30 Apr 2024

O inquérito epidemiológico realizado na comunidade escolar pela Prefeitura de São Caetano, em parceria com o Inpes/USCS (Instituto de Pesquisa da Universidade Municipal de São Caetano do Sul), com uma amostra de estudantes e funcionários do Ensino Infantil ao Superior, estimou a quantidade de pessoas infectadas pelo coronavírus. O relatório apontou baixa prevalência tanto entre os estudantes, que variou de 1,9% no Ensino Superior a 6,7% no Infantil, quanto entre funcionários, que ficou em torno de 4,4%.

A amostra composta por 1.624 estudantes e 521 funcionários, representativos de uma população de 27.038 estudantes e 5.038 funcionários, foi aleatoriamente selecionada por nível de ensino: Infantil, Fundamental I, Fundamental II, Médio e Superior.

“São Caetano é uma das primeiras cidades a estudar e apresentar resultados com a comunidade escolar. Hoje sabemos que a prevalência em escolares está muito próxima ao relatado nos inquéritos populacionais realizados no município, nos quais os valores são inferiores a 7%”, explicou a Secretária de Saúde, Regina Maura Zetone. Estudo semelhante divulgado pela Prefeitura de São Paulo, em setembro, apontou que, entre os paulistanos, esse percentual é de 18,4%.

“As ações rápidas e bem aplicadas no combate à pandemia refletem a baixa prevalência encontrada e menor circulação de vírus no município. Porém, as escolas podem estar mais suscetíveis a surtos, o que demanda articulação entre saúde e educação na programação do retorno às aulas”, destacou Regina.

A pesquisa apontou que a falta de sintomas está mais presente nas crianças menores de 10 anos. Apenas 12% das crianças do Ensino Infantil e nenhuma do Fundamental I, com resultado reagente, relataram saber da infecção antes do exame.

Outro dado apontado na pesquisa foi a proporção de estudantes em grupo de risco, que é baixa até o Ensino Médio (menos de 3,1%). Entretanto, verificou-se que entre 10 e 22% deles tem contato frequentemente com pessoas em grupo de risco. “Do total acometido, a proporção de estudantes e funcionários que relataram dois ou mais sintomas, está diretamente ligada à faixa etária, já que saltou de 19% no Ensino Fundamental II, para 20% no Ensino Médio, 33% no Ensino Superior e 50% dos funcionários”, destacou a secretária. Entre os sintomas mais comuns relatados destacam-se febre, dor de cabeça e nariz entupido. 

Na EME Prof. Alcina Dantas Feijão, a aluna do 2º ano do Ensino Médio, Caiane Bianca Bruno Silva, realizou o teste e não foi surpreendida com o resultado negativo. “Estamos tendo muito cuidado em casa. Tiramos os sapatos para entrar e desinfetamos tudo. Fiquei feliz em participar do inquérito, a ação mostra preocupação da administração pública e nos dá mais  segurança”. 

Da mesma forma, a professora de Artes dos 7º e 8º anos, Natália Domingues Miranda dos Santos, destacou a importância do inquérito na comunidade escolar. “Estou trabalhando em casa e respeitando o isolamento. Avaliar alunos, funcionários e professores é fundamental para que possamos retornar às atividades com mais segurança”. 

INFANTIL E FUNDAMENTAL I NÃO VOLTAM EM 2020

Em live realizada na noite de terça (13), o secretário de Educação, Fabricio Faria, anunciou que a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I não retomam as aulas presenciais em 2020. As aulas para esses dois grupos seguem remotas até o dia 23 de dezembro.  A decisão foi tomada com base nas orientações da Saúde, no inquérito epidemiológico realizado na comunidade escolar e em nova pesquisa de opinião realizada com os pais ou responsáveis dos alunos matriculados na rede municipal. 

Segundo o secretário de Educação, o resultado dessa nova pesquisa foi bastante semelhante ao obtido em pesquisa anterior, realizada em julho, segundo a qual cerca de 78% dos pais não queriam a retomada das aulas presenciais.  Nessa nova pesquisa, 77% responderam que não enviariam seu filho para a escola em 2020, caso as aulas presenciais retornassem ainda este ano.  Participaram 12.895 pais ou responsáveis, que representam cerca de 60% do número total de matriculados.

Quanto às aulas do Fundamental II e do Ensino Médio a decisão deverá ser divulgada ao longo do mês de outubro ou em novembro. “E o Cartão Merenda Escolar será prorrogado. O pagamento do mês de outubro deverá ser feito na última semana do mês”, informou o secretário.

Desde o início da pandemia, a BR7 Mobilidade está atuando fortemente em campanhas para a prevenção ao Covid-19. Por isso, recentemente, a empresa implementou mais um item no protocolo de segurança entre as normas que já são adotadas na operação diária do transporte público de São Bernardo.

Por meio de uma parceria com a empresa Energis 8 Soluções em Higiene Profissional, a BR7 Mobilidade intensificou a higienização noturna dos ônibus com uma nova tecnologia de limpeza. O moderno sistema de nebulização é feito com um desinfetante de nível hospitalar da companhia Nippon Chemical, uma indústria brasileira com mais de 30 anos no mercado de higiene profissional.

“Nossa prioridade é que os passageiros se sintam seguros e, para isso, precisamos garantir que o transporte público não seja um fator de risco. Desde o início da pandemia, empregamos diversas ações e cuidados por meio de um protocolo de segurança, que segue todas as recomendações dos principais órgãos de saúde internacionais”, afirma Milena Braga Romano, diretora executiva da BR7 Mobilidade.

O Nippo-Bac Plus é um desinfetante que possui três princípios ativos que, associados, impedem que as superfícies sejam contaminadas pelo coronavírus, além de outras bactérias e fungos. O material age de forma imediata e garante a proteção por até 72 horas após aplicado.

“Caso alguém esteja contaminado pelo coronavírus ou por qualquer outro tipo de doença e entre em contato com as superfícies nas quais o produto foi aplicado, esta pessoa não irá transmitir qualquer tipo de vírus, bactérias ou fungos para o local”, afirma Felipe Oliveiros, diretor técnico da Energis 8 Soluções em Higiene Profissional.

Outras medidas do protocolo de segurança

Além do novo método de limpeza, desde o início da pandemia, a operadora desenvolveu diversas normas do protocolo de segurança para garantir que os passageiros utilizem os serviços com o maior cuidado possível e tranquilidade.

Entre as ações implementadas está a demarcação do distanciamento de 1,5 metro com adesivos no chão dos terminais para que os clientes mantenham a distância recomendada enquanto aguardam o embarque.

A abertura de todas as janelas antes do início das viagens é outro item muito importante do protocolo, uma vez que proporciona maior circulação de ar dentro dos veículos. “Quando o ônibus está em movimento, a renovação do ar supera em mais de 60% os índices mínimos estabelecidos por normas, tornando-se menos arriscado que outros ambientes”, afirma Milena Braga Romano.

Para proporcionar maior segurança, a operadora entregou máscaras aos motoristas e realiza a aferição da temperatura dos colaboradores diariamente, além de disponibilizar totens de álcool gel nos terminais para os clientes.

 Uso do Cartão Legal para prevenir contaminação

Para promover ainda mais cuidado e prevenir a contaminação, a BR7 Mobilidade passou a estimular o pagamento da passagem com Cartão Legal, orientando os seus clientes a darem preferência a esta forma de pagamento, visto que a circulação do dinheiro pode contribuir para a proliferação do novo coronavírus. 

“É muito importante que todos colaborem para garantir a saúde e a segurança no transporte coletivo. Com a continuidade de todas estas ações, os clientes podem ficam tranquilos ao se locomoverem pela cidade”, afirma a diretora executiva.

O distanciamento social imposto pelo atual cenário levou a sociedade a mudar suas prioridades e hábitos de consumo. Para entender os principais movimentos no comportamento do consumidor, a Experian fez uma pesquisa com três mil pessoas em dez países do mundo e identificou que o Brasil lidera o maior crescimento de compras online de produtos domésticos (exceto alimentação), cujo resultado saltou de 11%, em março, para 31% em julho deste ano. Considerando especificamente as compras de produtos alimentícios pela internet (desde in natura até refeições prontas), o Brasil também é destaque, subindo de 60% para 71%, analisando o mesmo período de comparação. Veja todos os detalhes nas tabelas e gráficos abaixo:

A expectativa dos brasileiros é que as compras online aumentem 53% em até seis meses. “O cuidado com a saúde trouxe à população uma mudança de hábito que privilegia as compras e interações no ambiente virtual e essa tendência deve continuar após o isolamento social. Com isso, é fundamental que as empresas se adaptem a esta nova realidade para estarem cada vez mais preparadas e seguras no atendimento desse consumidor mais digital”, diz a diretora de Decision Analytics e Marketing Services da Serasa Experian, Beatriz Raulino.

Ainda de acordo com a pesquisa, no Brasil, 71% dos entrevistados afirmaram que têm uma expectativa alta na entrega de uma experiência digital online. “A mudança de comportamento trouxe maior conscientização para consumidores e empresários sobre o ambiente virtual. As pessoas estão mais atentas aos cuidados que devem ter ao realizarem compras ou transações nesse ambiente. As empresas perceberam que precisam de processos seguros e um atendimento eficiente para garantirem o retorno do cliente”, ressalta Beatriz.

O levantamento também revelou que os consumidores brasileiros estão satisfeitos com o atendimento online que vêm recebendo. Entre os entrevistados, 44% afirmaram que fariam mais negócios com as empresas durante o isolamento social e 33% manteriam o nível de negócios feitos durante o período. Entre as opções de serviços de pagamento oferecidos aos clientes, houve um aumento de 16% no uso de carteiras móveis, soluções eletrônicas que armazenam dados bancários e de identidade para facilitar operações financeiras, e aplicativos de varejo.

Os consumidores também afirmaram mais confiança nos fornecedores de serviços de streaming (60%), seguido de fornecedores de tecnologia (56%) e sistemas de pagamento (55%).

24% dos brasileiros reduziram gastos desnecessários

A pesquisa da Experian também indica uma mudança na relação dos consumidores com o dinheiro. Entre os respondentes brasileiros, 24% afirmaram que estão reduzindo gastos desnecessários e 21% estão economizando mais em fundos de emergência. “Os momentos difíceis também podem ser boas oportunidades para reavaliar os hábitos de consumo. A educação financeira é muito importante para ajudar o consumidor a lidar com os seus recursos, principalmente em momentos adversos”, avalia a executiva da Serasa Experian.

A Prefeitura de São Caetano iniciou, na terça (13), os atendimentos no Ambulatório Municipal de Acompanhamento e Reabilitação Pós-Covid, unidade que acompanhará casos de moradores que ficaram com sequelas após impactos sofridos pelo organismo em decorrência da Covid-19. Será a primeira unidade a fazer esse tipo de atendimento na região.

Tem sido tema de estudo por todo mundo o tempo necessário para a reabilitação completa dos pacientes acometidos pela Covid-19. “São características e sequelas diferentes que incluem dificuldade para respirar, perda de olfato e paladar, fadiga, tosse crônica, perda excessiva de peso e dificuldade de se locomover, dentre outros. Até problemas neurológicos têm sido observados”, explicou a secretária de saúde, Regina Maura Zetone.

O município, que possui cadastro de todos os pacientes que foram internados ou diagnosticados com Covid-19, iniciou uma busca ativa dessas pessoas e acredita que até o final do ano devem passar pelo local cerca de mil pacientes, que serão acompanhados pela equipe multiprofissional composta por nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, entre outros, durante o processo de reabilitação.

Oliria Araújo, de 88 anos, foi uma das primeiras pacientes a ser atendida. “Gostei muito do atendimento e do cuidado que a equipe teve, não apenas durante o tratamento, mas agora, ao se importar com os pacientes que ainda têm sintomas. A cidade está muito presente no combate a essa pandemia”, destacou a munícipe.

Para ser atendido no ambulatório, o paciente passará por triagem, e quem tiver sequelas causadas pelo coronavírus será encaminhado ao devido especialista. “Uma parcela significativa dos pacientes que deixam os hospitais precisa ter continuidade no tratamento. Muitos têm enfraquecimento muscular devido à falta de mobilidade e alimentação controlada; quanto mais tempo de internação, maior a perda de massa muscular e peso”, explicou a secretária.

O casal Davi e Susana Santos, de 50 e 51 anos respectivamente, foi internado no mesmo dia, no final de abril, e ambos continuam com sintomas. “Eu sinto um chiado no peito e deixei o Complexo Hospitalar com síndrome do pânico, mas já estou bem melhor”, explicou Davi. Suzana, que ficou internada no Hospital de Campanha, fará alguns exames para avaliação da função pulmonar, entre outros, pois, continua com muita falta de ar. “Eu já tinha um quadro de asma, mas após a Covid piorou muito minha resistência. Hoje, só de subir escadas o ar falta”, explicou.

São Caetano tem tido taxa de recuperação de pacientes em torno de 93%: são mais de 3.270 pessoas recuperadas e, dessas, uma parcela precisa continuar recebendo acompanhamento médico. O espaço fica na rua Oriente, altura do número 501, no bairro Barcelona e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Última modificação em Quarta, 14 Outubro 2020 10:01

O prefeito de Diadema, Lauro Michels esteve, na terça (13),em reunião com o diretor Metropolitano da Sabesp, Ricardo Borsari, para assinatura do ofício de cessão da área do Departamento de Limpeza Urbana para instalação da Usina de Recuperação de Energia de Resíduos Sólidos Urbanos.

A assinatura consolida o primeiro passo para que a Sabesp possa dar entrada ao processo de licenciamento.

Em celebração ao Dia do Professor, 15 de outubro, o SESI-SP recebe em seu canal no Youtube o historiador, professor e escritor, Leandro Karnal, para uma homenagem e conversa com os educadores sobre os desafios da educação em tempos de pandemia. Aberto a todos os públicos, o bate-papo acontece a partir das 17 horas e faz parte da programação da Semana SESI Pausar & Recarregar, série de eventos dedicada aos professores, pelo seu dia, e um agradecimento ao empenho desses profissionais nesse ano tão desafiador.

Também entre as atrações, uma palestra em parceria com a Federação dos Professores do Estado de São Paulo (FEPESP). O professor Celso Napolitano, presidente da instituição, participa do bate-papo "Gerenciamento de Emoções e Inteligência Emocional", discussão importante nesse momento tão particular e inesperado, a pandemia do Coronavírus, que colocou a todos em isolamento social. A psicóloga educacional da rede escolar SESI-SP, Daniela Berbel, e a especialista em esporte do SESI-SP, Jaqueline Leite, também participam do encontro online marcado para quarta (14), às 19h.

A Bachiana Filarmônica SESI-SP, sob regência do Maestro João Carlos Martins, que abriu o evento, em 12 de outubro, com uma live especial pelo Dia das Crianças ( assista aqui), também fecha a semana de eventos na sexta (16), às 20h30, executando canções em homenagem aos professores. Neste último concerto, os solistas Anna Beatriz, Jean William e Maria Clara Mascellani farão participação especial durante as canções Ao Mestre com Carinho (Arnaldo Saccomani), Tocando em Frente (Almir Sater / Renato Teixeira) e Trem Bala (Ana Vilela), respectivamente, entre outras composições.

Durante a Semana SESI Pausar & Recarregar, com o objetivo de celebrar o empenho de professores - e também dos estudantes e seus familiares - para dar conta desse ano tão desafiador, as aulas da rede escolar SESI-SP estão suspensas.


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