06 May 2024

O governador João Doria se reuniu, na terça (26), com centenas de empresários brasileiros para apresentar o projeto de restauração do Novo Museu do Ipiranga. O encontro contou também com a presença de autoridades estaduais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e ligadas ao museu e à Universidade de São Paulo – USP.

“Hoje, lançamos as cotas para captação de patrocínio. Três grandes empresas aceitaram e assinaram. A EDP, a Sabesp, e o Itaú já somam R$ 36 milhões de reais”, destacou o governador João Doria, ressaltando que ao término da reunião duas outras empresas já demostraram interesse.

“Estamos otimistas, temos que obter R$ 160 milhões, esse é o nosso objetivo e confio que vamos alcançar. O Museu e os jardins do Museu estarão totalmente recuperados, para, em setembro de 2022, fazermos uma grande celebração dos 200 anos da Independência do Brasil”, disse o Governador sobre as obras que começam no próximo dia 2 de maio, já com os R$ 36 milhões.

Mais antigo museu público de São Paulo, o Museu do Ipiranga passa por restaurações desde 2013. No entanto, a atual gestão do Governo Estadual, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a USP estão se mobilizando fortemente para captar recursos e acelerar as obras para inaugurar o Novo Museu do Ipiranga em 2022, ano do Bicentenário da Independência do Brasil.

O processo de restauração e modernização do Museu será algo único na história do país. Audacioso, visa recuperar o monumento de 123 anos e uma das maiores referências nacionais em museus. Um projeto grandioso que poderá ser concebido com a participação ativa da sociedade brasileira, que ajuda a construir a história do país, e terá, agora, a chance de restaurar o edifício.

Cerca de 150 grandes empresas estiveram presentes ao encontro e foram convidados pelo Governador a realizar doações para as obras. Além disso, Doria solicitou ao Presidente Jair Bolsonaro ampliação do valor que está autorizado, via Lei Rouanet, para a reforma do museu. O valor atual é de R$ 50 milhões e a intenção é conseguir R$ 160 milhões.

Campanha de captação

Uma grande campanha de captação para levantar recursos para a obra e para a exposição de reabertura iniciou-se nesta terça. Na primeira fase, grandes doadores e parceiros ajudarão o projeto com recursos. Na segunda fase, uma campanha pública dará à população a oportunidade de colaborar com o projeto, a partir da contribuição de pequenas cotas.

A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro, anunciou investimento de R$ 12 milhões para a restauração do Museu do Ipiranga. A empresa, por meio do apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, foi a primeira a fechar um contrato para o projeto, seguida pelo Itaú e Sabesp, que também irão doar R$ 12 milhões cada.

A iniciativa privada e pessoas físicas poderão colaborar como doadores, com aporte direto de recursos com ou sem incentivo fiscal. Ou ainda como apoiadores, podendo oferecer produtos e serviços que atendam ao trabalho do museu ou à estratégia de captação, comunicação para a campanha de marketing, patrocínio de projetos específicos e licenciamento de marca. Mais informações podem ser obtidas pelo site http://museudoipiranga2022.org.br.

Restauração e modernização

O projeto prevê uma nova ocupação do museu, com mais 5 mil metros quadrados de área nova para exposições e atividades culturais e de forma 100% acessível. A modernização prevê ainda um auditório, um café com loja de suvenires e um mirante.

A requalificação do museu pretende triplicar a capacidade anual de visitação, passando dos 300 mil registrados em 2013, para 900 mil com as modernizações e novas atrações.

Museu do Ipiranga

Criado em 1894, o Museu está localizado no edifício que era conhecido como Monumento do Ypiranga, construído para marcar o local da proclamação da Independência. Suas portas foram abertas ao público em 7 de setembro de 1895. O Museu nasceu como museu enciclopédico e foi incorporado, em 1963, à Universidade de São Paulo. Desde 1989, é um museu especializado em história da cultura material da sociedade brasileira.

Hoje, o Museu Paulista da USP conta com um complexo que se organiza em duas sedes: o Museu do Ipiranga e o Museu Republicano, na cidade de Itu. O acervo foi objeto do primeiro tombamento federal ocorrido no estado de São Paulo, realizado em 1938.

Como um museu universitário, é a pesquisa que orienta a curadoria das exposições realizadas para o público. Além disso, o museu oferece cursos de extensão e disciplinas de graduação e de pós-graduação, possui programa de iniciação científica e recebe pesquisadores em pós-doutorado e professores visitantes.

Integra, juntamente com os outros três museus estatutários da USP, o Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia, único curso do Estado de São Paulo que permite a formação de museólogos. Nos últimos 10 anos, a instituição ofereceu cerca de 500 estágios a alunos de graduação em diferentes setores.

O Museu também é referência para a formação e aperfeiçoamento profissional. Suas oficinas, cursos e visitas técnicas mobilizam profissionais das áreas de conservação, documentação, curadoria de exposições de todo Brasil.

Em ambas as sedes, o Museu reúne 103.000 objetos e imagens, 700 metros lineares de documentação textual e 120.000 mil livros e periódicos dos séculos 16 ao 20. Desde a sua abertura ao público, em 1895, 27 milhões de pessoas já visitaram as exposições.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) procura imóvel para locação na cidade de Diadema (SP), que pode estar localizado nos bairros: Centro, Piraporinha, Serraria, Vila Nogueira ou Vila Conceição, com área construída entre 1.200 m² e 1.600 m².

A propriedade deve ter as seguintes características: instalações elétricas compatíveis com a demanda de energia exigida para a unidade, instalações de rede de telefone, instalação de sistema de ar condicionado, instalações hidrossanitárias adequadas e em quantidade suficiente, instalação de rede lógica, sinalização, instalações adequadas às normas de acessibilidade vigentes, para a instalação dos serviços da agência da Previdência Social.

As propostas de imóveis devem ser entregues na Seção de Logística, Licitação e Contratos e Engenharia da Gerência Executiva do INSS em São Bernardo, na Av. Newton Monteiro de Andrade, 140, 2º andar, Vila Duzzi, São Bernardo, SP, CEP 09725-370. O prazo para entrega das propostas termina às 17h do dia 8 de abril de 2019.

Caso o imóvel ofertado não tenha ainda todas as características e instalações exigidas, o proprietário pode manifestar, no momento da entrega da proposta ao INSS, compromisso de complementá-las.

O proponente escolhido deverá, conforme o caso, apresentar os seguintes documentos: CPF/MF, CNPJ/MF, documento de identidade, contrato social, comprovante de residência, comprovante de inexistência de débitos com relação ao imóvel/espaço físico (água/esgoto, luz, taxas de incêndio e condominiais e IPTU). Será exigida, ainda, situação regular perante o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) e Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal (Cadin). Informações adicionais podem ser obtidas pessoalmente no endereço acima mencionado, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e pelo telefone: 3878-9301.

O ParkShopping São Caetano recebe, no domingo (31), a Caminhada “Mulheres em Movimento”, com largada às 9h no estacionamento externo do empreendimento. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de São Caetano, está em sua 6ª edição e tem um percurso de aproximadamente 4km.

A participação é gratuita para pessoas de todas as idades. Os primeiros mil participantes irão ganhar uma camiseta que será distribuída a partir das 8h. Antes da largada para a caminhada, haverá um alongamento e uma aula de zumba para que todos possam se preparar para a atividade. Informações: 4003-4174 e www.parkshoppingsaocaetano.com.br

Mensalmente, a Coop – Cooperativa de Consumo promove o Ciclo de Palestras, um programa que exercita o 5º princípio cooperativista - educação, formação e informação – proporcionando aos cooperados novas experiências e aprendizados. Durante as aulas são abordados temas diversos, como gastronomia, alimentação saudável, artesanato, entre outros.

Em abril, os cooperados poderão optar pelos temas: Oficina de nutrição para a saúde; Faça e venda – camisetas customizadas em pedraria; Faça e venda: pote multiuso para o Dia das Mães; Harald apresenta: receitas de sobremesa para Páscoa e Dia das Mães; Almoço para o Dia das Mães: arroz na laranja, filé de frango com geleia de laranja, creme de milho e macrons (cocada síria); Faça e venda: bolo mousse de chocolate tradicional no pote e brownie de nozes para presente; Procrastinação: a arte de deixar para depois; Dia Mundial do hambúrguer: aprenda a fazer hambúrguer gourmet; Faça e venda: porta-retrato para o Dia das Mãe; Faça e venda: bolsa sustentável para o Dia das Mães; Faça e venda: vaso de flores decorativo para o Dia das Mães; Saboreie sua Páscoa sem culpa; Menu especial para o Dia das Mães; Páscoa: Faça e venda; Surpreenda a mamãe e Páscoa: receitas inovadoras. A programação completa está disponível em www.portalcoop.com.br.

Com vagas limitadas, as inscrições iniciam-se, neste domingo (24), e deverão ser realizadas gratuitamente pela Central de Relacionamentos - 0800-772-2667. As aulas acontecerão nas lojas de Santo André (Queirós, Industrial, Perimetral, Pereira Barreto e Capuava), São Bernardo (Joaquim Nabuco, Café Filho, Vianas e Humberto de Alencar), Diadema, Ribeirão Pires e Mauá.

No decorrer de 2018, mais de 6,4 mil cooperados participaram de 340 palestras e cursos ministrados nas unidades da Coop. Segundo Luciana Benteo, analista de responsabilidade social, o propósito do Ciclo de Palestras é levar conhecimento aos participantes. “Nossa missão não é de formação profissional, mas despertar interesse para que o cooperado procure novas habilidades que poderão servir de fonte de renda para reforço do orçamento doméstico”.

Última modificação em Quarta, 27 Março 2019 10:56

A Prefeitura de Ribeirão Pires, nesta quarta (27), entregará a nova Central de Videomonitoramento da cidade, que estará instalada na sede da Secretaria de Segurança Urbana - Portal Turístico (Av. Kaethe Richers). No novo espaço, estruturado para fortalecer as ações de segurança no município, além do monitoramento feito pela GCM, a atividade contará com a participação de profissionais das polícias Civil, Militar e do Trânsito municipal.

Durante o segundo e último dia do 1°Congresso Latino-Americano da Indústria Automotiva, realizado, entre segunda (25) e terça (26), no Cenforpe, em São Bernardo, o tom otimista e a projeção de expansão do mercado foram a tônica nos discursos das principais montadoras que participaram do evento.

Executivos da Volkswagen, Toyota e General Motors fizeram apresentações sobre o momento da indústria automobilística e relataram dados econômicos que apontam para números melhores tanto na venda de veículos para o mercado brasileiro quanto para exportações.

A abertura do dia de atividades foi feita pelo presidente da Volkswagen América do Sul, Pablo Di Si, que trouxe projeções a respeito da comercialização de automóveis. Na visão dele, a América Latina tem a possibilidade de expandir as vendas em 4,7% neste ano e em 5,1% em 2020.

Para o mercado brasileiro, Di Si destacou que a venda de veículos pode subir para R$ 2,8 milhões de unidades em 2019 e para R$ 3 milhões no ano que vem. "Estamos vivendo momento positivo, com baixa inadimplência e retomada da confiança do nível de confiança do consumidor", destacou o executivo da Volks, que lidera investimentos de R$ 2,6 bilhões na planta de São Bernardo.

Por sua vez, o vice-presidente da Toyota do Brasil, Celso Simomura, relatou que a marca espera expansão nas vendas na região da América Latina e Caribe para 445 mil unidades.

São Bernardo colabora para esse crescimento em duas frentes. A planta estabelecida no município fabrica peças que são fornecidas para outras fábricas no Brasil e exportadas para Argentina e Estados Unidos. A cidade sedia ainda um centro de design de novos modelos.

Entre as estratégias da montadora estão a regionalização da produção de veículos, lançamento de novos produtos e a adoção de novas tecnologias.

Já o presidente da General Motors América do Sul, Carlos Zarlenga, confirmou novos investimentos de R$ 10 bilhões no Brasil. Por outro lado, o executivo alertou para problemas existentes no mercado brasileiro. "Estamos reafirmando uma soma decisiva para o futuro da empresa no Brasil e na América do Sul. Mas temos um quadro delicado, com exportações quase inexistentes e baixo retorno. Precisamos discutir as questões logísticas e de carga tributária. O momento é propício para isso", ponderou.

PAUTA TEMÁTICA – O encerramento do Congresso foi marcado também por discussões técnicas promovidas por grandes players do mercado de autopeças e implementos.

Em uma sala do Cenforpe, profissionais de empresas como Wheaton, Usiminas, FPT e Schaeffer apresentaram soluções e debateram alternativas sobre temas como uso do aço na fabricação de automóveis, fontes alternativas de energia e soluções para motores. O 1°Congresso Latino-Americano da Indústria Automotiva foi realizado pela Prefeitura de São Bernardo em parceria com a Editora AutoData, principal publicação de análise econômica e de assuntos relacionados ao setor automotivo.


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