05 May 2024

Recentemente, em setembro o novo carro esportivo elétrico da Porsche celebrou sua estreia simultânea em três continentes. A empresa, agora, já está apresentando a terceira versão do sedã esportivo, com a chegada do Taycan 4S. O novo modelo está disponível com dois tamanhos de baterias e entrega até 390 kW (530 cv) com a bateria Performance ou, com a bateria Performance Plus, até 420 kW (571 cv). Assim, após o Taycan Turbo S e o Taycan Turbo, o Taycan 4S passa a ser o novo modelo de entrada na série. A bateria Performance com um só nível e capacidade total de 79,2 kWh é equipamento de série. A bateria Performance Plus com dois níveis, já conhecida do Taycan Turbo S e do Taycan Turbo, é oferecida como opcional. A capacidade dela é de 93,4 kWh.

A potência de saída e a autonomia variam de forma correspondente: com a bateria Performance, o Taycan 4S gera até 390 kW (530 cv) de potência de saída ultra impulsionada. Equipado com a bateria Performance Plus, ele entrega até 420 kW (571 cv). Nas duas versões, o Taycan 4S acelera da imobilidade até 100 km/h em 4 segundos. A velocidade máxima também é de 250 km/h, em ambos os casos. A autonomia é de até 407 quilômetros com a bateria Performance e de até 463 quilômetros com a bateria Performance Plus (nos dois casos, de acordo com o WLTP) - o valor mais alto da atual linha Taycan. A capacidade máxima de carga (pico) é de 225 kW (bateria Performance) ou 270 kW (bateria Performance Plus).

Máquinas inovadoras e desempenho dinâmico

Aceleração de tirar o fôlego, força de tração típica de carros esporte e uma impressionante potência disponível continuamente - o novo modelo 4S também apresenta essas fortes características do Taycan. O motor síncrono permanentemente ativado do eixo traseiro tem um comprimento ativo de 130 milímetros e, assim, é exatamente 80 milímetros mais curto do que o componente de impulsão correspondente presente no Taycan Turbo S e no Taycan Turbo. O inversor com pulso controlado usado no eixo dianteiro no Taycan 4S opera com até 300 amperes e o inversor do eixo traseiro, com até 600 amperes.

Com dois motores síncronos permanentemente ativados nos eixos dianteiro e traseiro - em outras palavras, tração nas quatro rodas – além de uma transmissão de duas velocidades no eixo traseiro, a arquitetura de propulsão compreende os mesmos diferenciais técnicos principais de seus modelos-irmãos. O mesmo ocorre com o gerenciamento inteligente de carga e a exemplar aerodinâmica. Com um Cd de 0,22, a aerodinâmica faz uma importante contribuição ao baixo consumo de energia e, assim, à grande autonomia. O design exterior claro e purista com DNA da Porsche DNA também é exclusivo do Taycan, assim como o design interno único, com uma larga faixa de display no painel.

Design exterior purista, com DNA da Porsche

Com seu design claro e purista, o Taycan indica o começo de uma nova era. Ao mesmo tempo, ele mantém o inconfundível DNA de design da Porsche. Visto de frente, ele parece especialmente largo e baixo, com para-lamas fortemente destacados. A silhueta é dominada pela linha de teto esportiva que desce na direção da traseira. As seções laterais altamente esculturadas também são características. A cabine esguia, a coluna C deslocada para dentro e os ombros proeminentes dos para-lamas resultam numa traseira fortemente realçada, típica da marca. Também há elementos inovadores, como o logotipo da Porsche com efeito vítreo, que foi integrado à barra luminosa na traseira.

Os elementos diferenciados do Taycan 4S em comparação com o Turbo e o Turbo S incluem as rodas Taycan S Aero de 19 polegadas otimizadas aerodinamicamente e as pinças de freios pintadas de vermelho. O avental dianteiro com nova geometria, saias laterais e o difusor traseiro em preto garantem uma diferenciação visual ainda maior. Faróis em LED, incluindo o Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS Plus - sistema de iluminação dinâmica) são equipamento de série.

Design interno único, com larga faixa de display

O cockpit também sinaliza o início de uma nova era, com sua estrutura objetiva e uma arquitetura completamente nova. O conjunto de instrumentos curvo e destacado é o ponto alto do painel. Ele mostra um claro foco no eixo de visão do motorista. Um display central de informação e entretenimento com 10,9 polegadas e um mostrador opcional para o passageiro são combinados para formar uma faixa de vidro integral com aparência de um painel negro.

O Taycan 4S vem de série com um interior parcialmente em couro, assim como bancos dianteiros conforto com ajustes elétricos de oito posições.

Com o Taycan, a Porsche oferece pela primeira vez um interior totalmente sem utilização de couro. Os interiores feitos de materiais reciclados inovadores reforçam o conceito sustentável do carro-esporte elétrico.

Sistemas de chassis com interconexão centralizada

A Porsche utiliza um sistema de controle central interconectado para o chassi do Taycan. O Controle de Chassis Porsche 4D integrado analisa e sincroniza o comportamento de todos os sistemas do chassi em tempo real. O Taycan 4S traz de série a suspensão pneumática adaptativa com tecnologia de três câmaras, que inclui o controle eletrônico dos amortecedores PASM (Porsche Active Suspension Management - gerenciamento ativo da suspensão).

O Taycan 4S tem pinças de freios fixas com seis pistões no eixo dianteiro com discos de freios de ferro fundido ventilados internamente. O diâmetro dos discos de freios é de 360 milímetros no eixo dianteiro e 358 milímetros no eixo de trás. No eixo traseiro, são usadas pinças de freios com quatro pistões. As pinças do sistema de frenagem são pintadas de vermelho.

O Taycan 4S já pode ser encomendado e chegará às concessionárias europeias em janeiro de 2020. Os preços na Alemanha começam em 105.607 euros - incluindo VAT (imposto sobre valor agregado) e equipamento específico para o país. No Brasil o modelo está previsto para chegar em 2020.

O Brasil comemorou, na terça (15), o Dia do Professor. Para celebrar a data, a Fundação Volkswagen e a Nova Escola anunciam a trilha pedagógica "Cidadania em Movimento", voltada à educação para a mobilidade urbana. A discussão nas escolas de temáticas relacionadas à mobilidade está prevista no Código Brasileiro de Trânsito e na Base Nacional Comum Curricular. Porém, muitas vezes, o assunto acaba ficando em segundo plano, sobretudo pela falta de materiais pedagógicos.

Entender o papel dos meios de transporte na conexão entre lugares e como usá-los com responsabilidade, compreender as características das cidades e como a tecnologia acelera as transformações e permite a criação de soluções inovadoras para os problemas urbanos, perceber a importância da sustentabilidade nos transportes: tudo isso é essencial para a formação de cidadãos críticos, protagonistas e socialmente responsáveis.

Com essa trilha formativa, a proposta é disponibilizar aos educadores conteúdos que fortaleçam a importância da construção desses saberes para o desenvolvimento dos alunos e estimulá-los a realizar projetos interdisciplinares que abordem esses temas de maneira significativa. A trilha "Cidadania em Movimento" será composta por três cursos online e gratuitos, complementares entre si e com carga horária de até 10h.

Os cursos são voltados a professores, coordenadores e gestores dos Ensinos Fundamental e Médio e dialogam com as áreas do conhecimento Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. O primeiro deles, "Meios de transporte: desenvolvimento histórico, conexão entre lugares e particularidades de cada um", já está disponível. Nos próximos dias, serão lançados os cursos "Soluções inovadoras para um problema urbano: mobilidade" e "Sustentabilidade no transporte: políticas de gestão e redução de impacto no meio ambiente".

Acesse a plataforma da Nova Escola para realizar a primeira formação. A mobilidade urbana é uma das causas abraçadas pela Fundação Volkswagen, sobretudo por meio da formação de educadores, adolescentes e gestores públicos em projetos voltados à segurança viária, acidentologia, cidades inteligentes, criativas e sustentáveis e planejamento urbano.

Última modificação em Quarta, 16 Outubro 2019 11:02

Sempre envolvida com a cultura da cooperação e preocupada em formar o consumidor do futuro, com educação, consumo consciente e colaboração, há 17 anos, a rede de supermercados Coop - Cooperativa de Consumo desenvolveu o programa Escola Vai à Coop, que visa multiplicar o conceito da doutrina cooperativista - baseada na cooperação -, focando vários assuntos de interesse educacional, como a preservação do meio ambiente, consumo consciente e alimentação saudável com os alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares.

Desde 2002, mais de 410 mil estudantes alunos já foram impactados durante 11 mil visitas já realizadas.

Por mês acontecem uma média de 40 visitas de escolas nas lojas da rede, localizadas nas cidades onde está instalada: ABC, Sorocaba, São José dos Campos, Piracicaba e Tatuí. “Nessas visitas, os estudantes recebem gratuitamente uma cartilha que trabalha os conceitos de cooperação, alimentação saudável e consumo consciente”, explica a coordenadora de responsabilidade social Luciana Benteo.

Os temas abordados são reciclados periodicamente e a nova cartilha de 2020 será lançada na próxima quarta-feira (16 de outubro) - Dia da Alimentação Saudável, às 10h30, na escola pública EMEB Anita Catarina Malfatti, localizada na rua Ari Barroso, 290 - Jardim do Parque - Diadema.

Na ocasião, os alunos do Ensino Fundamental I, de 7 a 10 anos de idade, também serão contemplados com a apresentação do espetáculo Com + Junto, da Cia A Hora da História, em parceria com o Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo).

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, assinou, na terça (15), em solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), portaria que autoriza o repasse de R$ 18 milhões ao Hospital Santo Antônio (HSA) – Associação Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). A unidade de saúde é o coração das obras sociais Irmã Dulce, em Salvador, na Bahia. O novo recurso federal será destinado ao custeio de estudos e pesquisas em saúde, à manutenção e reforma do hospital e à capacitação de recursos humanos. Atualmente, o complexo hospitalar realiza mais de 2 milhões de atendimentos por ano, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), se tornando referência na assistência à população, inclusive de outros estados.

“Hoje é um dia de reverenciarmos o trabalho, em saúde, dessa importante obra filantrópica. O Hospital Santo Antônio está impregnado do carinho, da atenção e do cuidado que a Santa Dulce dos Pobres colocou em sua missão e como principal característica do hospital. Essa unidade iniciou em 1949 e, gradativamente, com apoio da população baiana, foi crescendo e agora é uma das maiores obras de saúde das regiões Nordeste e Norte. São cerca de mil leitos, 100% SUS, mais de 2 mil cirurgias e atende quase 70% dos casos de crianças com microcefalia”, destacou o ministro Mandetta. Ele ressaltou ainda que quando apresentou todos esses pontos para o presidente, "ele fez questão de colocarmos publicamente o apoio e o agradecimento à obra”, disse.

Além do atendimento em saúde, o Hospital Santo Antônio atua no Ensino em Saúde, com a oferta de residência médica e multiprofissional, e ensino em enfermagem. Outra área de atuação é em Pesquisa e Desenvolvimento. O Centro de Pesquisa Clínica (CPEC) contribuiu para a inserção das Obras Sociais Irmã Dulce entre as instituições de referência científica no país. O núcleo tem como missão elaborar, analisar e conduzir a pesquisa clínica, investindo na capacitação de profissionais, entre outros aspectos. O hospital também conta com o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) que tem, entre outras finalidades, avaliar protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos, com prioridade nos temas de relevância pública, e acompanhar o desenvolvimento dos projetos.

O Hospital Santo Antônio (HSA) atende e é financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e por doações. Os recursos federais são repassados pelo Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Estadual de Saúde da Bahia. Em 2018, o Ministério da Saúde repassou ao fundo estadual R$ 95 milhões. Desse valor, R$ 64,9 milhões foram para o custeio de procedimentos de média e alta complexidade do HSA, como internações e procedimentos cirúrgicos, principalmente oncológicos, além da compra de insumos. Os demais R$ 30,2 milhões foram utilizados no custeio da rede de urgência e em contratos para uso de equipamentos para exames. Já em 2019, até setembro, o Governo Federal liberou R$ 45,7 milhões para o atendimento ambulatorial e hospitalar da unidade.

Ao todo, são 954 leitos, que registram uma média de 17 mil internações e 12 mil cirurgias anuais. Além de um Centro de Tratamento Intensivo, o HSA oferece atendimento em 17 especialidades, divididas entre as enfermarias de Clínica Médica, Clínica Médica de Longa Permanência (crônicos) e Clínica Cirúrgica. O HSA é também referência em reabilitação física, intelectual, auditiva e visual, e em desintoxicação e tratamento a usuários de álcool.

Por mês, são realizados 9,3 mil atendimentos para o tratamento do câncer. Esse total representa 63,74% das cirurgias oncológicas, 14,57% dos tratamentos quimioterápicos e 15,5% dos procedimentos radioterápicos de Salvador. A microcefalia, má-formação que afeta milhares de crianças no Nordeste, também ganha atenção especializada no hospital com o atendimento mensal de 100 pacientes.

O centro cirúrgico é considerado unidade de excelência e o primeiro núcleo a conquistar, no ano de 2002, o certificado de qualidade ISO 9001, versão 2000. A certificação é válida para a realização de cirurgias em diversas áreas e serviços de apoio, como Esterilização, Prontuário do Paciente, Posto de Coleta e Transfusão de Sangue, Bio-Imagem e Clínicas Cirúrgicas do Hospital Santo Antônio e Hospital da Criança.

CRIAÇÃO DO HSA - OBRAS SOCIAIS IRMÃ DULCE

O Hospital Santo Antônio (HSA) tem sua raiz datada de 1949, quando Irmã Dulce, agora canonizada como Santa Dulce dos Pobres, improvisou, no galinheiro do convento, um abrigo para 70 doentes resgatados das ruas de Salvador (BA). Em 1960, a religiosa inaugura no local o Albergue Santo Antônio, centro que daria lugar ao complexo hospitalar duas décadas depois, com a inauguração do HSA em 1983. Atualmente, o hospital já desponta como uma das maiores unidades de saúde do Norte e Nordeste do país e uma das mais bem equipadas da Bahia.

A Prefeitura de São Caetano realiza audiência pública para debate sobre Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA/2020), nesta quinta (17), às 19h, no Auditório do Campus Barcelona da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), na rua Maceió, nº 233.

A Lei Orçamentária Anual é a proposta da Administração Pública que contém a previsão das receitas e a fixação das despesas para o exercício financeiro seguinte, no caso 2020. De uma forma mais simples, a LOA é a previsão do que a Prefeitura vai arrecadar e onde vai investir o montante do Orçamento. Por isso, é de extrema importância a participação popular nas audiências públicas para a discussão de propostas da Administração para as ações do ano seguinte.

 “A audiência da LOA é o momento em que o cidadão tem para sugerir onde e como serão utilizados os recursos públicos. Por isso, convidamos o cidadão são-caetanense a participar das decisões da Prefeitura, e isso se torna possível nas audiências públicas promovidas pela Administração”, explicou a secretária de Governo, Marília Marton.

O Colégio Singular promoveu durante dois meses a tradicional Campanha do Dia das Crianças, na qual foram arrecadados cerca de 2,8 mil brinquedos. Toda a arrecadação foi entregue para instituições beneficentes da Região do ABC, inclusive para o Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Santo André, representado pela primeira dama Ana Carolina Serra, que esteve na unidade andreense para fazer a retirada dos itens, sendo recebida por diretores e estudantes.

Última modificação em Quarta, 16 Outubro 2019 10:08

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