações de direção nas quatro rodas - para diferentes condições de terreno. Inclui o modo Terrain, que aumenta a altura do HUMMER EV em aproximadamente 5 cm;
  • Controle de direção adaptável com amortecimento contínuo para direção on-road e off-road;
  • Condução ao ar livre graças à rigidez estrutural das baterias Ultium, com teto infinito padrão e Sky Panels removíveis e transparentes, que podem ser armazenados no compartimento frontal do veículo;
  • Materiais de primeira linha no interior do carro;
  • A tela grande do multimídia de 13,4 polegadas e o display do condutor de 12,3 polegadastransmitem a riqueza do desempenho do veículo e as informações de navegação para o motorista.
  • A tampa traseira MultiPro da caçambacom seis posições funcionais.
  • Vidro traseiro elétrico e capô elétrico.

O design da picape HUMMER EV é, ao mesmo tempo, marcante e futurista, com acabamento muito bem executado e algumas minúcias, tal como a letra "H" estampada em uma variedade de peças. A robustez e o apelo tecnológico do veículo também são transmitidos por meio dos efeitos do sistema de iluminação externo e interno.

"A picape HUMMER EV conta com uma silhueta marcante e simboliza um futuro moderno e completamente elétrico" explica Phil Zak, diretor-executivo de design. "As linhas do veículo traduzem esse aspecto extremamente imponente, reforçado por uma arquitetura robusta e um interior realmente premium e distinto".

A picape HUMMER EV é o primeiro modelo elétrico da marca GMC e o início de sua produção está prevista para o fim de 2021. A fábrica Zero da GM de Detroit-Hamtramck, fundada há cerca de 40 anos, foi toda atualizada e preparada para a produção exclusiva de veículos com este tipo de propulsão. Para isso, foram investidos 2,2 bilhões de dólares.

Para obter mais informações sobre o veículo, consulte http://www.gmc.com/HummerEV

Visão de futuro zero, zero, zero

O HUMMER EV é o terceiro modelo apresentado neste ano nos Estados Unidos que utiliza a nova plataforma modular global da GM para veículos elétricos e o sistema Ultium de propulsão e baterias. Os outros dois produtos foram o SUV Cadillac Lyriq e o autônomo Origin, da Cruise, que acaba de receber permissão para rodar com carros sem motorista na cidade de São Francisco, na Califórnia.

Estes produtos representam um importante passo para a concretização da visão de futuro da GM de zero acidente, zero emissão e zero congestionamento. No Brasil, a companhia comercializa o elétrico Chevrolet Bolt EV, que chegou às concessionárias da marca em fevereiro e terminou o primeiro semestre do ano como o modelo mais emplacado do segmento.

Começou as 8h30 desta quarta (21) de outubro, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, a sabatina do juiz federal Kassio Nunes Marques, o primeiro indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Jair Bolsonaro. A expectativa da presidente do colegiado, senadora Simone Tebet (MDB-MS), é que a sabatina dure, pelo menos, oito horas.

A primeira parte da sabatina foi dedicada à exposição do indicado. Neste momento, parlamentares fazem suas perguntas ao desembargador e, desta vez, a presidente da CCJ decidiu que elas não serão em bloco, como tradicionalmente ocorre. Hoje, à medida em que estão sendo feitos, os questionamentos são respondidos por Kassio Nunes. Mais de 30 senadores já estão inscritos e cada um tem até dez minutos para apresentar suas perguntas. O indicado terá o mesmo tempo de resposta.

Votação

Na CCJ, a indicação precisa ser aprovada por maioria simples dos membros, ou seja, dos presentes à reunião. A comissão é formada por 27 parlamentares. Caso o resultado seja favorável à indicação, o parecer da CCJ será encaminhado ao plenário da Casa. Lá, Kassio Marques precisa da aprovação de pelo menos 41 dos 81 senadores para ser o novo ministro do STF. A sessão deve ser realizada ainda hoje. Se aprovado, Nunes ocupará a vaga deixada em decorrência da aposentadoria compulsória do ministro Celso de Mello. Fonte: Agência Brasil

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura, abriu as inscrições para os editais realizados com recursos da Lei Aldir Blanc. Os interessados têm até 8 de novembro para mandar suas propostas por meio da plataforma CuturAZ (http://culturaz.santoandre.sp.gov.br/projeto/748/), onde estão os textos completos. As oportunidades são destinadas a projetos, prêmios e espaços culturais. O valor total disponível é de R$ 4.305.636,35.

A lei federal nº 14.017, conhecida como Lei Aldir Blanc, dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública por conta da pandemia de Covid-19. Foi sancionada em 29 de junho e regulamentada em 18 de agosto de 2020. Os recursos são do Fundo Nacional de Cultura.

Os editais foram elaborados em diálogo com o Conselho Municipal de Políticas Culturais. A estratégia adotada foi priorizar a modalidade prêmio para apoiar as iniciativas culturais da cidade, para a qual estão destinados R$ 2,6 milhões. É necessário que as iniciativas culturais tenham sido realizadas ou estejam em estágio de realização adiantado. As categorias de prêmio são: ‘Espaços Culturais’, ‘Cultura Santo André’, ‘Empreendedorismo Cultural’, ‘Formação Cultural’, ‘Técnicos’, ‘Pesquisa’, ‘Mestres e Mestras das Culturas Populares e Tradições Orais’ e ‘Aquisições’.

O edital de projetos é destinado somente às iniciativas que não sejam continuidade de atividades já existentes. Serão disponibilizados R$ 750 mil nas categorias ‘Produção Cultural e Artística’ e ‘Estímulo’ (Meu Primeiro Edital).

No caso do subsídio para espaços culturais que tiveram que paralisar as atividades por causa da pandemia, o montante é de R$ 900 mil. O valor a ser destinado como subsídio a cada espaço corresponderá a duas parcelas mensais com valor máximo de até R$ 10 mil cada.

Os proponentes devem ter atividades comprovadas no mínimo desde 29 de junho de 2019 de forma documental e/ou declaratória. Importante frisar que o conceito de Cultura entendido pela lei é amplo e compreende as pessoas que participam de cadeia produtiva dos segmentos artísticos e culturais definidos como espaços culturais, incluídos artistas, contadores de histórias, produtores, técnicos, curadores, oficineiros e professores de escolas de arte e capoeira, entre outros.

A seleção será feita por comissão formada por pareceristas contratados e funcionários da Secretaria de Cultura. Serão priorizadas iniciativas que promovam ações afirmativas, que levem em conta a população mais vulnerável e promovam a diversidade cultural.

As propostas devem também, prioritariamente, levar em conta três dimensões culturais da iniciativa: a simbólica, a econômica e a social. Os resultados serão divulgados a partir de 4 de dezembro.

Cadastro – Os interessados devem estar cadastrados na plataforma CulturAZ (http://culturaz.santoandre.sp.gov.br/), ferramenta permanente de mapeamento da cidade. É necessário criar o perfil inicial chamado ‘Agente’ e de ‘Espaço’, se for o caso. A partir destes perfis é possível acessar a área de inscrições da plataforma.

Alunos da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) organizam, até sexta (23), de outubro a 45ª edição do Congresso Médico Universitário do ABC, o Comuabc. Considerado o maior do gênero no País, o evento tem como objetivo complementar a formação acadêmica e desenvolver a pesquisa científica na graduação. Pela primeira vez em mais de quatro décadas, as atividades ocorrerão via transmissões ao vivo e on-line em função da pandemia de Covid-19.

A cerimônia de abertura, na noite de segunda (19), teve mesa solene virtual, com participações da presidente da Fundação do ABC, Adriana Berringer Stephan, do reitor do Centro Universitário, David Uip, da presidente do 45º Comuabc, Gabrielle de Almeida Fernandes, entre outros convidados.

A palestra magna deste ano esteve sob responsabilidade da neurocirurgiã Diana Santana, que abordou o tema “Mulher, neurocirurgiã e mãe: carreira, futuro e desafios”. A convidada é graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, com residência médica em Neurocirurgia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Doutoranda do Departamento de Neurologia da USP, traz no currículo estágio em cirurgia minimamente invasiva e cirurgia endoscópica para hipófise / base de crânio na Universidade da Califórnia (UCLA), e estágio em Neurologia na Harvard Medical School. É membro da Comissão de Mulheres Neurocirurgiãs da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e delegada da Capital da Associação Paulista de Medicina (APM), gestão 2017-2020.

Última modificação em Quarta, 21 Outubro 2020 10:05

O Grand Hyatt São Paulo acaba de anunciar a Oktoberfest do Hyatt, um evento recheado de chopp, comidas típicas alemãs e muita música. A festa, que acontecerá, neste domingo (25), das 13h às 19h, é inspirada na famosa comemoração de Munique e vai possibilitar aos convidados degustar as cervejas Paulaner Münchner Hell e Weissbier à vontade. O valor do ingresso é R$ 190 por pessoa.

A bebida harmonizará perfeitamente com pratos tradicionais como Eisbein, Chucrute, Spatzli e Apfelstrudel, em um menu que foi assinado pelo chefe Val Fernandes. O evento também contará com um drink exclusivo, o Beer Me Up, um mix de Bourbon, redução de Weiss Bier com mel, gengibre e limão siciliano, criado pelo head bartender do hotel, Gustavo Rômulo.

A celebração acontecerá na área externa hotel e terá capacidade máxima de 100 pessoas. No evento será respeitado o distanciamento social e tomadas todas as medidas de segurança já aplicadas pela rede Hyatt. O Grand Hyatt São Paulo está localizado na Av. das Nações Unidas, 13301 - Itaim Bibi. 

 

Neste Outubro Rosa, a Intimissimi repete a parceria com a ONG Américas Amigas e irá destinar para a organização 10% das vendas da linha Rosa realizadas durante este mês, de modo a ajudar no diagnóstico e combate ao câncer de mama por meio de procedimentos como mamografia e outros exames que auxiliam na detecção e tratamento da doença.

Apresentando alguns itens da linha Rosa está Bruna Marquezine, atriz e embaixadora da marca de lingerie e loungewear italiana, que empresta seu charme e estilo para as peças da família Being Romantic. A renda com estampa micro-floral, em tons de verde e vermelho sobre um fundo rosa-claro, se destaca e exala romantismo, além do conforto que o algodão 100% oferece.

Outro conjunto, além da beleza e sensualidade características da Intimissimi, também traz outro detalhe especial: parte da Green Collection, a calcinha e o sutiã rosa são desenvolvidos com materiais sustentáveis e de baixo impacto ambiental, com seda certificada Bluesign® e renda feita a partir de fio de poliamida reciclado Qnova® by Fulgar, uma fibra de nylon ecossustentável realizada com matérias-primas regeneradas - uma ótima opção que alia moda consciente, qualidade, design de ponta e ainda auxilia no combate ao câncer de mama.

A campanha Outubro Rosa da Intimissimi vai até 31/10 e, além da compra de peças cor-de-rosa, é possível contribuir com uma doação de qualquer valor pelo site https://apoia.se/americasamigas, canal desenvolvido pela Intimissimi e sua parceira Biossance para seguir apoiando a ONG Américas Amigas ao longo deste mês.

Última modificação em Quarta, 21 Outubro 2020 10:02

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